TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aditivos

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.186 Palavras (9 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 9

2.0 ADITIVOS

Os aditivos são compostos utilizados no concreto e na argamassa para modificação dos mesmos no material fresco ou mesmo endurecido, de acordo com a necessidade de obtenção de características especiais.

Muitos já o consideram um dos componentes do concreto, além do cimento, água e agregados. Possui como objetivo principal ‘ampliar as qualidades’ e ‘minimizar os pontos fracos’ do concreto.

Os cuidados requeridos referem-se ao prazo de validade, conservação dos mesmos, momento, forma e quantidade da utilização.

2.1 Aceleradores

Os aditivos aceleradores alteram o tempo de pega e desenvolvimento de endurecimento e hidratação, facilitando a dissolução da cal, da alumina e sílica, além de permitir a moldagem do concreto em temperaturas mais baixas. Geralmente empregados na indústria de pré-moldados, em obras de reforço e recuperação, em obras que necessitam de rápida liberação e podem ainda nos concretos destinados à grandes estruturas.

A velocidade de aceleração varia de acordo com a composição química e a finura do cimento. Sua utilização pode aumentar o risco de formação de eflorescências e ainda diminuir significativamente a resistência final à compressão do concreto.

2.2 Agentes redutores de água e reguladores de pega

Agentes redutores de água possuem como função plastificar o concreto sem adição de água, reduzindo a quantidade de água utilizada de 5 a 10 % e até mesmo a de cimento. O uso ainda aumenta a trabalhabilidade, a resistência inicial e final, mantem a resistência mecânica, redução do custo, benefícios ecológicos gerados pelo produto e sem alteração do tempo de pega. Entretanto, se houver a utilização em excesso há o retardo da pega.

São compostos de sais, derivados de ácidos lignossulfonicos, ácidos carboxílicos hidroxilados, compostos polihidroxilados, polissacarídeos e modificações destes compostos.

Os aditivos reguladores de pega afetam o tempo da pega e o endurecimento do concreto, são eles os aceleradores, mostrado acima, e os retardadores. Esses possuem o função de retardar a pega do concreto facilitando a aplicação em concretos transportados em longas distâncias, lançamento de concreto em climas frios, e geralmente são utilizados juntamente com um aditivo plastificante, ou seja, redutores de água.

Podem ser usados também em aplicação em calda de cimento para injeção de bainhas de cabos de protensão e concretagem de grandes peças. Os elementos mais comuns compostos nos aditivos retardantes são: carboidratos, ácidos hidroxi-carboxílicos e dicarboxílicos, fosfatos e sais de chumbo e de zinco.

2.3 Difusores

Chamados hiperplastificantes, são produtos de nova geração baseados em polímeros ou policarboxilatos, além dos lignossulfonados. Possuem duplo mecanismo dispersante, derivado tanto da repulsão eletrostática quanto da estabilização estérica.

A combinação dos efeitos resulta em uma ação dispersante sobre as partículas de cimento, possibilitando a obtenção de concretos altamente resistente ou de concretos autocompactáveis, possibilita também uma maior trabalhabilidade com baixa relação de água – cimento aumentando de maneira significativa a durabilidade, além de possibilitar a penetração do dióxido de carbono no concreto.

2.4 Incorporadores de ar

São materiais orgânicos, geralmente em solução ou pó, que utilizados em pequenas quantidades, incorporam-se ao concreto ou argamassa minúsculas bolhas de ar distribuídas de modo uniforme entre os agregados e aglomerantes. Tornando a liga mais coesiva, untuosa, além de aumentar a resistência mecânicas diminuir a segregação, melhorar o acabamento das faces nas desenformas, aumenta a trabalhabilidade e permite a redução da água de amassamento de até 10 %.

Seu uso permite um traço com baixo consumo de cimento e deficiência na granulometria fina e o aumento da impermeabilidade. Em países com inverno rigoroso, as microbolhas permitem que a água se expanda com o congelamento, sem causar fissuras ou trincas.

2.5 Expulsores de ar

Usado em concreto convencional juntamente com um aditivo plastificante, o redutor de ar incorporado possui a capacidade de aumenta a viscosidade e coesão da mistura.

Pode ser usado uma quantidade de até 1% da massa de cimento, pois sua utilização excessiva gera a diminuição da resistência mecânica.

2.6 Formadores de gás

São através deste que se tem origem os concretos porosos, celulares ou aerados, que possuem baixo peso específico e melhor desempenho no isolamento térmico e proteção contra o fogo.

Tendo o alumínio em pó como o mais comum, e reagem com a cal liberada durante a hidratação do cimento, gerando hidrogênio em forma de pequenas bolhas de gás ou espuma. Utilizado em pisos, lajes, reparos de estruturas, e para melhorar a aderência do aço.

Como o concreto acaba por expandir com as bolhas, é necessário que o mesmo seja enclausurado a um volume determinado. É, geralmente, composta por retardantes o pozolanas, com o intuito de facilitar a homogeneidade da pasta e melhorar a impermeabilização.

2.7 Expansores

Os expansores são ricos em aluminatos ou sulfoluminatos, que em contato com a umidade do concreto, desprendem hidrogênio, formando bolhas e assim, expandindo-se de 3 a 8 % do volume da massa. Além disso, é utilizado em caldas de cimento e para plastificar a argamassa para fins de injeção, tratamento e encunhamento de alvenaria, produção da argamassa para o assentamento de tijolos e no revestimento de paredes e tetos.

Usado também para compensação da retração do concreto, aumentam a aderência da liga e a resistência da argamassa, além de produzir concretos poliméricos mais elásticos. Entretanto, a porosidade prejudica a resistência mecânica do concreto. São encontrados em forma de pó a ser misturado a seco no traço.

2.8 Minerais finamente divididos

Os aditivos minerais finamente divididos são materiais silicosos moídos a pó, provindos geralmente de resíduo industrial, que ao adicionados ao cimento, produzem características diferentes no concreto. São classificados em inertes, pozolânicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com