TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Jorn Utzon

Por:   •  20/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

Jorn Utzon

Jorn Utzon nasceu em Copenhague no dia 9 de abril de 1918. Foi um arquiteto dinamarquês, conhecido como um dos mais importantes arquitetos da segunda metade do século XX. Ele se formou pela Real Academia Dinamarquesa de Belas Artes em 1942.

Após a finalização do curso colaborou com os arquitetos suecos Poul Hedquist e Gunnar Asplund, e durante a II Guerra Mundial, passou a integrar o atelier do Mestre Finlandês Alvar Aalto.

Viajou por diversos países em vários continentes, recolhendo elementos que o permitiram formular suas próprias concepções arquitetônicas.

Utzon tornou-se conhecido pelo projeto do Sydney Opera House, na Austrália. E conquistou o Prêmio Pritzker no ano de 2003.

Faleceu em Copenhague no dia 29 de Novembro de 2008, aos 90 anos.

Outras Obras em Destaque: 

1963 – Museu em Silkeborg, Dinamarca.

1964 – Teatro em Zurique, Suíça.

1966 – Centro Urbano de Farum.

1967-76 – Igreja em Bagsvaerd, Copenhague, Dinamarca.

1978 – Parlamento do Kwait.

Sydney Opera House

Sydney Opera House (em português “A casa da Ópera de Sydney”), é um dos edifícios de espetáculo mais marcantes a nível mundial, e um dos símbolos da Austrália, localizada na cidade de Sydney.

A construção foi projetada por Jorn Utzon, teve inicio em 1959. Apesar de o arquiteto ter abandonado o projeto em 1966, por divergências entre ele e seu cliente, o edifício foi inaugurado em 20 de outubro de 1973, e está localizada sobre a Baía de Sydney.

O edifício constituiu uma marca geográfica, na verdadeira acepção da palavra, que colocou a Oceania no mapa mundial. Tem cerca de 1000 divisões, incluindo cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes, seis bares e numerosas lojas de recordações.

Utzon nunca chegou a visitar o edifício, mesmo depois de se ter reconciliado com a Fundação da Ópera de Sydney nos anos 1990. Mais tarde o seu filho Jan, fez a renovação do interior do edifício, aproximando-o mais daquilo que o pai tinha projetado.

        E em 2007 o Edifício da Ópera de Sydney foi inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com