TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa - ATPS Organização de Computadores

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.355 Palavras (18 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Negócios e Tecnologias da informação (FACNET)

Caic Souza Passos: 8408119661

Gabriela Pamela Gomes: 8408987123

Leonardo Silva Barros: 8409120574

Victor Bonifácio: 8410133183

Atividade avaliativa-ATPS

Organização de computadores

Professor: Daniel Santos

 

                                                                                                            25 de Abril de 2014                                      

                                                      Brasília-DF

Relatório 3 – Características de Processamento

3.1 – Principais tipos de processadores disponíveis no mercado.

Atualmente o mercado de tecnologia abrange uma grande quantidade de processadores, tendo em vista processadores de múltiplos cores, single core, e os econômicos.

 Os de múltiplos cores, são os, Core 2 Quad, Core 2 Duo, Core Duo e Pentium Dual Core, no caso dos fabricados pela Intel e Phenon x4, Phenon x3, Phenon x2 e Athlon x2 no caso da AMD, ordenados do mais moderno para o mais ultrapassado. Esses processadores são mais caros, mas oferecem uma performance superior, tendo em vista que a sua memória cache são maiores, a sua frequência de operação é maior também, fora o fato de operar com vários cores, ou seja, você tem dois processadores ou mais em apenas um único chip de processador. 

Os processadores single core, como o Core 2 Solo , o Core Solo, o Pentium D e o Pentium IV no lado da Intel e o Athlon 32 ou 64 no lado da AMD, são processadores voltados para o mercado médio, ou seja, esses por si já não são tão caros quanto os de múltiplos cores, e não são tão rápidos ou modernos. Mas ainda são muito superiores aos processadores econômicos. 

Já os econômicos, são representados pela linha Celeron da Intel ou Sempron da AMD, esses são processadores baratos, com baixo índice de desempenho. São os processadores empregados naqueles micros de até R$ 1.000,00. 

         Múltiplos cores                                                       Single core[pic 2][pic 3]

                           

                                                                                                 

                                        Econômicos                              

                               [pic 4]

3.2 Considerações sobre o tipo ideal de processador.

Várias pessoas ao montar uma máquina tem uma certa dúvida sobre qual processador deve comprar para colocar na máquina. Muitas pessoas não sabem qual processador inserir na máquina devido ao medo de não compatibilidade entre o pc e o processador, pois não se pode colocar qual quer tipo de processador em determinada máquina.  [pic 5]

Antes de saber qual é o processador certo para sua máquina, deve-se se levar em conta vários fatores, tais como: Núcleo, Hertz e memória cache. O núcleo permite que você consiga efetuar mais rápido seus dados, informações e dentre outros, assim te auxiliando no processamento do seu computador, como por exemplo: 1 núcleo 1 processador, 2 núcleos 2 processadores, tendo como exemplo também o:  

Dual core, o core 2 duo e o Pentium D tem 2 núcleos. 
Dual core = 2 núcleos = 2 processadores 
Já os Celeron, Athlon.. Tem só um núcleo.

Hertz é uma unidade de frequência, usada por processadores, memória RAM e até TVs e monitores. A sigla é Hz e significa ciclos por segundo. No caso dos processadores, a velocidade é medida em Hz. Ciclos por segundo podem ser entendidos como instruções por segundo. 1Hz quer dizer 1 instrução por segundo, MHz (Mega-hertz) quer dizer milhões de instruções por segundo e assim por diante. Os processadores atuais estão na casa dos GHz (Giga-hertz), o que significam bilhões de instruções por segundo. [pic 6]

Memória Cache, é a área de armazenamento temporário do browser. Quando o utilizador visita uma página Web, é automaticamente armazenada uma cópia dessa página na cache do computador, ou seja numa directoria existente no disco duro. Se o utilizador volta à página que visitou recentemente, o browser pode ir lê-la à cache em vez de ir ao servidor original na Internet, poupando tempo e recursos de rede. Assim aumentando o alto desempenho que vai auxiliar o processador nas suas atividades, aumentando o desenvolvimento dele.

 Portanto para saber determinadamente qual o processador deve ser utilizado para sua máquina, deve-se obter o conhecimento dessas composições que se encontram no processador. Mas nem toda maquina irá suportar um bom processador, pois para que você coloca um com processador em sua máquina deve-se primeiro adquirir hardware compatível com o seu processador.

3.3 Considerações sobre a tecnologia multicores.

A palavra multicores é definido para processadores que tenham mais de um núcleo. Esse tipo

de tecnologia consiste em tratar os núcleos de um processador como se cada um fosse um processador diferente, com seus próprios recursos de execução. Na maioria dos casos, cada unidade possui o seu próprio cache e pode processar várias instruções simultaneamente. Adicionar novos núcleos de processamento a um processador possibilita que as instruções das aplicações sejam executadas em paralelo em vez de serialmente, como ocorre apenas com um único núcleo. Sistemas que possuem apenas um núcleo, suas funções de multitarefa podem ultrapassar a capacidade da CPU, o que resulta em queda no desempenho enquanto as operações aguardam a serem processadas. Para uma total utilização do poder de processamento oferecido pelo Multicores, as aplicações devem ser escritas usando intensivamente o conceito de thread, que significa Linha ou Encadeamento de execução. [pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (621.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com