TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Este Trabalho Apresenta uma Análise da Biblioteca Pública de Ceuta

Por:   •  23/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 7

BIBIOTECA PÚBLICA DE CEUTA

Alexia Campos Desto¹
Grégory Alves Braga²

 Anna Karolynne Rodrigues Oliveira³

Kesia de Souza Correia4

 Prof.ª Eveline Costa5

RESUMO:

           Este trabalho apresenta uma análise da Biblioteca Pública de Ceuta, projetada pelo escritório Paredes Poderosa Arquitectos, é considerado a obra que salvou as ruinas medievais da cidade situando-se acima do sitio medieval Merini do século XIV em uma encosta íngreme, trazendo em seu interior as rochas da época com transparência e comunicação visual, criando um tipo de centro de interpretações arqueológicas além dos demais espaços culturais, evidenciando uso da topografia irregular do local.


RESUMEN:

         This paper presents an analysis of Ceuta Public Library, designed by the office walls Powerful Architects, is considered the work that saved the city's medieval ruins reaching above the medieval site Merini fourteenth century on a steep slope, bringing inside the the time rocks with transparency and visual communication, creating a kind of center of archaeological interpretations in addition to other cultural venues, showing use of irregular topography of the site.

  1. INTRODUÇÃO:

Com uma população de 77.389 habitantes uma área de 18,5 km², a cidade de Ceuta, Espanha, é caracterizada por um terreno limitado e estreito, o ambiente torna-se difícil para trabalhar onde se predomina pequenas casas e jardins.

 Localizado ao norte da África, no final, que pertence à Espanha, a cidade desfruta a ambiguidade de sempre pertencem a dois extremos: dois continentes e dois mares, o Mediterrâneo e Atlântico.

 Sua localização estratégica ao longo da história da cidade torna-se um emblema digno de ser preservado sendo uma cidade autónoma de Espanha situada na margem africana, até em 1989 exista uma única biblioteca na cidade porém a mesma era conhecida como um centro de informação e cultura aberta para toda população, com o rápido crescimento demográfico teve a necessidade incluir uma nova biblioteca pública, atendo as característica da cidade com caráter multicultural e importante deficiências educacionais.

A cidade tinha com preocupação não criar somente um espaço público para população, mas também trazer o benéfico de um centro moderno, que pode complementar o serviço público, onde a biblioteca assume o papel de biblioteca central voltada para criação de uma rede de pontos de serviço, criada para atender toda a cidade.

Para a escolha do projeto da biblioteca da cidade Ceuta, foi analisado mais de 200 inscrições de 25 países e 14 obras finalistas, foi selecionado da firma espanhola Paredes Pedrosa Arquitetos projeto foi considerado uma intervenção capaz de estabelecer uma convivência perfeita com programa público contemporâneo e construir um novo lugar onde a dualidade de dentro para fora é mantido ao longo do tempo.

O projeto é localizado dentro de um sitio medieval Merini, tendo um terreno íngreme onde foi incorporado nos seus ambientes interiores um centro arqueológico, na intenção de unificar os espaços existem ao projeto, onde as rochas se destacam pela iluminação natural que reflete nas suas paredes brancas, a edificação segue o curso do traçado urbano, com um volume compacto que se encaixe na topografia, sempre garantindo a transparência e a comunicação visual entre os espaços da biblioteca e o centro arqueológico

  1. OBJETIVOS:

2.1 OBJETIVO GERAL:

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. METODOLOGIA:

Este estudo é de natureza descritiva e do tipo qualitativo, a pesquisa qualitativa com relação aos objetivos e quanto aos procedimentos técnicos é pesquisa bibliográfica, procurando o há publicado sobre a biblioteca da cidade Ceuta.

Segundo Menezes (2001, p. 20) a pesquisa qualitativa:

“[...] considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.”

Lakatos (1990, p.66) define os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica:

“A pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundárias, abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico etc., até meios de comunicação orais: rádio, gravações em fita magnética e áudio visuais: filmes e televisão. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferências seguidas de debate que tenham sido transcritos por alguma forma, querem publicadas, quer gravadas.”

Para atender o objetivo, a pesquisa foi realizada através de consultas a diversos livros e artigos, com a intenção de analisar a da biblioteca da cidade Ceuta de vários pontos de vista.

  1. BIBLIOTECA PUBLICA DE CEUTAS
  1. CONTEXTO HISTÓRICO

        A proposta origina-se do lugar: uma topografia muito acentuada em um entorno urbano compacto da cidade de  Ceuta, encravada entre o Mediterrâneo e o Atlântico, no extremo norte da África e sobre a ponta sul da Europa.

        A biblioteca é organizada em uma encosta íngreme situada em um sitio medieval Merini do século XIV, abrangendo nos seus espaços interiores um centro de interpretação arqueológica e encarado como um documento urbano do passado.

O traçado ortogonal desta cidade medieval, ordenada por duas ruas de forte inclinação que organizam a cidade da época Merini, com casas e hortas, poços e pátios, vestígios de pinturas e cerâmicas, esta rotacionado em torno da cidade atual e o ângulo entre ambas determina a geometria das sete torres que suportam a cobertura do depósito e da laje estrutural que o cobre. O valor urbano da cidade muçulmana inclui-se, desta maneira, na estrutura deste novo edifício.

A biblioteca é vista como um volume compacto, com um átrio arqueológico, cercado por terraços de leitura, que garante a transparência e a comunicação visual entre os espaços da biblioteca e o centro arqueológico. Grupos de luminárias suspensas com a mesma geometria triangular indicam a direção das ruas, enfatizando os vestígios em um interior contínuo e abstrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (179.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com