TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Materiais de construção

Por:   •  13/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

RELATORIO

Materiais da Construção Civil I

Professor(a): Miranda de Sousa

Aluno:

José Ramalho Rodrigues Pinheiro

Engenharia Civil 4° Semestre

Quixadá - Ce 25 Setembro de 2017


APRESENTAÇÃO

Atendendo a solicitação do professor, Evangelista Miranda de Sousa, da disciplina materiais da construção civil I, apresento a seguir o relatório da visita técnica feita na ultima segunda feira 18 de Setembro de 2017 a empresa LIBRA - LIGAS DO BRASIL S.A 

A LIBRA foi constituída em 24 de abril de 1986, tendo como atividade a produção de ligas ferrosa a base de silício, utilizando um forno elétrico a arco submerso de 15 MVA (mega volt-ampere). Tendo como missão,  fornecer matérias primas e serviços de alta qualidade as industrias nacionais e internacionais de modo lucrativo, utilizando recursos naturais existentes e alta tecnologia propiciando interiorização do desenvolvimento regional em harmonia com meio ambiente.

OBJETIVO  

Observa os materiais primários da construção civil    

Conhecer as atividades desenvolvidas na empresa

Observa produção do ferro silício e suas ligas


DESENVOLVIMENTO

Fomos recepcionados pelo sr. Antonio, Técnico em segurança do trabalho e também membro da CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes). Fomos para uma sala onde foi nos passados todo o processo da empresa desde a sua criação e qual a sua principal função, depois a gente foi visitar a empresa em si, onde conhecemos suas instalações, passamos pela ETA (estação de tratamento de água) na qual funciona dentro da própria empresa, em seguida visitamos o estoque de carvão mineral que servi em alguns momentos para abastecer o forno.

A empresa tem sua própria substação, pois seu consumo de energia é muito alto e passa de 1 milhão de reais. Com isso a sua energia vem direto da chel.

Visitamos também o setor de produção e monitoramento do forno, o setor de monitoramento e produção e comandado por um profissional especializado que de lá comanda a quantidade de material que vai até o forno e o funcionamento do forno. Também vimos o material depois que sai do forno e colocado em bacias e resfriado depois de resfriado ele passa por um processo de britagem e sai no tamanho escolhido.

QUARTZO

Quartzo é considerado o mineral mais abundante existente na terra. Sua forma mais conhecida são as de cristais de quartzo, semelhantes a pedaços de vidros quebrados. As pedras de quartzo são compostas principalmente de Dióxido de silício (SiO2), estando presente em todos os tipos de formações rochosas do planeta, sejam igneas, metamórficas ou sedimentares.

O quartzo é considerado um dos minerais comuns mais resistentes, com  um alto grau de dureza, ficando atrás apenas de minerais raros como diamante e o topázio.

HEMATITA

É um mineral muito comum, sendo o principal constituinte do minério de ferro, possui brilho metálico e coloração preta, cinza, marrom, marrom a vermelhado ou vermelho. A hematita ocorre em rochas igneas, metamórficas, sedimentares, como granitos, sienitos, traquitos,  andesitos, hematita quartzo ( em camada com grandeespessura) e ambiente hidrotermal, é um mineral de formula  quimica Óxido de ferro III, (Fe2O2), sendo constituída por 70% de ferro e 30% de Óxigenio.

CARVÃO

O carvão mineral, que possui cor preta, é uma rocha sedimentar de origem fóssil (formato de partir da sedimentação de resíduos orgânicos, em condições especificas). Ele é encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre e extraído pelo sistema de mineração. O carvão ao ser queimado, libera altas quantidades de energia, por isso é ainda muito usado em usinas termoelétricas e indústrias de siderurgia. O carvão mineral é composto por: carbono (grande parte), Oxigênio, hidrogênio, enxofre e cinzas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (596.2 Kb)   docx (507.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com