TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Histórica de Porto Velho

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Arquitetura histórica de Porto Velho

Observando de maneira direta as relações entre períodos arquitetônicos, pode-se ver uma relação entre as mesmas, mostrando que mesmo em uma arquitetura totalmente renovada se é observado varias características de outros estilos funcionado de maneira a somar informações construindo um novo estilo.

A escolha do prédio da Unir Centro veio através de sua importância para a arquitetura histórica local, já que está localizado em um ponto estratégico (Av. Presidente Dutra) e inicial da cidade (centro histórico). Tendo como arquiteto Leogin de Vasconcelos Chaves e engenheiros José Otino de Freitas e Carlos Sales, sua construção começou em 1948 e foi apenas em 1953 que fora inaugurado como hotel e somente em 1982 foi iniciado o uso como prédio da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Construído após a o período colonial brasileiro tornando-o uma edificação neocolonial, não só apenas a data de sua construção quem diz o seu estilo arquitetônico mas também as características presentes. Características como o uso de varandas, quantidade elevada de janelas, simetria e linearidade na fachada e além de  quedas d’água em seu telhado, fazem com que a Unir Centro torne-se um referência do estilo na cidade de Porto Velho.

   Ainda contando com um grande detalhamento que remetem com os estilo, com isso a construção resulta em um projeto que funciona para o que está sendo usado de como foi colonizado a cidade de Porto velho e como funcionava a elite da época sendo este o motivo da escolha desta obra.

Escolhida por ser uma mistura de dois estilos (Clássico e Modernista) a Havan traz os detalhes básicos dos dois estilos que se propõem a fazer uso, fazendo um misto correto e agradável das características. A arquitetura mista do prédio da Havan, vemos um impacto diferente de tipos da neoarquitetura pois neste outro modelo traz uma junção da arquitetura clássica em sua fachada e modernista em seu interior e sua forma.

Logo em sua fachada temos o uso de vidro e metal em um alinhamento horizontal, cor leve (branco), estrutura metálica, uso de pilotis proporcionando a elevação da planta baixa abrindo espaço para uma planta livre na parte inferior.

Com a inauguração no dia 02/08/2014, a arquitetura traz a ideia padrão da rede de lojas Havan.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com