TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acustico

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO – CONFORTO AMBIENTAL (3° BIMESTRE)

Alunas:

Caroline Fernandes Liske de GoesR.A.: 1432842-2

Francielly Tomaz de Campo R.A.: 106887-2

Questões

  1. Qual a importância da acústica arquitetônica?

Garantir maior conforto interno e externo em relação à edificação projetada, que dependendo de qual for o seu uso poderá ser fonte de ruído para o seu entorno ou ser fragilizada por sua interferência.

  1. Cite 3 características dos teatros gregos e 3 dos teatros romanos.

Teatro Grego:

  • Possui forma semicircular devido a sua utilização como cenário religioso, onde ocorriam cultos acompanhados por corais, danças rituais e uso de máscaras.
  • Para aproveitamento da topografia, estes teatros eram construídos em sítios inclinados.
  • Contam com 3 elementos bem definidos: cávea (espaço semicircular, destinado aos espectadores), orquestra (local destinado a danças e tragédias) e palco (entrada de ação e apoio de atores).

Teatro Romano:

  • Não é destinado ao culto religioso, mas ao divertimento do público.
  • Desenvolve-se, muitas vezes, com estrutura independente, sem estar vinculado ao aproveitamento da topografia.
  • Sua estrutura se apoia em escadas e corredores, que se elevam e abraçam a cávea, criando superfícies verticais mais altas. Observou-se a possibilidade de reforço sonoro, por meio do aumento das superfícies verticais da edificação construída atrás do palco e de reflexões laterais, exercendo o papel atualmente desempenhado pelas conchas acústicas.
  • A orquestra assume a forma semicircular, destinada a acentos de honra, em vez de servir para a dança. O proscênio, galeria localizada à frente do palco, é mais alto e mais largo que o do teatro grego e mais próximo ao espectador, já que a orquestra é semicircular.

  1. Na idade média, o teatro não foi desenvolvido como tipologia arquitetônica. Qual era a tipologia do edifício que retratava a acústica dos espaços? Quais as lições que vieram dele?

Na Idade Média, quase um milênio se passou sem que o teatro fosse desenvolvido como tipologia arquitetônica, devido à expansão do Cristianismo. Deste modo, o que melhor retratava as funções acústicas do espaço não era mais os teatros, e sim as igrejas.

Estes grandes edifícios públicos construídos pelos romanos deixaram lições importantes, como por exemplo:

  • A utilização de materiais acusticamente reflexivos (pedra e alvenaria) em sua construção, garantindo ambientes com grande sobreposição sonora.
  • São locais que influenciaram o próprio desenvolvimento da música, já que a forma de se obter melhor desempenho acústico de seus espaços internos é emitir o som mais pausadamente, para que ele se torne mais compreensível.
  • Em locais sob influência bizantina, a presença da cúpula serviu como exemplo de superfícies que causam ocorrência de uma focalização sonora, e, mais tarde no gótico, com o arco ogival, liberando as paredes da cobertura, o edifício se tornou cada vez mais alto, aumentando o caminho percorrido pelo som e provocando percepção de fenômenos com o eco.

  1. Qual foi o momento em que se desenvolveu o teatro em um espaço fechado? Quais as contribuições que isto trouxe para a acústica?

Os teatros renascentistas resgataram em planta algumas características da Antiguidade, porém se desenvolveram em espaços fechados e, por isso mesmo, refletiram um importante momento para a acústica arquitetônica.

Enquanto para o teatro ao ar livre o som ouvido pelo receptor restringe-se praticamente ao som emitido diretamente pela fonte, nos teatros fechados o grande número de superfícies propicia inúmeras reflexões sonoras, que reforçam o som direto.

Nesses teatros fechados, a grande reflexão sonora promovida pelas superfícies e pelos revestimentos é compensada pela absorção sonora, causada pela grande capacidade de público.

  1. Atualmente, quais são as preocupações da acústica arquitetônica, além da acústica do ambiente?

R:

  1. O que é som?

O som é toda vibração ou onda mecânica gerada por um corpo vibrante, passível de ser detectada pelo ouvido humano.

A partir da fonte, o som se propaga em todas as direções, segundo uma esfera. Entretanto, dependendo da fonte sonora, pode haver uma maior concentração de energia em um determinado sentido evidenciando-se assim seu direcionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com