TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Regras de Vias

Por:   •  12/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

Aula 05/10

 Goya- Ele não se fecha em um único movimento e nem eu um único estilo, ele alterna o estilo artístico durante a carreira. Goya tem uma variedade tão grande de temática que impressiona, pois ele trabalha bem em temas diferentes. É o pintor oficial da corte Espanhola. Faz retratos de temas históricos contemporâneos, e também faz muitas criticas a sociedade espanhola, e algumas vezes ele é quase levado à forca. Ele era muito sarcástico e não tinha medo disso. Ele também principalmente como gravador (de gravuras), tem uma técnica excepcional, são as três series de gravuras que o Goya vai fazer:

  1. Tauromaquia, que são as corridas de touro, as touradas. Ele utiliza a técnica da ponta seca e a da agua forte. A da ponta seca é para conseguir mais detalhes. E a agua forte para conseguir cores fortes e únicas. Ele mistura duas técnicas difíceis.
  2. Caprichos, é uma critica a sociedade espanhola de um modo geral, à igreja na Espanha, e aos árbitros femininos para agarrar o marido. Ele era contra, ele abominava mulheres que só ficavam tentando conquistar os homens.
  3. (Ele não falou)

Uma das obras de acontecimento histórico do Goya mais conhecidas, é  a obra Os fuzilamentos de 8 de maio de 1808. Isso é, os soldados napoleônicos invadem a Espanha, conquistam Madrid e vai entrar um grupo de rebeldes de Madrid, que vão tentar  tomar o poder de novo e o exercito napoleônico que era extremamente preparado consegue dominar a situação. E no dia 8 de maio de 1808 nos arredores de Madrid eles matam todos os rebeldes, fuzilam sequencialmente todos os rebeldes, que dura até a noite.

Goya não coloca nenhum rosto dos soldados franceses, somente das vitimas. Pois ele não quer que as pessoas se sensibilizem com o rosto dos soldados franceses acreditando que eles eram humanos.

Arte Realista Séc.XIX

 O que vai substituir o Romantismo em plena metade do século XIX é o Realismo, por volta de 1830,1840 está começando a arte realista, que vai durar pelo menos 50 anos, ou seja, até cerca de 1880.

  Há dois estilos que sempre caracterizamos muito claramente: Arte Realista do século 19, e a Arte Expressionista na Alemanha, pois Realista é uma palavra que a gente usa no discurso de arte “Isso é Realista”, “Isso não é Realista” tem um período especifico que eles se autodenominam realistas. Mas porque o Realismo aparece na época em que temos um romantismo todo idealizado, todo sonhado, imaginado? Pois acontece uma situação muito peculiar na Europa, primeiro a revolução industrial, que as pessoas saem do campo e vão pra cidade para arrumar emprego, ou seja, as fabricas começam a se mecanizar. As pessoas que vem do campo para  a grande cidade vão ficar sem emprego em lugares como Paris e Londres. Há imagens do período, ou seja, acabou de ser inventada a fotografia, então terá pobreza, desemprego e superpopulação. Como consequência terá uma serie de revoltas populares.

Duas coisas foram muito importantes, a invenção da fotografia (1836), porém na década de 50 ela já está popularizada. A fotografia demorou muito tempo para ser vista como arte, por ser uma técnica reprodutível, as pessoas tem certo preconceito.

  Charge de Daumier– Nadar era um fotografo muito conhecido em Paris e ele está em cima de um dos balões do Santos Dummond e foi o primeiro a tirar foto aérea. E na charge ele aparece em cima do balão em Paris tirando foto do que está embaixo e aparece uma serie de fotógrafos, tirando um sarro sobre a quantidade de estúdios de fotografia que já existia em Paris na metade do século 19. Provavelmente substituindo os pintores miniaturistas de retrato. Então terá a popularização da imprensa. Já tem escola desde o século 19, pois o funcionário tem que seguir regras, e para seguir regras tem que ser por escrito. Se a pessoa não sabe ler não tem como saber as regras, então ai começa a alfabetização. Logo as pessoas vão ficar mais conscientes, e publicando mais, assim, popularizando a imprensa.

As características principais da Arte Realista:

1.Condições de trabalhadores de campo e cidade, a vida desse trabalhador é mais na cidade do que no campo, então vai ter uma denuncia social a condição de vida do trabalhador.

2.Questões políticas e morais vai ser o desenvolvimento da charge e do cartoon, no século 19 há inúmeras charges tirando sarro de politico, da sociedade.

3.Quando tem paisagem ou retrato as pinturas são naturalistas, sem exageros e sem idealização.

O que é a escola de Barbizon? Foi um grupo de artistas que não concordando com o ensino da escola de Belas Artes, eles se refugiam na periferia de Paris num vilarejo chamado Barbizon e cria uma nova escola de leitura. E alí teremos um dos principais pintores, o Millet, que vai estar trabalhando com a temática rural, talvez seja o que mais trabalha com a temática rural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com