TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE OBJETIVO DO EXERCÍCIO

Por:   •  25/5/2020  •  Tese  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

ORIENTAÇÕES PARA APS

Primeiramente vamos esclarecer o que são as APS:

APS ou Atividades Práticas Supervisionadas são atividades vinculadas a disciplina de Projeto e que são desenvolvidas pelos alunos todos os semestres em casa a partir de orientações das pelos professores de Projeto.

OBJETIVO DO EXERCÍCIO

Desenvolver nos alunos: A capacidade de observação, identificação e entendimento das formas, o senso de proporção estre formas individuas e em conjunto, bem como as linhas e texturas dos objetos; As habilidades para a transposição de objetos em escala real ou não para escalas menores com objetivo de estudo e análise; Desenvolver as habilidades manuais para construção de modelos;

ATIVIDADES

As atividades deverão ser baseadas em um estudo de caso, e o que é um ESTUDO DE CASO?

ESTUDO DE CASO é um objeto que você escolhe para estudar entre tantos outros possíveis, porque este apresenta características específicas que lhe interessam ou ainda possui semelhanças em 01 ou mais aspectos com o seu verdadeiro objeto de estudo.

Exemplificando: se eu fosse projetar um carro esportivo eu iria selecionar entre todos os automóveis já projetados de diversos tipos diferentes, apenas os esportivos para servirem como objetos de estudo.

Trazendo para a arquitetura podemos dizer que se eu fosse projetar um museu eu levantaria vários outros projetos de museus, para estudar como foram resolvidas uma série de questões de projeto como por exemplo, dimensões internas das salas de exposições, distribuição das salas em relação a circulação, posicionamento das áreas técnicas e administrativas, depósitos, acervo de obras, acessos de público e de veículos, carga e descarga, etc. Além disso poderia ver a resolução das questões de plástica e estética dos projetos, como foram resolvidos os sistemas estruturais do edifício, etc.

Desta maneira vou enriquecendo meus conceitos de o que é, como funciona, como foram os museus e como são os museus de hoje, e assim posso com CONHECIMENTO começar a projetar o meu museu.

Sabendo então o que é um estudo de caso podemos iniciar nossas atividades.

ESCOPO DO EXERCÍCIO ou O que eu devo fazer?

  • SELECIONAR 01 EDIFÍCIO
  • FAZER 01 MAQUETE de aproximadamente 20 ou 25 cm
  • TIRAR 04 FOTOS DA MAQUETE
  • FAZER 04 DESENHOS DA MAQUETE

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE ou Como eu vou fazer isso?

Vocês deverão escolher um edifício dentre os seguintes:

MASP – Museu de Arte de São Paulo

Auditório do Ibirapuera

MUBE – Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia

Cobertura Praça Patriarca

FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

BACEN – Banco Central do Brasil

Biblioteca BRASILIANA da USP

1 - IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDO DE CASO

Uma vez escolhido vocês deverão identificar o objeto de estudo então vocês irão pesquisar quem é o arquiteto autor do projeto; em que ano foi feito o projeto; se o projeto foi construído; em que ano foi construído, por que empresa; local onde foi construído, pais, estado, cidade, material predominante na construção, etc.

Escrever tudo isso com letra técnica numa folha A3 com carimbo. Fazer uma cópia via foto ou scanner e anexar a APS

Isso é o item número 01 da ficha a de APS.

SELEÇÃO DE IMAGENS E ENTENDIMENTO DO OBJETO

Vocês deverão entrar na internet e procurar imagens e projetos do edifício escolhido e com base nas imagens obtidas desenvolver a maquete.

Isso deve ser feito primeiramente selecionando imagens que mostrem bem as dimensões dos edifícios, evitem imagens ou fotos muito distorcidas, isso porque dificulta a interpretação das dimensões, como não temos as dimensões corretas de nenhum dos edifícios (e isto é PROPOSITAL) teremos que trabalhar com as ‘PROPORÇÕES DAS PARTES’ para montarmos ‘UM TODO’ proporcional e equilibrado.

Procurem imagens que possibilitem que vocês vejam o edifício por cima (Vista Superior ou Planta), de frente (Vista Frontal ou Fachada Frontal), por trás (Visto posterior ou Fachada Posterior) e pelos lados (Vistas Laterais). Desta maneira é possível estabelecer as proporções entre as dimensões do objeto.

Neste exemplo abaixo eu, depois de observar todos os desenhos, adotei a altura do pilar como minha ‘régua’ e passei a medir todas as partes da casa com aquela medida, assim pude ver que a largura da casa tem aproximadamente 8 vezes a altura do pilar e o comprimento da casa 12 vezes a altura do pilar, e assim por diante.

[pic 1]

Dessa maneira não importa se você vai fazer uma maquete grande ou pequena se você mantiver essa proporção entre as partes ela sempre ficará proporcional ao final do trabalho.

EXECUÇÃO DA MAQUETE

Após ter ‘tirado as medidas’, e é melhor que você tenha anotado elas é claro, inicie a construção de sua maquete.

QUE MATERIAL UTILIZAR?

Não existe o material ‘correto’ para se fazer uma maquete, pode-se fazer com qualquer material, os diversos tipos de papel (sulfite, canson, paraná, pluma, colorplus, papelão (ondulado, liso), plásticos (todos), EVA, madeira balsa, MDF, capa de livros velhos, caixas de sapatos, caixa de remédios, etc., arame de aço, de alumínio, de cobre, vidros, espelhos, tudo serve e pode ser usado, é uma questão de escolher qual seria o melhor material para fazer o que se quer dentro da disponibilidade que se tem em casa, no escritório ou a ser comprado (como estamos em período de quarentena a opção ‘sair para comprar’ está excluída).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (100.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com