TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações Humanas

Por:   •  5/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

EMENTA

Após a conclusão desta disciplina, o aluno estará capacitado a observar as relações humanas que ocorrem nos espaços construídos, permitindo que ele possa aplicar esse conhecimento em soluções plásticas que envolvam tanto a forma como as funções de bem estar inerentes ao espaço no processo de concepção projetual. A metodologia a ser utilizada para conduzi-lo a este objetivo é promover a análise do comportamento sócio espacial humano, avaliar a pós ocupação dos ambientes construídos, sem esquecer dos conceitos de mobilidade e acessibilidade, os quais priorizam o usuário e suas necessidades. A disciplina será composta da alternância entre aulas dialogadas e debates assistidos. A avaliação será realizada por meio de análises e estudos de caso, que deverão contemplar os conteúdos da disciplina, bem como suas leituras.

OBJETIVOS

Projetar espaços arquitetônicos que acolham o usuário, garantindo o atendimento de demandas do comportamento sócio espacial humano.

Elaborar avaliação pós- ocupação, considerando as necessidades do usuário e viabilizando a participação deste no processo.

Empregar procedimentos de acessibilidade e mobilidade na concepção arquitetônica, adequando as necessidades do usuário.

Solucionar espacialmente as necessidades do usuário, relacionando as condicionantes tecnológicas e de vivência.

Projetar espaços que considerem as necessidades humanas, resumindo princípios da percepção espacial.

CONTEÚDOS

1. Teoria da percepção e psicologia ambiental. Contexto social, cultural, histórico e econômico. Contexto e a apreensão espacial humana. Analogias formais na arquitetura e urbanismo. Analogias funcionais na arquitetura e urbanismo.

2. Forma arquitetônica. Introdução à teoria da Gestalt. Forma e Gestalt: ordenamento e estruturação, figura e fundo, tema e campo temático, formas e horizontes, unidades ou totalidades figurais. Arquitetura e Gestalt.

3. Forma bidimensional e tridimensional. Forma e simbologia. Percepção do usuário e compreensão espacial. Estruturação formal, técnica e metodológica do espaço. Estruturação formal versus percepção da forma.

4. Espaço vivido: vivência, permanência, necessidades, subjetividade e cotidiano. Espaço construído: tecnicismo, geometria, métrica, projeto técnico, construção civil. "Espaço vivido" versus "espaço construído".

5. Usuário, ambiente construído e aspectos simbólicos da percepção espacial: equilíbrio; configuração; forma arquitetônica; cheios e vazios; luz; cor; movimento; dinâmica; expressão. Teorias acerca da leitura de símbolos urbanos e arquitetônicos.

6. Espaço urbano e complexidade espacial. Territorialidade urbanística: simbolismos, conflitos sócio espaciais, construção de sentidos, as "práticas ordinárias do espaço", vivências, percepções e apropriações.

7. Lugar: conceituação. Lugar: entendimento sociológico e antropológico. Lugar: desde o Genius Loci até a cidade espetáculo. Lugar versus não lugar. Lugar, memória e símbolos arquitetônicos e urbanísticos.

8. Memória do lugar: estaticidade do espaço, dinâmica urbana, especulação imobiliária, gentrificação, caminhos, marcos visuais, pontos nodais, limites, bairros. Espaços de passagem. Ilhas sociais. Cidade contemporânea.

9. Topologia: circuitos; valores; qualidades do lugar; utilização e apreensão do espaço. Toponímia: reconstruções históricas; relações socioculturais; imaginário; significações e ressignificações do lugar.

10.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com