TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas Analíticas no Design

Por:   •  13/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA-IESA

FACULDADE DeVry/ MARTHA FALCÃO

MANAUS - AMAZONAS

2017

TÉCNICAS ANÁLITICAS NO DESIGN

Trabalho do curso de Design de Interiores apresentado à coordenação tecnólogo da Faculdade Martha Falcão como parte dos requisitos para obtenção de nota avaliativa na disciplina METODOLOGIA DO DESIGN –

MANAUS - AMAZONAS

2017

INTRODUÇÃO

No âmbito econômico, o conhecimento tem sido o fator essencial para a inovação. Os ambientes empresariais cada vez mais competitivos, desse modo as organizações precisam buscar melhorias em seu desempenho na inovação. Com base nisso elas precisam utilizar técnicas e ferramentas para se manterem competitivas no mercado, melhorar a eficiência e reduzir custos. E uma dessas técnicas é a analítica, que em prol de melhorar a eficiência, pode ter um vislumbre dos possíveis resultados de um projeto simulando cenários e valores das variáveis de um projeto.

O sucesso de um processo de inovação se dá pelo uso de métodos e técnicas, as quais representam um fator essencial. Tais técnicas, metodologias e ferramentas ajudam as organizações a se adaptarem as circunstâncias e enfrentarem desafios de mercado de forma sistemática.

Uma das técnicas usadas é a analítica, que são aplicadas no gerenciamento de projetos e tem por função prever possíveis variações de projetos ou variáveis ambientais e suas relações com outras variáveis.

Exemplos:

  • Análise de regressão
  • Análise de tendência
  • Análise de Casual Raiz
  • Análise de reservas
  • Método do caminho crítico
  • Método da corrente crítica

Análise Casual Raiz

Usa técnicas de diagrama para identificar as relações entre causa e efeito, também conhecido como diagrama de espinha de peixe ou diagrama de Ishkawa.

É composta por 6 etapas:

1. Identificar o problema;

2. Selecionar uma equipe interdisciplinar baseado no conhecimento requerido para determinar as causas do problema;

3. Desenhar a caixa do problema e a seta principal;

4. Especificar as principais categorias (Básicas: Pessoal, Método, Material, Equipamento, Medidas e Ambiente.

5. Identificar as causas relacionadas para cada categoria (Ordem aleatória, importância, sequencial);

6. Identificar ações corretivas.

Análise de Reservas:

A análise de reservas é a avaliação das reservas de custos e prazos a serem alocados para contingências caso algum problema ocorra futuramente no projeto.

No início do projeto, considera-se os riscos identificados e sua probabilidade e impacto para determinar o valor a ser adicionado no orçamento e o aumento na duração prevista do projeto para contingências.

Uma maneira simples de calcular a reserva de contingências é determinar o percentual em relação ao custo e ao prazo total de uma fase ou do projeto como um todo. Esse percentual deve se determinado baseando-se na sua análise qualitativa e quantitativa dos riscos.

Durante o projeto, a análise de reservas compara a quantidade residual de reservas (o quanto ainda não foi usado da contingência inicial alocada) com a quantidade de risco restante a fim de determinar se as reservas restantes são suficientes.

Análise de Tendências

A análise de tendências e variação é usada para comparar o real com o planejado.

Para controlar os riscos de forma efetiva é necessário simular como o projeto se comportará baseando-se na tendência atual. É usada para monitoramento e controle de riscos.

As tendências da execução do projeto devem ser revisadas usando os dados de desempenho. A análise de valor agregado e outros métodos de análise das tendências e da variação do projeto podem ser usados para monitorar o desempenho geral do projeto. Os resultados dessas análises podem prever os possíveis desvios do projeto no término em relação ao custo alvo. Os desvios em relação ao plano de linha de base podem indicar o impacto potencial de ameaças ou oportunidades.

Método do caminho crítico

O Método do caminho crítico identifica a sequência de atividades na qual, caso uma delas atrase, todo o projeto estará atrasado, em outras palavras, a sequências das atividades que não tem folga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com