TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Uma Praça

Por:   •  17/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DA DISCIPLINA DE DEPENDÊNCIA (DP)

PROJETO URBANO E PAISAGISMO (PUP)

ESPAÇO ABERTO

Requalificação de um espaço público aberto

Praça Machado de Mello – Bauru/SP

Docente: Prof. João Felipe A. Lança

Discente: Karen de Barros Rodrigues

Bauru

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 4

2. PRAÇA MACHADO DE MELLO .......................................................................... 4

2.3 SISTEMA DE MOBILIDADE ......................................................................... 7

2.4 ACESSIBILIDADE ........................................................................................ 9

2.5 MOBILIÁRIO ............................................................................................... 10

2.6 EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS ................................................................ 11

3. CONCLUSÃO ..................................................................................................... 13

REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 14

1. INTRODUÇÃO Dando ênfase as praças como uma unidade de espaço público, vemos que estes espaços são indispensáveis para a vida urbana. Estes espaços têm como destinação diminuir a poluição do entorno e enchentes, melhorar o microclima e impermeabilidade do solo e, também melhorar a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos que frequentam o local, através de atividades socioculturais e laborais, tendo como finalidade de constituir um lugar atrativo de encontros e reuniões. Com esta ideia de espaço público (praça), podemos observar que estes estão cada vez mais escassos e sem vida nas nossas cidades brasileiras. Tudo decorre através destes espaços terem perdido o seu valor ao passar do tempo devido à falta de infraestrutura e segurança e, com isso, acabam não transmitindo o mesmo valor que transmitiram em tempos atrás, apesar destes espaços públicos serem muito representativos na vida das pessoas, uma vez que sua principal característica é promover e melhorar a qualidade de vida através do convívio interpessoal (reuniões para fins comerciais, políticos, sociais ou religiosos e atividades de entretenimento). Ao abordar o tema dos espaços públicos, foi realizado um diagnóstico na Praça Machado de Mello situada na cidade de Bauru (SP). O diagnóstico fora realizado através de um estudo em alguns pontos de um mapeamento, onde foi possível encontrar alguns problemas, tais como: a falta de infraestrutura, acessibilidade, segurança, iluminação e etc. Com o estudo realizado, o diagnóstico foi desenvolvido como um projeto visando melhorias no espaço escolhido.

2. PRAÇA MACHADO DE MELLO

Considerado como o antigo portal de entrada da cidade de Bauru, no auge da ferrovia, encontra-se a Praça Machado de Mello, a qual fora inaugurada no século passado, no dia 13 de maio de 1910. Seu nome é destinado como uma forma de homenagem ao engenheiro Machado de Mello que foi responsável pela construção da ferrovia que se encontra logo em frente à praça.

Com o passar dos anos e com a cidade em expansão, uma das praças mais conhecidas da cidade foi tornando-se esquecida e pouco utilizada pelos cidadãos próximos, os quais mencionam que a mesma já foi de muita movimentação, atémesmo porque havia comerciantes que traziam de alguma maneira mais segurança e movimento aquele lugar. Apesar de passar por revitalizações, não foi possível recuperar sua movimentação de antigamente e, através do diagnostico elaborado, será possível abordar todos os problemas que são encontrados no local, passando então, por uma futura requalificação.

2.1 LOCALIZAÇÃO

A Praça Machado de Mello está localizada em frente à antiga ferroviária da cidade, situada próximo ao início do Calçadão da Batista, um dos principais eixos comercias e também a uma avenida muito importante para a cidade, a Rodrigues Alves. Observa-se na Figura 1 a localização da Praça Machado de Mello e seu entorno que, como citado, têm-se a antiga ferroviária e a Avenida Rodrigues Alves.

Figura 1: Mapa do entorno

Fonte: Print screen da tela do site Google Maps (acesso em 07 out. 2017).

Na Figura 2 destacam-se os principais fluxos próximos a Praça Machado de Mello. Nota-se que o principal fluxo é dado pela Avenida Rodrigues Alves (uma das avenidas que “atravessa” a cidade).

Figura 2: Vias principais/tráfego.

Fonte: Print screen da tela do site Google Maps (acesso em 07 out. 2017).

Pode-se observar com mais detalhe de terreno a Praça Machado de Mello na Figura 3 (é possível observar a antiga ferroviária na imagem, composta por grandes galpões/armazéns).

Figura 3: Praça Machado de Mello.

Fonte: Print screen da tela do Google Earth (acesso em 07 out. 2017).

2.2 USO DO SOLO

Nota-se na Figura 4 a ocupação do solo estudado. O entorno do local principal (praça) é composto por espaços residenciais, comerciais, serviços e institucionais como, por exemplo, lojas de roupas/alimentos/acessórios/móveis, hotéis, farmácias, oficinas e, também, o museu ferroviário da cidade.

Figura 4: Mapa do uso do solo no entorno

Fonte: Planta da cidade Bauru/SP (sem escala).

Além dos espaços no entorno da praça, também há na própria praça uma Base Policial, a qual será apresentada no capítulo sobre os serviços disponíveis no local estudado. Nas ruas próximas a praça, encontra-se uma das avenidas principais, a Avenida Rodrigues Alves e, também, a rua principal do centro comercial da cidade, a Rua Batista de Carvalho, mais conhecida como “Calçadão”.

2.3 SISTEMA DE MOBILIDADE

Na Figura 4 é apresentado os pontos de mobilidade do espaço estudado, é possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com