TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Cidades Caminháveis

Por:   •  12/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 2

Cidades Caminháveis

CONCEITUAÇÃO DO TEMA

• Como os autores(as) definem ou explicam a temática?

As cidades evoluíram durantes os séculos com a chegada da tecnologia e o transporte foi essencial para que o caminhar, que era a principal forma de deslocamento, fosse cada vez mais excluído no espaço urbano. Visando os efeitos negativos, as intervenções em grande escala e focadas no trânsito, resultado de uma cultura urbana carrocrata.

O estudo foi relacionado à caminhabilidade e estrutura urbana, com o objetivo de identificar as relações do espaço urbano nos deslocamentos pedonais.

As principais pesquisar da autora, foram feitas através do bairro da Torre, localizado na porção noroeste da cidade de João Pessoa, capital do nordeste brasileiro.

• Quais são os principais apontamentos feito pelos autores(as)? (destaque no mínimo 4 tópicos)

1. Benefícios do caminhar:

Andar a pé oferece múltiplos benefícios para os pedestres, a sociedade e a cidade, como melhoria na qualidade de vida, redução dos custos de transporte, redução de impactos ambientais, maior oferta de equidade de acessos às atividades urbanas, além de que, economicamente, o valor dos investimentos em infraestrutura para os pedestres é inferior aos valores demandados pelos outros modais. A presença dos pedestres nas ruas também influência na sensação de segurança e na atratividade dos espaços públicos.

“O desenvolvimento de estilos de vida dependente de automóveis contribui para o declínio das atividades físicas e o aumento da obesidade.”

2. 5Ds:

Denominado “Travel Behavior and the 3Ds”, no qual a influência da estrutura urbana no padrão de viagens é analisada através de características/dimensões que começam, em inglês, com a letra “D”. Cervero e Kockelman definiram as principais dimensões da estrutura urbana como sendo: Density (densidade), Diversity (diversidade) e Design (desenho urbano). Posteriormente, Ewing e Cervero (2001, 2010) adicionaram outras duas dimensões, formando o modelo “5Ds”, e obtiveram resultados significativos em seus estudos, são elas: Destination accessibility (acessibilidade ao destino) e Distance to transit (distância ao transporte público). Utilizamos o termo “5Ds” para se referir a estas variáveis da estrutura urbana, descritas a seguir. Cada D pode ser caracterizada através de variáveis internas.

• São apresentados estudos de casos ou aplicações da temática do texto? Caso sim, quais são (no máximo apresentar sobre 3 casos)? Caso não tenha estudo de exemplo, existem projetos relacionados ao tema que podemos considerar?

Ana Margarita Larrañaga Uriarte (2012) que estudou a relação entre a estrutura urbana e viagens a pé na cidade de Porto Alegre – RS:

O estudo foi feito através de pesquisas e foram identificadas diferentes percepções, confirmando que características individuais dos entrevistados podem influenciar na mensuração da caminhabilidade. Permite concluir que bairros que apresentam uso do solo misto, estimulam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com