TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política Fiscal Expansiva e Política Fiscal Contracionista

Por:   •  29/6/2020  •  Resenha  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

A política fiscal são as ações disponíveis para que o governo realize o controle dos gastos, monitoramento e arrecadação para a movimentação da economia de um país. Essas arrecadações podem ser divididas em impostos diretos, indiretos e taxas e contribuições. O primeiro se refere aos valores relacionados diretamente a uma determinada renda, o segundo são inclusos aos preços de produtos e serviços e o último é um tributo aplicado baseado em um serviço específico realizado pelo poder público.

A política fiscal pode ser dividida em Política Fiscal Expansiva e Política Fiscal Contracionista, sendo que caso opte pela política Fiscal Expansiva, ele deve diminuir os impostos e aumentar os gastos do governo, implicando diretamente no não endividamento do governo. Isso implica na renda agregada da população pois a política Fiscal Expansiva induz no consumo de produtos e serviços, sendo possível maior fluxo econômico e acesso da população a tais produtos.

Já a Política Monetária é o controle exercido pelo governo sobre a moeda na economia, afim de realizar um controle dos preços do sistema econômico do país. Caso a taxa Selic aumente gradativamente durante 3 trimestres de 3,25%a.a para 5%a.a. o governo estará aplicando uma Política Monetária Expansiva, visto que o aumento da taxa Selic contribui para o aumento da oferta da moeda.

Existe também a Política Cambial, a qual se refere ao controle do governo em relação às taxas de câmbio, isto é, está política é aplicada entre a moeda nacional diante da moeda internacional. Esta política pode ser considerada fixa ou flexível sendo a Fixa determinada pela autoridade competente e a mesma se mantém fixa em uma base de moeda estrangeira, já a do tipo flexível é estabelecida conforme o mercado é movimentado. Quanto maior o valor determinado para a política cambial, maior será a inflação, portanto, a política cambial pode controlar a inflação com a redução do valor estabelecido de câmbio.

Um país pode ter desenvolvimento e crescimento econômico, sendo o crescimento econômico baseado no aumento na capacidade produtiva de uma determinada economia e medido através do PIB (Produto Interno Bruto) e o desenvolvimento econômico é este crescimento combinado com a qualidade de vida da população que se dá através da distribuição de renda equilibrada e acesso à serviços de saúde e bem estar, e é medido através do IDH (índice de Desenvolvimento Humano). Diante disso, não há desenvolvimento econômico em um local sem crescimento econômico, visto que o primeiro depende do segundo para ser considerado realmente desenvolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com