TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aditivos Alimentares

Monografias: Aditivos Alimentares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 4

Aditivos alimentares

Os aditivos alimentares são substâncias que são adicionadas aos alimentos com o propósito de manter ou modificar o seu sabor ou melhorar a sua aparência. Alguns aditivos são utilizados há séculos, como o sal (por exemplo no presunto) ou o vinagre (nos picles) entre outros têm então o objectivo de alterar as características físicas, química, biológicas ou sensoriais durante o processo de embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte, etc. Estes são substancias importantes pois visam conservar os alimentos durante muito mais tempo.

Com o desenvolvimento da industria alimentar e com o advento da vida moderna, mais aditivos têm sido utilizados e progressivamente introduzidos, são eles de origem natural e artificial permitindo então em larga escala a produção e também o transporte de alimentos a grandes distancias, assegurando assim que o produto chega ao consumidor com um aspecto atractivo. Os aditivos utilizados num determinado alimento devem vir de forma obrigatória discriminados na embalagem conjuntamente com os outros ingredientes. Na União Europeia, os aditivos alimentares são identificados por um código único composto por um número antecipado pela letra “E”, como meio para regulamentar a sua utilização e informar os consumidores.

Os aditivos alimentares podem ser classificados basicamente por dois critérios: pela sua origem e pela sua ocorrência. Quanto à sua origem, eles podem ser classificados em naturais e artificiais. Os naturais são os obtidos directamente da matéria-prima, como a lecitina de soja ou de milho e o corante extraído da beterraba. Os artificiais são aqueles produzidos sinteticamente pelo homem. Aditivos artificiais são mais utilizados por terem menor custo de produção, maior pureza e qualidade relativamente maior.

Em relação à sua ocorrência, eles podem ser divididos em intencionais e incidentais. Os intencionais, como o próprio nome diz são colocados nos produtos de forma propositada, seguindo a definição da legislação. Os incidentais são os que aparecem nos alimentos acidentalmente, por exemplo: resíduos de agrotóxicos nos vegetais e de medicamentos nos animais; sujeira proveniente do processo de fabricação, como detergente, óleo de máquina, poeira, etc., substâncias presentes nas embalagens; contaminação radioactiva; e outros.

Os aditivos incidentais indirectamente invadem nossa cadeia alimentar. Algumas dessas substâncias são extremamente perigosas para nossa saúde, enquanto outras diminuem nossa resistência imunológica. Ainda outros podem reagir com constituintes naturais dos alimentos, como lipídos e gerar radicais livres cancerígenos. Muitos desses aditivos desfazem naturalmente ou são lavados, mas alguns ficam nos alimentos. Tais aditivos não-intencionais são indesejáveis e inevitáveis. Existem três grandes fontes de aditivos incidentais:

1) Contaminação do solo e fontes de água com metais pesados, radioisótopos, pesticidas e outros produtos industriais químicos.

2) Processo de fabricação, pois podem ser embalados contaminantes, partes do equipamento usado ou restos de animais errantes

3) Produtos aplicados em vegetais e animais para melhorar ou manter a saúde dos mesmos (por ex., insecticidas, herbicidas, fungicidas, remédios e antibióticos)

Apesar dos aditivos receberem a classificação básica mencionada, é evidente que eles também são classificados pelas funções desempenhadas nos alimentos, alterando algumas de suas características.

Principais tipos de aditivos alimentares:

Ácidos

São adicionados ácidos aos alimentos para tornar os sabores mais "vivos", e também para servir como conservantes e antioxidantes. Alguns ácidos são usados de forma comum: ácido acético, ácido cítrico, ácido tartárico, ácido málico, ácido fumárico e o ácido láctico.

Reguladores de acidez

São utilizados para alterar ou controlar a acidez ou alcalinidade dos alimentos.

Anti-aglomerantes, anti-umectantes

Evitam a aglomeração de partículas de produtos em pó (como no sal ou leite em pó).

Agentes anti-espuma (anti espumantes)

Reduzem ou inibem a formação de espumas em alimentos.

Antioxidantes

Actuam como conservantes ao inibir os efeitos do oxigénio sobre os alimentos, sendo em geral benéficos para a saúde (a Vitamina C é um exemplo).

Agentes de volume

São incorporados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com