TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIMENSÕES DA METODOLOGIA BIN

Por:   •  10/4/2019  •  Artigo  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 7

AS DIMENSÕES DA METODOLOGIA BIN

SOUZA, Áquila[1]; BATISTA, Luana[2]

RESUMO

Uma abordagem totalmente intuitiva, e possivelmente até sugestiva, para desenvolver tópicos específicos na digitalização do setor da construção é falar das dimensões. O BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção) já é considerado uma realidade. Quem está envolvido nesse segmento construção é cada vez mais direcionado e associado a todos os tipos de digitalização e informatização desse setor. As sete dimensões do BIM é uma maneira intuitiva de esquematizar a heterogeneidade das informações num projeto “ BIM based”.

Para apenas os propósitos das descrições geométricas são suficientes as 3 dimensões, já bem conhecidas e utilizadas, de outro modo, para introduzir outras informações mais detalhadas podemos elaborar novas modalidades descritivas e falar de outras dimensões, tais como tempos, custos, etc.

Palavras-chave: Projeto 3D; BIM; 7Ds;

ABSTRACT

A totally intuitive, and possibly even suggestive, approach to developing specific topics in the digitization of the construction industry is talking about dimensions. BIM (Building Information Modeling) is already considered a reality. Who is involved in this construction segment is increasingly directed and associated with all types of digitization and computerization of this sector. The seven dimensions of BIM is an intuitive way of scheming the heterogeneity of information in a "BIM based" project.

For the purposes of the geometric descriptions only the three dimensions, well known and used, are sufficient, otherwise, to introduce other more detailed information we can elaborate new descriptive modalities and speak of other dimensions, such as times, costs, etc.

Key-words: 3D Design; BIM; 7Ds.

1.INTRODUÇÃO

   No ramo da construção civil no Brasil, mesmo que hajam  muitos programas e sistemas diferentes para gerar modelos de projetos em 3D, há também  uma certa carência de tecnologias que auxiliem na gestão das obras, tornando o objeto final muito suscetível a erros por falta de comunicação. Estes problemas, tão comuns e hoje vistos como algo comum poderiam  ser evitados e solucionados antecipadamente com  um simples modelo virtual mais claro, que mostre orçamentos, materiais, dimensões,etc.

   O BIM (Building Information Modeling) é esta tecnologia tão eficiente. Diferente do sistema CAD (Computer-aided design) que faz apenas a leitura de linhas para representações gráficas, ele gera informações que acompanham o processo de gestão do início ao fim de uma obra. Além de ser uma tecnologia que também gera modelos em terceira dimensão, também trabalha com várias outras dimensões, sendo elas:

  • 3D - Representação tridimensional
  • 4D - Análise da duração
  • 5D - Análise de custos
  • 6D - Avaliação de Sustentabilidade
  • 7D - Gestão e Manutenção de instalações

   Outras dimensões também possuem a possibilidade de serem consideradas, como por exemplo a Segurança do Trabalho, já que um projeto em BIM  pode proporcionar informações para identificar problemas relacionados a segurança antecipadamente.

   Sendo assim, para fins apenas de descrições geométricas são suficientes apenas 3 dimensões, que já são tão conhecidas e utilizadas em diversos programas. Entretanto, para adicionar informações como outras dimensões, tempos, custos, e gestão da obra em geral é necessário a utilização das 7 dimensões da tecnologia BIM. Segue abaixo uma imagem ilustrativa dos aspectos técnicos relativos ao desenvolvimento e dimensões, de forma pouco especifica de acordo com o projeto desenvolvido no “BIM based”.

[pic 1]

   2.AS SETE DIMENSÕES DA TECNOLOGIA BIM    

   2.1   3D - REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL DO ARTEFACTO:

   O uso de ferramentas de ponta para realizar o modelo digital de uma construção permite tratar de forma cada vez mais detalhada o aspecto gráfico de um projeto. Isso garante uma reprodução realística do aspecto estético da construção, para além de uma ótima aderência geométrica dos elementos modelados.

Os problemas que podem ser resolvidos durante a fase de desempenho já não se limitam aqueles relacionados a realização do modelo como tal, considerado isolado das outras disciplinas técnicas envolvidas. Tais problemas, na verdade, também englobam a interação de vários atores/disciplinas, elemento característico dessa metodologia. Para suporte e auxilio nasce a necessidade de uma questão de gestão de atividade conhecida como “model checking” que do ponto de vista operacional de concretiza em duas operações diferentes sendo elas:

  • Code Checking, ou seja, a verificação da aderência do modelo a requisitos de projetos e de normas;
  • Clash Detection, ou seja, a análise preventiva dos conflitos geométricos existentes ou não no modelo.

  1.  4D - ANALISE DA DURAÇÃO

   A consciência da necessidade de gerir o tempo, um aspecto ligado ao “management” mais do que ao projeto de construção, não é nada novo. Conhecemos bem os métodos tradicionais relacionados aos projetos de construção para a gestão da duração do canteiro de obras ou, mais em geral, de um contrato. Correlativamente, conhecemos bem as limitações e os pontos críticos desses métodos como perda de informações na transferência dos dados entre desenhador e empresa, falta de comunicação entre direção de trabalhos e fornecedores, colocação precisa dos materiais no canteiro de obras, estado de execução da obra etc. Essas são apenas algumas das razões que causam atrasos e ineficiências, com a consequente necessidade de rever o que foi planejado até um determinado momento.

   A necessidade de reduzir, gerir e voltar a organizar os tempos de trabalho de forma dinâmica e aberta a avaliações analíticas, pode encontrar uma resposta no uso de ferramentas e metodologias novas. A elaboração de WBS – Work Breakdown Structure permite subdividir de forma analítica um projeto em elementos elementares, especialmente concebidos para que possam ser ligados ao modelado. Isso permite extrapolar, organizar e visualizar facilmente o andamento do trabalho e, portanto, pode representar uma forma de inovar a gestão da dimensão 4D.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (410.5 Kb)   docx (913 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com