TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso dos brises na arquitetura brasileira

Por:   •  29/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 3

O USO DOS BRISES NA ARQUITETURA BRASILEIRA

Os brises são utilizados para barrar os raios solares antes de chegar na fachada reduzindo assim o calor dentro do ambiente. Comparando com outros meios de proteção solar, os brises oferecem mais benefícios com relação ao controle térmico, iluminação natural adequada e ventilação. É um elemento de uso externo às fachadas. (BONAFÉ, 1999 -2016)

Para haver uma boa aplicação é necessária uma avaliação com relação a orientação solar do projeto e definir qual o horário que se deseja proteger. Considerar também a luminosidade, ventilação, visibilidade, custos de aquisição e manutenção. Outros aspectos precisam ser considerados como o peso e a estrutura de fixação. (BONAFÉ, 1999 -2016)

Os brises podem ser pré-fabricados, fabricados sob medida ou moldados in loco. São classificados por diversos aspectos, resultando em ampla variedade de soluções. As categorizações mais comuns se dão pela tipologia de suas lâminas (verticais, horizontais ou mistas), pela sua mobilidade (fixa ou móvel) e pelo acabamento (liso ou perfurado). (BONAFÉ, 1999 -2016)

Os brises podem ser fabricados em aço, concreto, madeira, tela, vidro, policarbonato, painéis fotovoltaicos, painéis prismáticos e outros. A escolha ideal para o projeto vai depender da necessidade e condições do investimento do cliente, além também de questões estéticas. (BONAFÉ, 1999 -2016)

O uso do brise garante impacto significativo em quesitos de eficiência energética e desempenho térmico e luminoso e pode melhorar a classificação sustentável das construções, por isso pode ser considerado como um componente sustentável. (BONAFÉ, 1999 -2016)

Ele visa o conforto térmico do usuário, das condições de luz natural e redução da carga térmica nas edificações, tendo impacto significativo na melhoria do desempenho da edificação e, portanto, nas condições de conforto ambiental. (BONAFÉ, 1999 -2016)

O custo do brise para implantação é um pouco elevado, mais devemos levar em consideração a redução do consumo de energia e o bem-estar das pessoas, garantindo uma boa produtividade do trabalhador e aprendizagem de alunos, por exemplo. (BONAFÉ, 1999 -2016)

Podemos então fazer uma análise de suas vantagens e desvantagens:

Vantagens

Redução da carga térmica

Desempenho térmico e luminoso

Economia de energia

Permite ventilação e visibilidade

Desvantagens

Manutenção difícil das lâminas móveis

Limpeza complicada

Custo elevado comparado a outras soluções da categoria

Na arquitetura brasileira, as soluções mais usuais de brises são aquelas moldadas em concreto ou argamassa armada, com lâminas horizontais, verticais ou combinadas — bem como cobogós e elementos vazados em cerâmica, muito comuns no início do modernismo no Brasil. A valorização dessa solução passou a caracterizar a arquitetura nacional com forte repercussão internacional, em função da influência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com