TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades de engenharia

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

              [pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead

engenharia de produção

elizabeth alves de souza RA-257062010-N1engta

                                      Atividade

Engenharia e Técnologia

                .......................................................................................................................

                                               Guarulhos

                                                   2014

                             Energias Renováveis

        Energia renovável,é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade regeneração (renovação),nunca se esgotam.

Exemplos disto são:

  • Energia solar:

Como o nome já diz proveniente do sol(energia térmica e luminosa).Está energia captada por painéis solares,formados por células fotovoltávies e transformadas em energia elétrica ou mecânica.Tendo como vantagem de não poluir o meio ambiente e não acaba,por isso considerada fonte de energia limpa e renovável.

  • Energia eólica(dos ventos):

Está energia é captada pelos ventos,desde a antiguidade este tipo de energia era utlizada pelo homem,principalmente nas embarcações e moinhos,atualmente pouco utilizada ,porém ainda sim considerada uma importante fonte de energia por se tratar de fonte limpa( não gera poluição e não agride o meio ambiente).

Ela é gerada através de grandes turbinas (aerogeradores)em formato de cata vento,são colocados em locais abertos e com boas quantidades de ventos ,através de um gerador  o movimento destas turbinas geram energia elétrica.

  • Biomassa:

Biomassa ou Massa biológica,é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno,ela é capaz de gerar gases que são transformados em usinas específicas em energias.

As vantagens como fonte de energia renovável é ,boa opção energética e gera baixa quantidade poluente.A geração da enrgia através da biomassa pode contribuir para diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.

  • Energia geotérmica:

Também conhecida como geotermal,é aquela que através de calor proveniente do interior da terra.Esse calor é transformado na usina geotérmica em eletricidade.Suas vantagens são por ser renovável e limpa, pois gera baixo indices de poluição no meio ambiente.Pode ser obtida através das rochas,secas quentes,rochas umidas e vapor quente.

  • Energia hidraúlica:

Origina-se  na água que gira as turbinas da usina hidrelétrica gerando energia.As vantagens são que não ocorrem poluição de água,baixissíma emissão de gases do efeito estufa.Desvantagens que a construção de uma usina hidrelétrica gera alto impacto ambiental,alagando regiões e fazendo com que haja deslocamento da população do local.

  • Maremotriz:

A enrgia que vem de ondas de mares e oceanos,gerado apartir de potencial enrgético contido no fundo das marés,é renovável,limpa e alternativa para os países que não podem gerar energia de outros recursos naturais e renováveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com