TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estradas .

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.548 Palavras (23 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 23

Introdução:

Com o âmbito no desenvolvimento econômico, social, industrial, e cultural, a criação de estradas, tornou-se fundamental para o progresso, com a era da informação vivemos ligados 24 horas, e com isso precisamos estar em vários lugares ao mesmo tempo, e com isso as estradas são fundamentais para que isso ocorra.

O objetivo desta pesquisa é mostrar os tipos e conceitos de estradas e seus componentes e a importância do Plano Nacional de Viação, a classificação de das rodovias e os tipos de transportes .

1. Estradas.

É uma faixa do terreno sistematizada para a circulação de veículos, cada estrada possui características que dependem da sua utilização, da localização, das condições do terreno, bem como dos próprios recursos financeiros empregados.

São um meio de conectar dois ou mais lugares, de modo a facilitar a comunicação e integração regional.

Quase sempre geram uma melhoria na qualidade de vida de seus arredores, seja na área da saúde, trabalho, ou até mesmo aumentando a liberdade de acesso das populações.

Suas construções devem seguir normas técnicas e se proceder da maneira mais econômica possível.

2. Terraplanagem ou Terraplenagem.

É encher de terra os vãos de um terreno para ele ficar plano. Consiste em uma técnica usada no âmbito da construção civil, remete para processos de aplanar ou alisar um determinado terreno, onde muitas vezes a terra em excesso é removida para lugares onde há menos terra.

Este processo é muito comum em diversas construções.

Os principais serviços de terraplanagem foram efetuados pelos Babilonios e Egípcios. Nos dias de hoje, a terraplanagem é utilizada em projetos topográficos (como barragens, prédios, aeroportos, estradas e etc.) e é efetuada por maquinas eficientes.

As construções de uma estrada de rodagem, de uma ferrovia de um aeroporto, exigem a execução de serviços de terraplanagem prévios, regularizando o terreno natural, em obediência ao projeto.

Na antiguidade, os movimentos de terra executados eram feitos manualmente ou com ajuda de animais que carregavam ou rebocavam instrumentos.

Terraplanagem Manual:

Até o aparecimento dos equipamentos mecânicos e mesmo depois, a movimentação das terras era feita pelo homen, utilizando ferramentas tradicionais, como pá e picaretas para o corte, carroças ou vagonetes com tração animal para o transporte.

Terraplanagem Mecânica:

Os equipamentos mecânicos, surgiram em conseguencia do desenvolvimento tecnológico, apesar de apresentarem elevado custo de aquisição, tornaram competitivo o preço do movimento de terras, em razão de sua alta produtividade.

A) Requer grandes investimentos em equipamentos.

B) Exige serviços relacionados racionalmente planejados e executados o que só pode ser conseguido através de empresas de alto padrão de eficiência.

C) Reduzir substancialmente a mão de obra empregada, mas por outro lado provoca a especialização profissional e, consequentemente, melhor remuneração.

D) Permitir a movimentação de grandes volumes de terras em prazos curtos, graças à eficiência de operação e, sobretudo, pela grande velocidade no transporte, o que leva a preços unitários extremamente baixos, apesar do custo elevado dos equipamentos.

Na execução de quaisquer serviço de terraplanagem, podem-se distinguir quatro operações básicas que ocorrem em sequencia, ou, as vezes, com simultaneidade.

A) Escavação

B) Carga do material escavado.

C) Transporte.

D) Descarga e espalhamento.

3. Drenagem.

É o sistema de tubagem interligados que permite expulsar os líquidos pluviais ou de outro tipo. A drenagem consiste no controle das águas a fim de se evitar danos à estrada construída.

Efetua-se este controle por meio da interceptação, captação, condução e desague em local adequado das águas que:

A) Existem no subleito.

B) Penetram por infiltração no pavimento.

C) Precipitam-se sobre o corpo estradal.

D) Chegam através dos talvegues aos aterros.

É desenvolvido em 2 fases, sendo a primeira de anteprojeto e a segunda de projeto propriamente dito, que consiste basicamente em:

A) Concepção dos dispositivos de drenagem que comporão o projeto.

B) Dimensionamento das estruturas de drenagem.

C) Execução de notas de serviço dos diversos dispositivos que compõem o projeto de drenagem, onde estejam identificados as localizações, tipos, tamanhos e extensões das obras.

Drenagem Superficial

O sistema de drenagem superficial tem por objetivo a captação ou a interceptação e remoção das águas precipitadas, sobre as estradas e áreas adjacentes, que resta superficialmente. A água superficial é a água que resta de uma chuva após serem deduzidas as perdas por evaporação e por infiltração.

Devem ser removidas ou conduzidas para fora do corpo estradal, ou para locais apropriados de desague seguro, para evitar a sua acumulação na estrada, bem como visando proporcionar estabilidade aos maciços de terra que constituem a infra – estrutura e não causar erosão nos terrenos marginais.

O sistema de drenagem superficial compõe os seguintes dispositivos:

A) Valeta de proteção de corte.

B) Valeta de proteção do aterro.

C) Sarjeta de corte.

D) Sarjeta e meio-fio de aterro.

E) Sarjeta de canteiro central e de banquetas.

F) Transposição de segmentos de sarjeta.

G) Saída e descida d’água em talude.

H) Dissipador de energia.

I) Bueiro de Greide

J) Caixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (592.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com