TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Sete Irmãs de Stalin ou As Sete Irmãs

Por:   •  26/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 3

As Sete Irmãs de Stalin ou As Sete Irmãs

Sete Prédios situados em Moscou, que foram erguidos do final da década de 40 e início dos anos 50. Stalin planejou 8 arranha-céus, e fez somente 7 em função da crise financeira. E suas funções variam de universidades, hotel e moradia. O estilo Clássico soviético ou Gótico Stalinista, que tem como referências os Arranhas Céus Americanos, as catedrais Góticas, e misturas de elementos barrocos nas torres do Kremlim.

Metabolismo Japonês

O Movimento Metabolista surgido no Japão em meados da década de 1960 do século XX teve como um de seus grandes idealizadores o arquiteto Kenzo Tange que, a partir de um olhar atento à crise concernente à falta de territórios para a expansão das megalópoles japonesas, buscava através da arquitetura, das grandes infraestruturas, dos grandes recursos de engenharia e de um ideal de intervenção em megaescala, respostas projetuais possíveis.

O conceito "metabolista" considerava que edifícios e espaços urbanos estariam sujeitos às mesmas lógicas do crescimento natural e biológico que agenciavam os organismos vivos.

Características da condição urbana daquele momento histórico pós-Segunda-Guerra incluiam a recuperação econômica e a rápida modernização e capitalização das grandes cidades e um processo de reação à ineficácia dos métodos de planejamento urbano tradicional diante da caoticidade dos sistemas urbanos.

Kenzo Tange e Le Corbusier tiveram uma proximidade, e disso, houve uma transferência de influências deste último e paralelamente da ideologia do Estilo Internacional para os arquitetos Metabolistas. relativo distanciamento das obras japonesas do metabolismo diante do modernismo europeu, principalmente levando em conta a interpenetração de conceitos da arquitetura moderna com elementos da cultura tradicional japonesa.

As soluções geométricas japonesas eram mais declaradas e dotadas de uma proposta de ordenação estrutural muito mais rigorosa. Apesar da influência da cultura ocidental no oriente, seja na economia ou nos hábitos locais, os projetos japoneses avançaram no que se refere a uma visão mais dinâmica de sociedade, operada por mecanismos capazes de gerenciar o constante desenvolvimento, evolução e mutação dos sistemas sociais e urbanos.

Alguns dos principais arquitetos deste movimento eram: Kiyonori Kikutake, Kisho Kurokawa, Masato Otaka, Fumihico Maki e Noburu Kawazoe. Não seria exagero considerar que o Metabolismo foi um dos momentos mais relevantes na evolução da arquitetura japonesa do século XX, notadamente em função da elaboração de projetos que articulavam problemas complexos através de uma apropriação tecnológica surpreendente.

A Exposição Universal de Osaka em 1970 foi um evento crucial para dar mais visibilidade para o pensamento e as propostas Metabolistas. Era composto por grelhas treliçadas obtidas com juntas articuladas e tubos de aço pré-fabricados rapidamente encaixáveis. A Exposição Universal de Osaka pode ser considerada, assim como outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com