TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ARMADILHAS DAS HABITAÇÕES SOCIAIS

Por:   •  8/8/2015  •  Artigo  •  2.473 Palavras (10 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 10

ARMADILHAS DAS HABITAÇÕES SOCIAIS

RESUMO

 

Os variados conjuntos de habitações social espalhados pelo país todo, mesmo os ainda em andamento, vem sendo reconhecidos com promessa-chave da estratégia governamental para combater o deficit habitacional, impedindo assim a reprodução de favelas e periferia no país e enfrentando os efeitos da crise global através do “up grade” que impulsiona no crescimento da economia brasileira, desenvolvendo os setores imobiliários e a construção civil.

Instigar a produção de moradias portanto parece duplamente atraente, estimula-se a indústria, gerando empregos e enfrenta-se a absoluta precariedade das moradias da maior parte da população, disponibilizando a população o direito de habitar. Seria essa a saída, descontroladas construções de conjuntos habitacionais sem planejamento adequado?

De forma susinta apresenta-se as reais açoes que desencadearam as principais grandes consequencias referente a habição social, que sofrera hoje o país. Demonstrando o inicio do acidente “habitação” que deveria e tem como principal objetivo beneficiar aos que ali morarem e infelizmente de uma maneira incabivel oferece completamente o oposto aos afins.

A  casa para a população brasileira considera-se o bem que mais se leva tempo e esforço para a aquisição, sendo assim exigi-se uma total satistação a concebe-la. A questão anterior tem como réplica os numerosos casos que se baseiam em custos, que em consequência deixam a desejar os apectos de qualidade, durabilidade, flexibilidade e conforto, o que deveriam ser obrigatórios sempre.

Os métodos utilizados na pesquisa afim foram bases de dados técnicos e e leituras sobre o assunto, que de certa forma concebe-se também no cotidiano em viventes criticas visiveis a situação exixtente, no caso o descaso ao acesso e planejamento das habitações.


Palavras chave: Conjuntos habitacionais, produção, consequências.

1. Introdução


Desde muito tempo a sociedade sofre com a intragavel situação domiciliar. O sonho da casa própria é cultural no país, a pessoa já nasce vivenciando a idealização de sua família na busca pelo seu próprio lar. No geral a problemática habitacional enfatizou-se com a desorganização das tradicionais formas de economia agrária e com o processo da industrialização, que, com a criação de empregos, atraiu milhares de pessoas às cidades, em busca de uma maneira mais viável de sobrevivência.
Em consequência nas cidades, a grande demanda por moradias não foi acompanhada, inicialmente, por sua oferta, marcando um intensivo ciclo de aborrecimento de urbanização entre cidade e população que se proliferaram, desta forma, as favelas e os subúrbios, que não dispunham, na maioria das vezes, de condições básicas e infra-estrutura necessárias para uma vida saudável. No intuito de amenizar e até mesmo encerrar  com os alarmentes  impaces domiciliares sofrido no país, o governo cria a Política de Habição Social, que trata-se basecamente da fundação da casa popular, porem a ineficencia nas regras estabelecidas na politica e na implantação, comprometeu completamente sua eficácia. Conjuntos habitacionais implantados tem sido executados em total descaso com o cotidiano e perfil da população e disponibilizado em um sistema duvidoso, onde as menos favorecidas, a classe
 baixa deveriam ser as cruciais nesse mecanismo.

1. Início da Política Nacional de Habitação

        

O transtorno do acesso à moradia no Brasil não é recente, durante prolongados anos até hoje, as políticas habitacionais não deram conta da complexidade que é o compromisso da produção habitacional no espaço urbano e do fornecimento de moradias para as classes de baixa renda. O aumento do processo de urbanização no Brasil a partir da década de 1930, associado à ineficiência e em muitos casos também, a ausência de uma política habitacional, agravou intensamente déficit um de moradia. Fenômeno esse que atinge sobre tudo as classes de baixa renda da sociedade e ironicamente as menos beneficiadas, em geral, pelas políticas de habitação implementadas no Brasil.

Historicamente, o problema da moradia popular urbana assemelha-se com o crescimento das cidades brasileiras, que surge criticamente no início do século XX devido a dois pricipais fatores, o primeiro, o aumento da demanda por moradias nos centros urbanos em função da migração campo-cidade, e o  segundo, se dá  pelas formas de moradia coletivas com alta densidade populacional, denominadas cortiços, pensões e estalagens, notavelmente de péssimas condições de habitabilidade e salubridade que as cidades abrigavam.

Entre o periodo de 1870 a 1890 o país exibia a crise do modelo econômico mercantil-escravista e sua intensa busca de promover a industrialização, provida em função das migraçãoes campo-cidade que supriam as industrias emergentes na época, e que por cosequencia acarretaram o crescimento dos centros urbanos e a carente oferta de habitações.

Num primeiro momento as ações no sentido de tentar solucionar o problema habitacional partiam dos próprios empresários que, antecipando-se ao poder público, forneciam alojamentos e dormitórios aos seus trabalhadores e, posteriormente, promoveram a construção de vilas operárias. O poder público só iniciou suas ações em 1892 que previsivelmente levando-se em consideração os critérios utilizados na coleta e tratamento dos dados e o problema da distribuição de espaços urbanos ociosos conclui-se por consenso que o problema da habitação social continua centralmente entre as classes de baixa renda e ele rodeia não só a falta de moradia mas também as inadequações habitacionais de caracteristica diversa como a precariedade das estruturas, a falta de acesso (ou o acesso inapropriado), carencia de serviços de saneamento, a irregularidade fundiária decorrente da ocupação de terras alheias, públicas ou de preservação, entre outros.

A atuação do setor público no sentido de eliminar vários tipos de habitações vetou as vila operarias que ate o momento proviam do setor instustrial. A ação de elimina-la ocorreu partiu da constatação de que as vilas poderiam ser “higenicamente perigosas”. Então estas deveriam ser destruídas e seus habitantes deslocados para os arredores das cidades, em que o governo produziria novas casas atendidas por serviço de transporte.

Portanto a politica habitacional no final do século XIX e início do XX considerava-se salubre, e seus  impactos gerados sobre o impace da moradia sociais eram apenas assíduos: delimitava-se à eliminação de “ameaças” para a saúde pública e em forma de vilas operárias à transição de grande parte da responsabilidade de produção de moradias ao setor privado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com