TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Entorno Shopping Boulevard Londrina

Por:   •  8/5/2016  •  Ensaio  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

Análise entorno do Shopping Boulevard – Espaços positivos

Os contêiners identificados na região proxima ao empreendimento do Marco Zero, foram pensados a partir da teoria dos Espaços Positivos de Cristopher Alexander, sendo a ideia de conteiner  um dos 10 potenciais qualitativos para a construção de um Espaço Positivo. Partindo desse presuposto, analisou-se a conformação espacial das subregiões e a partir do espaço construído identificou-se os elementos que geram unidade e caracterizam os conteiners, como por exemplo a conteiner (laranja) atrás da Mata do Marco Zero, o seu traçado e a composição das quadras, age de tal forma que apesar desta localização encontrar-se entre vias de grande fluxo como a Avenida 10 de Dezembro e a Avenida Theodoro Victorelli , a mesma conserva-se reservada, protegendo o espaço dos moradores. Esse conteiner diferencia-se um pouco dos demais devido ao seu uso e ocupação nas bordas que fazem contato com a Avenidade 10 de Dezembro,e possuem um uso comercial bastante intenso,mas seu traçado sinuoso dificulta o adentramento desse comércio para o interior das quadras e consequentemente a propagação do grande fluxo de veículos para o interior do conteiner.

Já um outro conteiner identificado ao lado da quadra do Marco Zero (amarelo) observa-se um caráter residencial mais forte, estabelecido e reforçado pelo senso de comunidade local, que geram unidade à esse conteiner, o traçado da quadra mais proxima ao empreendimento é um fator físico que ajuda na constituição da calma no interior das quadras, a presença de duas praças ajuda no vínculo dos moradores com o local e é um ambiente que favorece o desenvolvimento das relaçoes humanas.

Os dois condomínios verticais estabelecidos na região, não formam dois conteiners, visto que há uma tendência em promover o auto isolamento e portanto não deve ocorrer a interação dos moradores.

Nota-se ainda que a presença de equipamentos públicos tais como, escolas, áreas verdes, ou mesmo igrejas ajudam a estabelecer um desenvolvimento de interação entre os moradores, que encontram no espaço construído um suporte para estabelecer relações e fortalecer a partir disso ainda mais o senso de comunidade.

Outro fator de grande relevância na formação dos conteiners é a hierarquia das ruas, ruas de grande fluxo acabam por tornar-se grandes barreiras físicas e consequentemente ajudar no estabelecimento de unidades de vizinhança.

O conteiner identificado com a cor rosa, possui uma das caracteristicas que são positivas para o estabelecimento de uma unidade de vizinhança, que é a presença de praças em meio a quadras que não se dispõe regularmente, gerando um tipo de proteção a esse equipamento de uso coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (744.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com