TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLUIÇÃO AMBIENTAL EMISSÃO DE GASES POLUENTES DE VEÍCULOS AUTO MOTORES NA CIDADE DE PORTO VELHO RO 2005 A 2015

Por:   •  19/2/2016  •  Artigo  •  3.637 Palavras (15 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE DE RONDÔNIA

INSTITUTO JOÃO NEÓRICO

COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

NOME DO ALUNO: OSMARINA ALVES GALVÃO DA COSTA

TÍTULO DO TRABALHO: IMPACTO AMBIENTAL COM AUMENTO DA FROTA AUTOMOBILISTICA NO MUNICIPIO DE PORTO VELHO PERÍODO 2005 A 2015

PORTO VELHO

2015

FACULDADE DE RONDÔNIA.

INSTITUTO JOÃO NEÓRICO

COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO

NOME DO ALUNO: OSMARINA ALVES GALVÃO DA COSTA

TÍTULO DO TRABALHO: IMPACTO AMBIENTAL COM AUMENTO DA FROTA AUTOMOBILISTICA NO MUNICIPIO DE PORTO VELHO PERÍODO 2005  A 2014

Projeto de pesquisa apresentado no Curso de Pós Graduação em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental, como requisito avaliativo da Disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, ministrada pela Prof(a) Msc. Sâmia de Oliveira Brito Freire.

PORTO VELHO

2015


SUMÁRIO

1       INTRODUÇÃO.....        04

1.1    TEMA        03

1.2    DELIMITAÇÃO DO TEMA        03

1.3    PROBLEMA DE PESQUISA        03

1.4    QUESTÕES A INVESTIGAR        03

1.5    HIPOTESES        04

1.6    OBJETIVOS        04

1.6.1 Objetivo Geral        04

1.6.2 Objetivos Específicos        04

1.7    JUSTIFICATIVA.............................................................................................04

2       REFERENCIAL TEÓRICO        05

3       METODOLOGIA DA PESQUISA        05

4       CRONOGRAMA        06

          REFERÊNCIAS        06


1 INTRODUÇÃO

A pressão exercida pelos governos e ambientalistas, quanto à conscientização da sociedade perante os efeitos da degradação ambiental e das exigências do mercado internacional, as empresas vêm adotando uma postura mais responsável sobre o meio ambiente, elas preocupam-se cada vez mais em conciliar o desenvolvimento econômico com o desenvolvimento ambiental. Hoje, as novas concepções de gestão empresarial têm como princípio estabelecer uma política de qualidade ambiental, colocando a atividade industrial em foco para a promoção de um real desenvolvimento sustentável (Rovere, 2001).

Diante deste cenário surgem normas, leis e certificações, que forçam e incentivam as organizações a adotar políticas de controle, preservação e recuperação ambiental. A legislação ambiental brasileira prevê o uso de Auditorias Ambientais como instrumentos de políticas públicas, para controle e monitoramento de empresas que exercem atividades potencialmente poluidoras, como petrolíferas, indústrias químicas e mineradoras. Além dos casos previstos em lei, há as empresas que buscam as certificações através de normatizações, como a série ISO (Internacional Organization for Standartization).

Os países membros desta organização adotam a norma como compulsória, com o objetivo de combater a degradação ambiental. Dentre estas normas está a ISO 19011, que trata especificamente das Auditorias Ambientais. Atualmente a Auditoria Ambiental é vista pelo ambiente empresarial não apenas como meio para verificar se as empresas estão cumprindo a legislação ambiental, mas também como forma de verificar se os objetivos de gestão estão sendo alcançados (Oliveira et al 2007). 2 As auditorias ambientais figuram dentre as oportunidades geradas pela temática ambiental no ambiente corporativo, e frente a isto os peritos e auditores ambientais, podem estar inserido.

As fabricas e montadores de automóveis com todos os avanços de pesquisas tecnológicas ainda fazem carros com teor poluentes haja vista que os veículos usam a gasolina e, a queima deste tipo de combustível torna se altamente prejudicial à camada de ozônio, a queima da gasolina diária emite gazes altamente poluentes, esses gases diário contribuem para o aumento no buraco da camada de ozônio.

A pressão do mercado nacional é internacional contribuem para que veículos desenvolvidos para rodarem com água, por exemplo, sejam projetados, em razão desta pressão as fabricas de automóveis mundial continuam fabricando veículos na sua maioria a gasolina.

Os veículos automotores a gasolina, álcool e diesel vem ao longo dos anos sofrendo alguns ajustes nos componentes de queima de combustível, com a intenção de diminuir a poluição, segundo as pesquisas feita pelo Ministério do Meio Ambiente essas medidas trouxeram um beneficio diminuição dos gases poluentes em até “ 52.1% mesmo com o aumento da frota nacional”

Estudo realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e parceiros mostra uma diminuição constante das emissões de poluentes por veículos automotores nos últimos 10 anos: mesmo com o aumento de 100% da frota de veículos automotores entre 2002 e 2012, o levantamento registra redução da emissão de poluentes como monóxido de carbono (CO), com queda de 52,1%, e hidrocarbonetos não metano (NMHC), que caiu 45,1% no período (veja quadro abaixo).

Os dados estão no Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários 2013, que está disponível no site do Ministério do Meio Ambiente. O trabalho tem como base as emissões atmosféricas do ano de 2012, e apresenta um quadro completo do total de poluentes emitidos no Brasil pelo transporte rodoviário, incluindo automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas.

 

Mesmo com esta boa noticia informado nas pesquisas do Ministério do meio ambiente, o ideal neste quesito ainda esta no futuro, com pesquisas consistentes e governos mais comprometidos, a realidade nos Estados e Municípios de médio e grande porte podem esta muito a quem do mínimo necessário no quesito preservação do meio ambiente, esses fatos podem ser facilmente observados no cotidiano das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (298.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com