TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura e Urbanismo Integral – Urbanismo

Por:   •  19/11/2016  •  Resenha  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Karoline Pereira

Arquitetura e Urbanismo Integral – Urbanismo

Turma I

FICHAMENTO DE AULA

(PAG. 61 À 86)

Belo Horizonte

2016

ROBERT OWEN (1771 – 1858)

Robert Owen foi uma importante figura no primeiro socialismo europeu e viveu os problemas da nascente sociedade industrial. Trabalhou em fábricas de fiação e contribuiu bastante para o aprimoramento de técnicas de tecelagem.

Pôs em prática reformas social após observar de perto a miséria do proletariado industrial, propondo a redução das horas de trabalho, no melhoramento do habitat e a prática da escolaridade obrigatória para os trabalhadores.

Segundo Owen, a educação era necessária ao homem que queria dominar a máquina e explorar as possibilidades da revolução industrial, sendo assim, acabou contribuindo para a melhoria do rendimento individual.

Owen tinha um modelo de estabelecimento ideal, higiênico, ordenado e criador, que eram pequenas comunidades semi-rurais de 500 a 3 000 indivíduos, federadas entre si.

Sua análise do liberalismo econômico e suas propostas de reforma ficam na origem do trade-unionismo e da teoria do socialismo de Estado.

Para ele o homem era uma organização composta recursos corporais e intelectuais, experimentando necessidades ou inclinações físicas e morais, sensações, sentimentos e convicções. Estes fatos tornam-se o meio de formar um novo caráter para a espécie humana (o homem se torna racional).

Chega o momento em que se deve haver uma mudança: haverá uma só linguagem e uma só nação. As grandes invenções modernas, os melhoramentos progressivos e o progresso contínuo das ciências e das artes, estão destinados a destruir a pobreza, a imoralidade e a miséria.

Para um estabelecimento modelo deveria existir várias cidadezinhas (núcleos), e cada uma dessas teriam seu próprio governo. Ocupariam todos os seus habitantes em diversas funções para produzir e conservar variados produtos, E forneceriam para as crianças uma educação adequada.

Esses núcleos devem ser: num plano quadriculado; os edifícios públicos situados no centro; vazios destinados ao lazer e a prática de exercícios; arborizados; espaços verdes isolando a indústria; educação adequada para transformar radicalmente o comportamento dos desfavorecidos; uma prospecção de terrenos para selecionar os locais propícios à instalação de agricultura e indústrias.

Esse plano permitirá que a população se suprima e que possua bem-estar e em resumo, será o meio de aumentar em mais de dez vezes a força e o poder político do país em que for adotado.

CHARLES FOURIER (1772-1837)

 A construção global de Fourier tem origem numa impiedosa crítica da sociedade e de sua economia. Para ele, a civilização só poderia ser ultrapassada por uma reestruturação radical, que, para desenvolver a produção, libertar-se do pauperismo e realizar o homem total, deverá pôr em prática a associação e a cooperação.

Foi o autor do modelo mais detalhado do pré-urbanismo progressista: a falange.

No falanstério (falange), se diz que a associação nasceria do estado das coisas, numa cidade construída sobre regime de garantia sensitiva quanto à beleza e à salubridade.

Criticou a sociedade e a espacialidade do século XIX e planejou uma nova concepção social, espacial e econômica.

Charles Fourier dividiu a história em alguns períodos, detalhando, em suas obras o 4°, o 5° e o 6° período.

  • O 4° período foi a “distribuição bárbara”, que eram as grandes cidades europeias do século XIX.
  • O 5° período era a “distribuição civilizada”, onde houve importantes intervenções urbanísticas direcionadas à abertura de praças, parques e jardins. Foi conhecido com o modo simplista.
  • O 6° período apareceu como um “regime de garantia”, que frisava num plano geral de salubridade e embelezamento aperfeiçoando a sociedade.

Desde modo, Fourier pensou em um detalhamento de cidade para o 6° período. Constituída por 03 anéis concêntricos, o autor propôs que no 1° anel seria a cidade central, no 2° anel estariam as grandes fábricas, e no 3° anel se instalariam as avenidas e o subúrbio. Entre esses anéis teriam faixas de jardins ou plantações, e as casas iriam dispor de 50% construção e 50% jardim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com