TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adaptação de Ambientes: uma abordagem da intervenção do designer de interiores na adequação do espaço de uma suíte para idosos

Por:   •  15/8/2019  •  Artigo  •  5.866 Palavras (24 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 24
  1. Adaptação de ambientes: uma abordagem da intervenção do designer de interiores na adequação do espaço de uma suíte para idosos

Rayza Valoes Mazurek – raymazurek@hotmail.com

Design de Interiores: Ambientação e Produção do Espaço

Instituto de Pós-Graduação - IPOG

Goiânia, GO, 10 de junho de 2017

Resumo

A análise sobre o envelhecimento humano tem sido uma questão de significante destaque, visto que nos países em desenvolvimento como o Brasil, a estimativa de vida tem crescido de forma relevante da mesma maneira que o percentual de idosos (pessoas de 65 anos ou mais) vem aumentando a cada ano. Tratando-se de um assunto de extrema importância, a finalidade desta pesquisa é desenvolver uma adaptação de uma suíte para pessoas que com o passar dos anos precisam de adequação do espaço, levando em consideração dois conceitos: ergonomia e acessibilidade. A relação entre o ambiente e o envelhecimento deve ter o foco aplicado em quem usufrui do espaço, priorizando a segurança e o conforto, que são condições essenciais para a melhoria da qualidade de vida e na estadia desses indivíduos em seus ambientes sociais. Foi elegido como estudo de caso o ambiente pessoal de um indivíduo da terceira idade. A validação do procedimento bibliográfico teve como fundamento pesquisas e análises de recintos, nos quais é primordial atender as necessidades de seus usuários. A partir das leis e normas foram desenvolvidas possibilidades, planejando explorar a organização do mobiliário, ergonomia e o fluxo. Por fim, foi gerada uma proposta que correspondeu às NBR’s (normas brasileiras), especificamente a NBR 9050 (ABNT, 2015), demonstrando que é viável projetar uma suíte adaptada ao idoso.

Palavras-chave: Acessibilidade. Ergonomia. Idoso. Design de Interiores.

Abstract

The analysis of human aging has been a matter of significant importance, since in developing countries such as Brazil, the life estimate has grown significantly in the same way that the percentage of the elderly (people aged 65 or over) comes increasing every year. Being a matter of extreme importance, the research purpose is a need of adequacy of a suíte for people that over the years need space suitability, considering two concepts: ergonomics and accessibility. The relationship between the environment and aging should focus on those who enjoy space, prioritizing safety and comfort, which are essential requirements to improve the quality of life and to make them stay in their social environments. It was chosen as a case study of the personal environment of a senior citizen. The validation of the bibliographic procedure was based on research and analysis of enclosures, in which it is essential to meet the needs of its users. From laws and standards and developed possibilities, planning to explore the organization of furniture, ergonomics and flow. Finally, a proposal of reference was generated to NBR (Brazilian standards), specifically the NBR 9050 (ABNT, 2015), demonstrating that it is viable to design an adaptation to the elderly.

Keywords: Accessibility. Ergonomics. Elderly. Interior Design.

1. Introdução

O enfoco deste trabalho foi a pesquisa de resultados que proporcionassem, com facilidade, o aperfeiçoamento da vida e da rotina das pessoas idosas, aplicando os princípios do design para possibilitar o bem-estar tanto físico quanto psicológico e, em consequência, a qualidade de vida. O designer investiga, raciocina, planeja e entende as necessidades humanas por meio da análise do mundo, para produzir soluções e objetos, elaborando qualidade e funcionalidade, compondo-se no método de melhor projetar (LEITE, 2006).

Idosos são geralmente definidos como pessoas de 65 anos em diante (CREWS, 2005; SUSMAN E RILEY, 1985). No parâmetro da Organização Mundial da Saúde (OMS), é classificado idoso o cidadão de país em desenvolvimento com 60 ou mais e o cidadão de país desenvolvido com ou além de 65 anos. Para propósitos de cuidados de saúde e pesquisas, estes idosos são muitas vezes subdivididos em jovens (65-74 anos), velhos (75-84 anos) e os mais velhos (85 em diante) (SUSMAN E RILEY, 1985). O número de idosos em cada grupo está crescendo em todo o mundo e estes também estão sobrevivendo mais do que nunca na história humana (HARPER E CREWS, 2000). De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), nos próximos 43 anos o número de pessoas com mais de 65 anos de idade será três vezes maior do que o atual, com base em seu último relatório técnico “Previsões sobre a população mundial”, produzido pelo Departamento de Assuntos Econômicos. Sendo assim, os idosos corresponderão um quarto da população mundial projetada, que equivale cerca de dois bilhões de indivíduos (na totalidade de 9,2 bilhões).

Essa população é classificada de maior risco para acidentes domésticos, em razão da redução de algumas condições como mobilidade, visão, coordenação motora, dentre outros. Nesta perspectiva, a ONU criou uma campanha intitulada “Casa Segura” com a finalidade de desenvolver e combinar esforços de diversas áreas do conhecimento para impressionar e comunicar a população com intenção de aprimorar as circunstâncias de segurança contra acidentes nas casas de idosos.

Na década de 2000, em torno de 80% dos acidentes nesta faixa etária ocorria no interior da própria residência. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, destas eventualidades, por volta de 90% acontecem nos horários de 18 horas às 7 horas e no trajeto da cama para o banheiro.

Nesta etapa da vida de faixa etária avançada, muitas reações são comprometidas e a saúde pode, da mesma forma, estar limitada, o que pode-se dizer que estão submetidos a estarem incluídos na parte da população com alguma deficiência. Apresenta-se em Bahia et al. (1998, p.18) que o Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência (ONU, 1982) determina a condição como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica”.

Questões mentais e de desempenho recebem destaque para a formação do conceito de um projeto. Em design é projetado não somente para um homem, mas considerando o indivíduo com rotinas, culturas e necessidades específicas e particulares, tendo em reconhecimento também o relacionamento que o indivíduo possui com a tecnologia e sua utilização no cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (750.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com