TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conservação De Alimentos Pelo Uso De Aditivos

Pesquisas Acadêmicas: Conservação De Alimentos Pelo Uso De Aditivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  1.254 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas,químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento,embalagem, acondicionamento, armazenagem,transporte ou manipulação de um alimento. Ao agregar-se poderá resultar em que o próprio aditivo ou seus derivados se convertam em um componente de tal alimento. Esta definição não inclui os contaminantes ou substâncias nutritivas que sejam incorporadas ao alimento para manter ou melhorar suas propriedades nutricionais.

Principais Classes de Aditivos e suas funções

Acidulantes

São adicionados ácidos aos alimentos para tornar os sabores mais "vivos", e também para servir como conservantes e antioxidantes. Alguns ácidos comumente usados são: ácido acético, ácido cítrico, ácido tartárico, ácido málico, ácido fumárico e oácido láctico.

Reguladores de acidez

São utilizados para alterar ou controlar a acidez ou alcalinidade

Antiaglomerantes, antiumectantes

Evitam a aglomeração de partículas de produtos em pó (como no sal ou leite em pó).

Agentes antiespuma (antiespumantes)

Reduzem ou inibem a formação de espumas em alimentos.

Antioxidantes

Atuam como conservantes ao inibir os efeitos do oxigênio sobre os alimentos, sendo em geral benéficos para a saúde (a Vitamina C é um exemplo).

Agentes de volume

São incorporados para aumentar o volume do alimento, sem alterar as suas características (por exemplo amido).

Corantes

Adicionados para substituir almas perdidas durante a preparação ou para tornar os alimentos vivos.

Emulsificantes

Fazem com que a água e óleos permaneçam misturados numa emulsão, como na maionese.

Aromatizantes (flavorizantes)

Dão aos alimentos sabores ou aromas particulares, podendo ter origem natural ou artificial.

Intensificadores de sabor

Intensificam o sabor original dos alimentos.

Humidificantes (umectantes)

Evitam que os alimentos sequem, além de ser benéfico a saúde .É responsável também por manter o alimento em sua textura industrial,sem secar ou apodrecer

Conservantes

Previnem ou inibem os estragos causados nos alimentos por fungos, bactérias, e outros microorganismos.

Estabilizantes, espessantes, gelificantes

Como o ágar ou a pectina (utilizada em compotas) conferem aos alimentos texturas mais firmes. Não sendo verdadeiros emulsionantes, ajudam a estabilizar as emulsões. Os espessantes aumentam a viscosidade dos alimentos sem alterarem significativamente as suas restantes propriedades. Já os gelificantes como as Carragenas, atuam no alimento para que este adquira a consistência de um gel. Além de não causar nenhum dano a saúde . Em uma dieta líquida espessada, o amido de milho ou a maizena em contato com o pH ácido do estômago forma gel e assim torna mais lento o esvaziamento do alimento no estômago, e evita refluxo.

Edulcorantes (adoçantes)

Alteram o sabor dos alimentos. Adoçantes, que não o açúcar, são adicionados para reduzir a energia fornecida pelo alimento ou por poderem ser ingeridos por diabéticos.

Outras

Outras categorias de aditivos menos numerosas são: endurecedores; espumantes; dispersantes de gases em alimentos líquidos ou sólidos; levedantes químicos; os agentes de transporte incluindo solventes de transporte; sais de fusão; dispersantes de proteínas; agentes de brilho e proteção superficial; amidos modificados; gases de embalagem e propulsores; complexantes de metais.

Os aditivos trazem alguns perigos para a pessoa que está ingerindo,pois se ela tiver alguma alergia ela poderá se intoxicar.

Toxicidade dos aditivos

Antiespumante: Composto com nula ou baixíssima toxicidade.

Antioxidante: Altas doses de antioxidantes podem conduzir a problemas de saúde, incluindo a diarreia, sangramento e o risco de reações tóxicas.

Corante: Os corantes podem causar desde simples urticárias, passando por asmas e reações imunológicas, chegando até ao câncer em animais de laboratórios.

Conservante: Os conservantes podem desencadear sintomas de asma, caracterizada por dificuldades respiratórias, falta de ar, sibilos, tosse em indivíduos susceptíveis.

Edulcorante: A toxicidade a curto prazo tem sido estudada sem, porém, mostrar efeitos significativos.

Espessante: Em geral, os espessantes não apresentam toxicidade ao serem ingeridos nos alimentos. No entanto, alguns podem causar efeitos adversos à pessoas específicas. Podendo causar asma, dermatite, distensão gastrointestinal, náuseas, flatulência, câimbras abdominais, diarreia, colite ulcerativa e pode ser carcinogênica em ratos.

Gelificante: Não possui atividade tóxica, não inibe o crescimento, não causa a incidência de tumores, não afeta os índices hematológicos, não causa nenhum efeito maléfico nos órgãos.

Estabilizante: De uma maneira geral, não apresentam toxicidade ao serem ingeridos nos alimentos.

Aromatizante/flavorizante: Não há perigo de toxicidade nos aromatizantes naturais. Já nos artificiais, quando as doses são mais altas do que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com