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As Questões Estética

Por:   •  22/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.798 Palavras (16 Páginas)  •  1.119 Visualizações

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1-Uma das perspectivas da estética contemporânea enfatiza a arte como criação, sem a necessidade de referência direta à natureza, mas principalmente como originalidade. Assim, pode-se afirmar que

D-Essa perspectiva é corroborada pelo movimento romântico

2- É possível afirmar que a arte aparece como imitação da natureza com mais ênfase em alguns gêneros de pintura, tal como

D-o academicismo

modernismo modulo 2

1É característica do projeto da modernidade

A- o objetivo da emancipação humana através da razão e da ciência objetiva

2-Entre os fatores que levaram ao declínio das expectativas em relação ao projeto da modernidade, podemos citar

D-a persistência de conflitos bélicos, desigualdade social e pobreza crescente

3-No início dos anos 20, Mies van der Rohe vê a arquitetura como a "vontade da época concebida em termos espaciais", numa postura convergente com Walter Gropius e Le Corbusier que resultaria

B- no surgimento da estética da era da máquina, correspondendo ao período heróico da arquitetura moderna

4-O “espírito novo, o espírito da construção e da síntese guiado por uma clara concepção…” anunciava Le Corbusier pela revista “L’Espirit Nouveau” no início do século XX, propondo os princípios da estética da arquitetura moderna, que implicariam

A- a fusão da racionalidade e do purismo a partir da lógica geométrica das formas puras

5- modernidade, do período entre a primeira e segunda guerras mundiais, surgia a partir de necessidades diretamente relacionadas ao contexto social de então. Entre elas estão

I. a reconstrução das economias e cidades destruídas.

II. enfrentar o descontentamento político associado às mudanças sociais associadas ao crescimento urbano- industrial descontrolado.

III. assumir a necessidade de uma nova estética para a cidade.

D As afirmações I e II estão corretas

6- Sobre a estética proposta pela arquitetura moderna pode-se afirmar que

C-corresponde a uma necessidade de reconstrução urbana sobre novos fundamentos no período após a primeira guerra mundial

PÓS MODERNO modulo 3

A crítica e superação do projeto moderno se consolida na expressão “O mal-estar na civilização”, expressão que da nome a uma das obras de Freud por volta de 1920. Na obra, o autor argumenta que mesmo com todo progresso técnico e cientifico o homem não se tornou mais feliz. Os resultados da racionalidade, da ciência e da tecnologia aplicadas à destruição e ao genocídio na segunda guerra mundial vieram corroborar tal constatação. Assim, pode-se afirmar que

I. o projeto moderno abriu mão do reducionismo, das teorias totalizantes e propostas universais ligadas à noção de verdade absoluta

II. no projeto moderno a inevitabilidade do progresso da humanidade foi uma das premissas fundamentais

III. o questionamento do projeto moderno se refletiu nas propostas dos CIAM ainda na década de 1950

E Apenas as afirmações II e III estão corretas

A contraposição ao projeto moderno refletiu-se de forma ampla a partir da pluralidade de críticas e posições. As discussões incorporavam a questão sobre responsabilidade social do arquiteto e variavam entre atitudes de indiferença, resignação, reformismo e crítica radical, resultando no pluralismo de soluções estéticas. A questão do corpo estava presente na problemática da perda da escala humana nos projetos arquitetônicos e urbanos. O lugar, conceito fundamental para a geografia humana, era incorporado a partir das relações entre o corpo, a situação e a constituição das identidades na cidade, agora admitida enquanto artefato cultural. A partir disso pode-se afirmar que

I. enquanto os modernistas propunham uma ruptura radical com a história, os seus sucessores passam a admitir o retorno a ela, seja copiando, citando ou reinterpretando suas referências

II. trata-se, portanto, de uma continuidade de propostas, pois tanto modernos quanto pós-modernos mantinham sua crença no progresso científico como solução dos problemas humanos

III. a idéia de uma arquitetura como síntese das propostas de solução dos problemas sociais continuou na agenda dos arquitetos da pós-modernidade a partir da renúncia ao historicismo

A Apenas a afirmação I está correta

modulo 4

1Cada vez mais passa a se evidenciar uma correlação entre a cidade pós-industrial e suas novas imposições como condição para a consolidação de uma nova agenda estética. David Harvey entende a condição pós-moderna como uma ruptura com o ideário da modernidade: trata-se de um novo conjunto de ideias que se opõe frontalmente aos planos urbanos de grande escala baseados na racionalidade e eficiência, a partir do funcionalismo moderno. Admite-se agora que o tecido urbano seja necessariamente fragmentado, uma sobreposição de formas passadas e presentes, uma colagem que atende de maneira parcial e efêmera, necessidades e usos também parciais e efêmeros. Assim, pode-se afirmar que, para David Harvey

I. a pós-modernidade admite a visão da metrópole como totalidade e a utilização de modelos de planejamento de larga escala.

II. na cidade pós-industrial, surge uma estética voltada para a diversidade de posições, propostas e formas, admitindo a visão do processo urbano como algo incontrolável e caótico.

III. a pós-modernidade busca uma ordem racional fundamentada na aplicação dos princípios da Carta de Atenas.

B-Apenas a afirmação II está correta

2-Contrariando mais uma vez o idealismo moderno, os novos profissionais ligados à pós-modernidade cedem aos gostos e símbolos mais comuns e familiares, utilizando-se de uma linguagem arquitetônica e estilística menos sofisticada, mais

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