TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções Expansivas

Por:   •  3/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 6

1. Quais papéis um administrador desempenha em uma organização? Como esses papéis variam de acordo do administrador com o nível organizacional?

Os papeis interpessoais – os administradores também desempenham os papéis de chefe, líder e contato.

Papeis informacionais – os administradores desempenham papéis informacionais ao: controlar o fluxo de informações; disseminar informação para outras pessoas e servir como porta-vozes para pessoas de fora da sua organização.

Papeis decisórios – ao desempenhar o papel de tomadores de decisão, os administradores agem como empreendedores; administradores de conflitos, distribuidores de recursos e negociadores.

O atual cenário global tem nos levado a vários questionamentos a respeito do papel do administrador neste novo milênio que se inicia. As mudanças organizacionais ocorrem com o mesmo dinamismo com que a sociedade muda radicalmente seus comportamentos diante de certas circunstâncias e a única certeza que temos é que a mudança vai ser constante.

O eixo central destas abordagens girava em torno da seguinte questão: quais as expectativas para os próximos anos em termos do ambiente de negócios, das novas configurações organizacionais e do perfil do gestor frente a estas transformações.

• 2. Quais são as habilidades necessárias para ser um administrador? Qual é a relação entre estas e o nível em que o administrador atua na organização?

Habilidades conceituais, humanas e técnicas.

A habilidade conceitual está ligada ao nível estratégico, a humana ao nível tático e a técnica ao nível operacional.

dkfnqwkefkwhfkçjsahfkjçhfkçjadsfhsfçdhflwebnçiugferwç;htpoesuitrçdofhdsufe

Para Marcelo gerir o Departamento de Novos Produtos da Eletromecânica Paraíso é necessário uma mudança de sua maneira matemática e concreta para uma mais humana e flexível. Dado que ele vai conduzir uma equipe de 30 funcionários é de suma importância manter relacionamentos interpessoais favoráveis que facilitem comunicação laboral. Inicialmente ao gerir uma área, Marcelo deve ter uma visão sistêmica e global da empresa, estar ciente do objetivo que almeja e saber utilizar os recursos disponíveis mediante a melhor estratégia para alcançar de forma mais rápida e eficiente os resultados esperados.

Pode- se dizer que ele estará propenso a resolver problemas, não somente operacionais como também humanos, portanto seria ideal se aperfeiçoar, com ajuda de profissionais, sobre a psicologia do trabalho e organizacional. Somado ao seu conhecimento específico, Marcelo terá um bom começo em seu novo cargo.

EXERCÍCIOS HABILIDADES DE UM ADMINISTRADOR

• Visto que Márcia trabalha na empresa a dois anos, pode se considerar que está apta para o novo cargo. Para ter certeza disso, Márcia deverá ter conhecimento dos processos de gerência da área financeira, deve saber captar e utilizar, de maneira eficaz, os recursos financeiros de forma a alcançar os objetivos da Intertech, os quais ela já deve estar ciente devido ao tempo trabalha na empresa. A área financeira é responsável por funções como avaliação e controle do desempenho da empresa em termos de rentabilidade, equilíbrio financeiro e risco, como também definir políticas de investimento, produzir relatórios e documentos contábeis que traduzam a situação econômica e patrimonial, entre outras.

• Para enfrentar os novos desafios da função Márcia deverá possuir habilidades técnicas a nível operacional, aonde terá que ter capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos da sua área específica. Além disso, habilidades humanas a nível intermediário (tático), aonde terá relacionamentos interpessoais que vão envolver a convivência e o (estratégico), aonde Márcia estará sob alta direção da empresa analisando todos os processos e técnicas aplicadas, de modo que esteja ciente de todas etapas construídas e por quem são construídas podendo interferir com ideias e conceitos com o propósito de otimizar o serviço.

• Uma administradora competente deve possuir conhecimento (saber), estando sempre informada e atualizada sobre os conteúdos de sua área. Deve possuir habilidades (saber fazer), uma visão pessoal capaz de encontrar maneiras práticas de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações. Além de ter atitude (saber fazer acontecer), pois o comportamento ativo e proativo que determinará a realização das ações, mediante o espírito empreendedor e de equipe. Paralelamente com as habilidades conceituais, humanas e técnicas vai ser possível obter o sucesso profissional.

EXERCÍCIO AS DIFICULDADES DE ROBERTO:

É evidente o que está acontecendo com Roberto quando foi pautado sua dificuldade em lidar com pessoas, não saber explicar nem treinar ou argumentar e não ter paciência com subordinados, contudo possui muito conhecimento técnico e é um dos melhores em solucionar problemas. Logo conclui-se que o funcionário em questão é pretensioso pois apesar das déficits citadas acima ele visa ser promovido a gerente da equipe.

Inicialmente para Roberto progredir na empresa é necessário que ocorra o empenho dele no união de seus conhecimentos com habilidades e atitudes. Portanto, não basta ele equacionar problemas caso não consiga lidar com a equipe que está inserido. Em vista disso, Roberto deve melhorar sua comunicação, integrar-se do espírito de liderança como também de empreendedorismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com