TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Catedral Peterborough

Por:   •  22/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Catedral de Peterborough

Localização: Localizada na parte Leste da Inglaterra, Peterborough é uma cidade-catedral que faz parte do condado de Cambridge e está a 121 km ao norte de Londres.

Estilos: Apresenta uma clara transição do estilo românico para o gótico, sendo a fachada oeste a principal característica do gótico primitivo.

Construção: A antiga abadia de Madeshamstede foi atacada e destruída por invasores em 870. Em meados do século X foi criada outra abadia com o que se manteve, que sobreviveu até 1116, quando foi devastada por um incêndio. Sua reconstrução começou em 1118, sendo a construção do coro entre 1118 e 1133, a do transepto entre 1155 e 1177 e a da nave entre 1177 e 1193.

Planta Baixa: Orientada para o leste, possui forma de cruz latina com três naves. A planta é simétrica, com exceção da sacristia. Como característica inglesa, possui cabeceira reta.

Volumetria Externa: A aparência é levemente assimétrica, já que uma das torres que se ergue por trás da fachada oeste aparece não concluída. As torres esbeltas dessa fachada chegam a 47m.

Composição das Fachadas: Predomínio dos cheios sobre os vazios e apresenta verticalidade. A fachada oeste é extremamente imponente, com seus três enormes arcos.

Aspectos Plásticos: Quase todo o interior da catedral é em estilo românico e possui o teto pintado por George Gilbert Scott, de 1860. Possui coro, transeptos, e nave originais do período românico. Os arcos mais baixos no coro foram reconstruídos no estilo Perpendicular, enquanto o teto abobadado da nave é menor, em harmonia com a arquitetura robusta abaixo do teto de madeira.

Aspectos Construtivos: A fachada oeste consiste em um espaço pavimentado de certa forma fora da parede da catedral, coberto a uma grande altura por um teto abobadado, que é apoiado pela parede e pelos três grandes arcos. Os pilares centrais do transepto são octogonais. Todo a parte românica da igreja, abaixo das janelas, é uma galeria de arcos de volta perfeita com molduras redondas simples e capitéis com coxim simples.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (98.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com