TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Renascentista

Por:   •  11/11/2015  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

Arquitetura Renascentista

O estilo Renascentista predominou no continente europeu ao longo dos séculos XIV, XV e XVI, caracterizado por ser um momento de ruptura do estilo Gótico e entrando no Renascimento.

Foi um período onde os arquitetos adotam um estilo individual, influenciados pelo Classicismo e em sua vertente arquitetônica, considerados como os modelos perfeitos das Artes e da própria vida.

É também um momento em que tudo que pertencia ao mundo antigos dos gregos e romanos era aproveitado na concepção arquitetônica renascentista, a busca da Beleza mais perfeita, a disposição ordenada dos elementos de um prédio, a tradução da esfera das ideias nas linhas dos edifícios, os arcos de volta-perfeita, a influência da composição formal da Natureza, vista como modelo de perfeição, a singeleza das obras, a forte presença dos aspectos humanistas, a utilização sistemática da perspectiva, entre outros elementos.

Neste momento artístico as Artes se revelam esferas livres, agindo por conta própria; assim, a escultura e a pintura atuam independentemente da arquitetura. Basicamente ela se enraíza em dois alicerces importantes – o Classicismo e o Humanismo. Embora este estilo não tenha se libertado completamente das concepções e costumes da Era Medieval, ele busca incessantemente o desligamento da arte medieval.

As principais edificações deste período são igrejas, residências particulares, que tomam grande importância como no caso da Villa Rotonda, projetada por Andrea Palladio, fortalezas que assumiam um papel bélico, entre outras.

O arquiteto mais conhecido desta época é o italiano Filippo Brunelleschi (1377-1446) que projetou a catedral de Florença fazendo uma combinação de elementos clássicos com o método gótico de construção, dando assim início a um estilo novo e promissor. Ao projetar a capela Pazzi, também em Florença, Brunelleschi utiliza a Seção Áurea, que faz com que todo o conjunto esteja em harmonia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com