TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MELHORES PRÁTICAS NA GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO EM EMPRESAS DE INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO

Por:   •  28/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

UCB- Universidade católica de Brasília

Curso de graduação em, Arquitetura e Urbanismo

Aluno(a): Weslliany Chaves Braga-uc14200943

LEP-LEGISLAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Brasília-DF

2017

AS MELHORES PRÁTICAS NA GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO

EM EMPRESAS DE INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO

        De acordo com o autor, nos apresenta o potencial de três empresas, (Cyrela, Lider e Inpar) relacionando as no processo de gestão de projeto. Nesta interface releva quatro pontos primordiais, que devem ser seguidos e como cada empresa se posiciona perante essas interfaces:

  • A primeira é pesquisa de mercado;
  • Segunda é Analise de viabilidade para aquisição de terreno para incorporação;
  • Terceira é Desenvolvimento do projeto legal e lançamento do empreendimento;
  •  Quarta é Projetos executivos e projetos para a produção.

        A pesquisa de mercado, segundo o autor, é um “pré-requisito” para definição precisa do produto imobiliário, especialmente como forma de direcionar a compra de terrenos. Esse processo de desenvolvimento consiste em, um banco de informações, que relaciona todos os investimentos da impressa, e são subdivido em duas etapas:

  • Etapa 1, é direcionada para a empresa, os terrenos com produtos pré escolhido pela a mesma, sendo eles, nichos ou tradicionais;
  • Etapa 2, é relacionado o produto em cima do terreno, havendo somente uma pesquisa de adequação. A Cyrela se destaca nessa etapa.

        Analise de viabilidade para aquisição de terreno para incorporação, é uma etapa bastante importante, pois é em prol dela que devemos verificar alguns aspectos, sendo eles:

  • Verificação dos aspectos legais do terreno;
  • Verificação das restrições legais para edificação e condições físicas do terreno.

Após essas verificações é introduzido o processo de conceituação do produto, que engloba um conjunto de especificações relacionada ao estudo preliminar do projeto, em tipologias de apartamento, implantação do projeto e subsolo. Algumas construtoras obtém um formulário relacionando essas áreas de forma mais detalhadas, assim viabiliza o empreendimento. A construtora Lider é a que mais se destaca nessa etapa.

        Desenvolvimento do projeto legal e lançamento de empreendimento, é iniciado logo após a aquisição do terreno. Esta etapa é de curto tempo e com muito empenho na áreas, dos escritórios de projetos, juntamente com alguns setores da empresa, nesse enredo, começa a executar os setores de vendas do empreendimento em questão, com a definição de promíscua do projeto em função de sanar qualquer insatisfação do cliente. As empresas Líder e Cyrela se destacam.

        Projetos executivos e projetos para a produção, essa etapa é considera personalizada por cada empresa, pois é, definida de acordo com as tomadas de decisões das etapas anteriores.

O autor esclarece que, “inicia com uma subetapa de “preparação”, onde são coletadas e repassadas, aos escritórios de projeto contratados, as informações necessárias para o início dos projetos executivos e projetos para produção (é comum a adoção de briefings preenchidos para esse fim).” E complementa “vários projetos são desenvolvidos num grau crescente de detalhamento, em duas subetapas sequenciais (isto é, tratadas numa sequência de pavimentos): projetos pré executivos e projetos executivos finais e detalhamentos (incluindo a finalização dos projetos para produção)”. Deixando explicito que cada construtora determina a sua forma de executar essa etapa, relacionando que algumas começam pelo pavimento tipo e outras pelo subsolo e números de vagas de garagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com