TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TÉCNICAS RETROSPECTIVAS

Por:   •  26/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 7

SEDE DE SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS- SEBRAE /DF

Marcos Vinicios¹ Yan Gonçalves²

Ao analisar o projeto da Sede Sebrae- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- DF, percebe-se que o mesmo possui ideias e soluções que se adequam ao ambiente e clima que foi implantado, possuindo características que compõem uma arquitetura sustentável. O projeto tem como objetivo responder às condições urbanísticas da cidade de Brasília, e um ótimo desempenho ambiental e econômico, proporcionando aos usuários uma maior qualidade no local.

O projeto em questão foi produzido por um concurso público de projeto arquitetônico, e o que será apresentado no presente trabalho, foi o ganhador.

O trabalho tem como objetivo apresentar e mostrar algumas técnicas e soluções construtivas que foram adotadas ao projeto, que trazem ao edifício traços de uma arquitetura sustentável. Adotamos como principais fontes de pesquisa: Archdaily, Sebrae, Galeria da Arquitetura, dentre outros.[pic 1]

FIGURA 1: Sede Sebrae- DF

Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/01-402/sede-do-sebrae-gruposp

  1. Responsáveis

Arquitetos: Grupo SP; Alvaro Puntoni, Luciano Margotto, João Sodré, Jonathan Davies.

O escritório foi criado em 2004 a partir d uma associação de arquitetos formados em diferentes anos, que se reuniram para o desenvolvimento de projetos e concursos públicos.

  1. Projetos exemplos

  • VIII Prêmio Arquitetura & Construção “O Melhor da Arquitetura”
  • Editora Abril
  • Casa no Jardim Paulistano

  1. Dados do projeto

O projeto da Sede Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- DF trata-se de um edifício de uso institucional, que está localizado em Brasília. O edifício foi finalizado em 2010 contendo uma área de projeto de 25.000m².

O edifício contém um pátio interno, dois térreos onde se localizam as atividades públicas, onde, no térreo inferior encontra-se o espaço de formação e treinamento, salas multiuso, auditório, biblioteca e a cafeteria, e no térreo superior estão os principais acessos do conjunto, com varandas abertas à cidade e ao lago Paranoá.

  1. Topografia e implantação do edifício

O edifício está implantado em um declive (identificado em vermelho). Onde o edifício foi construído em um plano do nível mais alto do declive, e ainda sim essa implantação feita com essa diferença de níveis no entorno do prédio permite ao edifício que ele seja bem iluminado e ventilado pelo espaço livre que existe ao redor do edifício.

[pic 2][pic 3]

FIGURA 5: Topografia

Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/01-402/sede-do-sebrae-gruposp

  1. Programa de necessidades

As atividades do edifício foram organizadas de forma estejam articuladas pela Praça de estar, que distribui os fluxos para os pavimentos inferiores e superiores. Nos pavimentos inferiores estão localizados o subsolo com estacionamentos, e as atividades de serviço e manutenção. Nos pavimentos superiores estão dispostas as atividades administrativas do edifício.

O 1ª superior, chamado como térreo superior encontra-se espaços para trabalho, foi projetado em forma de planta livre com espaços abertos, onde as estações de trabalho podem ser dispostas de forma autônoma.

[pic 4]

FIGURA 6: Praça de estar

Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/01-402/sede-do-sebrae-gruposp

  1. Estrutura

O edifício possui sua estrutura bem montada, e totalmente flexível devido a ideia de implantar paredes em concreto pré-moldado in loco.

[pic 5][pic 6][pic 7]

FIGURA 10: Identificação de empenas

Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/01-402/sede-do-sebrae-gruposp

As duas empenas estruturais, como mostra na imagem 8, que abrigam a área de serviço, com circulação vertical, infraestrutura e apoios, são em concreto moldado in loco, assim como o subsolo, térreo inferior e superior. Para os dois pavimentos de escritórios, foi pensado um sistema de estruturas em aço, e as paredes feitas em concreto moldado in loco, devido a isso esses dois pavimentos tem uma ampla possibilidade de usos futuros, por poder adequar-se facilmente às necessidades dos usuários.

Essas estratégias estruturais também proporcionam à edificação, um aspecto sustentável, pois um sistema estrutural em aço, reduz o tempo de obra e minimiza o impacto no local, pois já é algo pronto, o mesmo para o concreto pré-moldado, um material que é montado no local, não existe a necessidade de preparar o concreto por exemplo, reduzindo assim a degradação do ambiente a ser construído.

  1. Caracterização do clima local

No Distrito Federal predomina o clima tropical de altitude, com duas estações bem definidas: uma seca (de maio a setembro) e outra chuvosa (de outubro a abril). Durante o período de estiagem, a umidade relativa do ar pode atingir menos de 20%, sua temperatura média anual é de 21 °C.

`[pic 8]

FIGURA 11: Mapa

Disponível em: https://studymaps.com.br/climas-do-brasil/

  1. Estratégias bioclimáticas utilizadas no edifício

- Espelho d´água

Uma primeira estratégia adotada no projeto, foi a implantação de espelhos d’água no térreo do edifício. A utilização dos espelhos atua na intenção de amenizar o microclima dentro do pátio, e assim proporcionando aos usuários uma maior qualidade de uso.

A implantação dos espelhos d’água é sempre bem vista nas edificações, por proporcionar o aproveitamento dos recursos naturais para reduzir os ganhos de calor e aumentar a ventilação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (909.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com