TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Filme Abutre

Por:   •  15/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

RESPONSABILIDADE TÉCNICA

Resenha Crítica do Filme: O Abutre

Profª Flávia Iankowski

PAULA HOFFMANN

ABD 30577

Março/2020

O filme “O Abutre” têm a direção de Dan Gilroy, e atua como protagonista central o ator Jake Gyllenhaal, catalogado como um filme de suspense, exibido na tela dos cinemas em 2014, com duração média de 1hora e 50 minutos.

A história do filme aborda o personagem principal, Lou Bloom como uma pessoa solitária que tenta através de sua linguagem corporal demonstrar confiança e amizade, entretanto, sua linguagem irônica demonstra certa problemática em sua existência.

Seu cotidiano é triste, pois Lou tenta adentrar ao mercado de trabalho, sendo ignorado e menosprezado em sua tentativa falha, e visando a sua sobrevivência Lou, pratica furtos e roubos relacionando-os com maiores resultados em suas ambições presentes.

É então que ocorre um dos primeiros episódios do filme, o momento em que Lou passa de carro por um acidente, e observa que em volta existem free-lancers sedentos por espaço para a divulgação do ocorrido, tratando a carnificina como um produto de mercado, e não como uma vítima acidentada.

Nesse momento Lou percebe que pode viver disso, e procura investir no mercado cenográfico independente, pois em Los Angeles havia muito espaço para o jornalismo sensacionalista. É aí que Lou adquire câmera, e rádios que reportam acontecimentos policiais através de sua frequência, adaptando-se ao mundo virtual, para alcançar sua real necessidade de sucesso, usando a internet como meio para captar o mundo e seus diversos assuntos.

 E por sua vez, conhece o noticiário Kwla News, de baixa audiência e editado por Nina, que sela uma parceria com Lou e seus vídeos amadores, desde que seu conteúdo trouxesse interesse para a mídia, que  se daria por meio de tragédias com brancos, ricos ou acidentes de grandes impactos, como incêndios e acidentes aéreos. Deixando sempre como mensagem indireta a violência nas periferias.

Entretanto, em certo ponto, Lou percebe a grande concorrência no mercado cinematográfico, e nesse momento decide por contratar um estagiário, para deixar de lado a filmagem, e adentrar-se na produção das notícias, alterando cenas de crime para torná-las mais valiosas para o sensacionalismo jornalístico.

Ocorre que as cenas passam por ser gravadas na calada da noite, e ao decorrer do tempo Lou vai se aprimorando em seu material, técnicas e abordagens cenográficas, até chegar ao ponto de remover corpos de locais para manipular e dramatizar a notícia, bem como filmar assassinatos e o rosto dos assassinos.

Lou se destaca, pois têm grande obsessão em mostrar a fraqueza e o que afeta os outros, mostra minuciosamente em detalhes o rosto das vítimas, manipula as pessoas a sua volta e o ambiente como um todo, demonstrando superioridade e impessoalidade aos fatos.

E, é nesse ponto que Lou ganha reconhecimento, pois presencia e grava o assassinato de uma rica família,  usando tal trunfo como moeda de troca para mudar seu patamar de sobrevivente cinematográfico, para um status de glamour, recebendo valor acima do pago pelo mercado devido a sua recém valorização por meio de atos ilícitos instigados pela editora Nina, que por sua vez, também apresentava aspectos éticos muito parecidos com Lous, pois ambos tinham sede de ganância por mais audiência, e reconhecimento através de tragédias.

Enfim, Lou consegue finalmente ser bem sucedido, através de sua empresa de filmagens, independente dos meios pelo qual usou para chegar ao seu destino esperado, ele alcançou o que queria, traçando objetivos para chegar ao seu fim.

Desta forma, o filme abutre pode abordar temas reais e atuais, demonstrando a fragilidade do ser humano ao receber informações não esperadas, que podem ser manipuladas por quem as entrega. O filme conseguiu atingir a mensagem esperada, de que a sociedade é o resultado daquilo que lhe é imposta, ou seja, não há como dizer que uma pessoa nunca roubaria, se ela nunca passou por um momento de extrema necessidade, onde o resultado para atingir o que se espera, matar a fome por exemplo, seria justamente roubar alguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com