TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aditivos Nos Alimentos

Pesquisas Acadêmicas: Aditivos Nos Alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 11

Aditivos nos alimentos

RESUMO

Há muito tempo já eram utilizados aditivos em produtos alimentícios com o objetivo de sua preservação. Hoje, os aditivos são amplamente utilizados na indústria alimentícia. Sendo um de seus objetivos o aumento da vida de prateleira do produto. Neste trabalho buscou-se principalmente expor a fundamentação teórica embasada, nas funções e classificações dos aditivos, e legislação vigente para estes produtos, uma visão ampla para a saúde da população relacionada a aditivos alimentares. O presente estudo compreende uma revisão sistemática da literatura sobre o tema consumo de aditivos alimentares e saúde. O método utilizado foi à pesquisa bibliografia retirado de livros e sites sobre aditivos na conservação de alimentos.

Palavras-Chaves: Aditivos; Alimentos; Saúde; ANVISA.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 7

CAPÍTULO 1 CONTEXTUALIZAÇÃO 9

1.1 TEMA 9

1.2 OBJETIVO 9

1.3 EMBASAMENTO TEÓRICO 9

1.3.1 O que são aditivos 10

1.3.1.1 Porque usar aditivos nos alimentos 10

1.3.1.2 Classificação e função dos aditivos na conservação dos alimentos 11

1.3.1.3 História da adição de aditivos nos alimentos 12

1.3.1.4 Controle do uso de aditivos alimentares 13

1.3.1.5 As desvantagens do uso de aditivos nos alimentos para a saúde 14

1.3.1.6 Aplicação 15

CONCLUSÃO 17

CONCLUSÃO 18

INTRODUÇÃO

Nos supermercados, as prateleiras estão repletas de uma imensa variedade de produtos alimentícios, e muitas vezes esses alimentos ficam ali por muito tempo e sem perder sua qualidade e sem estragar. Mas para que isso possa ocorrer existem os aditivos que são utilizados para preservar os alimentos, evitando ou retardando as reações de deterioração; além disso, são utilizados para melhorar sabor, odor, estabilidade e aparência dos mesmos.

Para TEIXEIRA Os aditivos alimentares têm sido usados por séculos; nossos ancestrais usaram sal para preservar carnes e peixes; adicionaram ervas e temperos para melhorar o sabor dos alimentos; preservaram frutas com açúcares e conservaram pepinos e outros vegetais com vinagre. Entretanto, com o advento da vida moderna, mais aditivos têm sido empregados, a cada ano. Os aditivos são usados para preservar os alimentos, melhorar o seu aspecto visual, seu sabor e dor, e estabilizar sua composição. Além disso, são empregados para aumentar o valor nutritivo e evitar a sua decomposição ou oxidação com o passar do tempo isto é, prolongar o tempo de vida dos alimentos processados.

Os aditivos alimentares, apesar de serem muitas vezes imprescindíveis, apresentam riscos à saúde, sobretudo quando grandes quantidades de alimentos que os contém são consumidas diariamente ou quando nos alimentos estão em quantidades superiores ao recomendado pelas autoridades ligadas à alimentação e saúde. Diversos estudos apontam reações adversas aos aditivos, quer seja aguda ou crônica, tais como reações tóxicas no metabolismo desencadeantes de alergias (POULESEN, 1993), de alterações no comportamento (POLLOCK, 1991) em geral, e carcinogenicidade, esta última observada em longo prazo. (BINSTOK et. al., 1996). Segundo a FAO/WHO (1995), um aditivo alimentar é qualquer substância que, enquanto tal, não se consome normalmente como alimento, nem tampouco se utiliza como ingrediente básico em alimentos, tendo ou não valor nutritivo, e cuja adição intencional a alimento com fins tecnológicos (incluindo os organolépticos) em suas fases de fabricação, elaboração, preparação, tratamento, envasamento, empacotamento, transporte ou armazenamento, resulte ou possa preservar razoavelmente por si, ou seus subprodutos, em um componente do alimento ou um elemento que afeta suas características

No Brasil a legislação (nº 55871), define aditivos para alimentos, a substância intencionalmente adicionada ao mesmo, com a finalidade de conservar, intensificar ou modificar a suas propriedades, desde que não prejudique seu valor nutritivo. Porém antes de serem usados nos alimentos os aditivos devem ser aprovados.

CAPÍTULO 1 CONTEXTUALIZAÇÃO

A contextualização do trabalho é o ponto de partida do diagnóstico, aqui apresentam-se os assuntos que serão fundamentais para a execução do mesmo, quais sejam: tema e sua delimitação, definição do problema, objetivos gerais e específicos da análise, justificativa do porquê da busca, metodologia para definir a forma como será feito o trabalho, categorização da pesquisa, dados coletados, análise e interpretação dos dados e apresentação da organização. Esta organização em tópicos será fundamental para que qualquer leitor possa acompanhar e ter compreensão do que está sendo desenvolvido, tratado, neste estudo.

1.1 TEMA

Aditivos na conservação de alimentos.

1.2 OBJETIVO

Os objetivos específicos deste trabalho são:

a) Estudar os aditivos na conservação de alimentos;

b) Identificar as principais classificações e funções dos aditivos;

c) Analisar os benefícios e as desvantagens à saúde com o uso de aditivos nos alimentos;

1.3 EMBASAMENTO TEÓRICO

O referencial teórico serve como o dicionário do trabalho, é a fonte das comparações, das definições que serão necessárias durante o processo posterior de diagnóstico e análise das informações obtidas. Serve-se o acadêmico das opiniões dos autores renomados, que são apresentadas no referencial teórico, para argumentar quanto ao problema proposto.

No referencial teórico deste diagnóstico apresentam-se os seguintes tópicos: o que são aditivos, a importância do uso dos mesmos, sua classificação e suas funções, histórico dos aditivos, controle e fiscalização dos alimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com