TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINE TEATRO ÓPERA: SUAS TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS

Por:   •  20/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE EDUCACIONAL DE PONTA GROSSA[pic 2]

ARQUITETURA E URBANISMO

CAMILA APARECIDA COSTA FERNANDES

CINE TEATRO ÓPERA: SUAS TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS

[pic 3]

PONTA GROSSA PR

2018

[pic 4]

CAMILA APARECIDA COSTA FERNANDES

CINE TEATRO ÓPERA: SUAS TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS

Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina de Técnicas Retrospectivas, Restauração e Patrimônio Histórico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Educacional de Ponta Grossa – Unopar:

Prof(a): Katlheen Biassio.

PONTA GROSSA PR

2018

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 Antigo Fórum da Comarca de Ponta Grossa        7

Figura 2 Edificío após Restauro        7

Figura 3 Telhas e madeiras comprometidas pela umidade e polo cupim        8

Figura 4 Trabalho de recuperação do telhado e troca das telhas        9

Figura 5 Sala do júri com problemas estruturais na cobertura, que favoreceram a penetração da água por umidade descendente        9

Figura 6 Sala do júri com o teto de estuque  restaurado, também as rachaduras da parede, aguardando a nova pintura        10

Figura 7 Janela de madeira - pintura e estrutura danificadas        10

Figura 8 Janelas de madeira após a recuperação aguardando a nova pintura        11

SUMÁRIO

1- Quais características do Antigo Edifício do Fórum da Comarca de Ponta Grossa justificam seu tombamento?        5

2- Informações referentes ao processo de tombamento do Antigo Fórum. Quais as medidas tomadas em favor da sua conservação e porque foi importante tombar esse imóvel?        5

3- Os proprietários recebem algum tipo de benefício, tais como isenção do pagamento de IPTU ou desconto nas tarifas de energia ou água?        6

4- Organize imagens atuais e compare-as com as antigas que forem encontradas.        6

5- Relação do Antigo Edifício do Fórum da Comarca de Ponta Grossa aos principais fatos históricos da cidade.        12

6- Dados sobre quem foram os proprietários do Antigo Edifício do Fórum de Ponta Grossa/ ou trabalharam no local.        12

REFERÊNCIAS        13

1- Quais características do Antigo Edifício do Fórum da Comarca de Ponta Grossa justificam seu tombamento?

O projeto se deve a Angelo Lopes, a construção a Paulo Ferreira do Valle, a carpintaria a Roberto Amadio e o acabamento externo das fachadas aos mestres Rodolpho Roedel e os irmãos Max e Alberto Wasgrau. Ocupando terreno de esquina, sem recuo das testadas, o edifício ostenta uma fachada trabalhada em massa segundo um vocabulário diversificado, como de praxe no ecletismo em voga na época. Sobre-elevado no nível da rua por um soco, o 1° pavimento, com a fachada tratada à bossagem, é ritmado por sequencia de vãos com arquivolta, destacando-se entrada com grade porta vazada de ferro.

O pavimento superior apresenta sequência dos vãos idêntica à de baixo, mudando porem a forma para retângulos de Cantos curvos. Destacam-se duas janelas rasgadas abertas para as sacadas sobre a entrada e na esquina. O coroamento é feito por cornija denticulada e platibanda ornamentada com baixos- relevos de desenho geométrico. Destacam-se os frontões que interrompem as platibandas: um triangular, pontuando o eixo da entrada do edifício, e os outros três curvos nas extremidades e na esquina.

O ritmo das fachadas é marcado por pilastras, sendo que algumas as percorrem da base à cornija e outras enquadram só os tramos do pavimento superior. São pilastras com caneluras rasas e capitéis toscanos.

No interior destacam-se os detalhes da escadaria e o trabalho de relevo no teto. A arquitetura exprime na materialidade uma afirmação da autoridade e do poder judiciário.

2- Informações referentes ao processo de tombamento do Antigo Fórum. Quais as medidas tomadas em favor da sua conservação e porque foi importante tombar esse imóvel?

Construído em local estratégico do ponto de vista social, econômico e político, foi inaugurado em 1928, o prédio do fórum de Ponta Grossa passando a abrigar o museu em 1983, mas precisou ser transferido do local em 2003 por não estar em boas condições de uso.

Em seguida funciona até o momento como Museu Histórico da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Este tombamento tem como área de influencia a Praça Marechal Floriano Peixoto, destaca-se na paisagem urbana ao preservar suas características originais por meio do estilo arquitetônico eclético que exibe uma fachada com características da época e estar localizado na área histórica da cidade. Tombamento aprovado pelo Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico realizada no dia 26 de semtembro de 1990.

Parte superior do formulário

3- Os proprietários recebem algum tipo de benefício, tais como isenção do pagamento de IPTU ou desconto nas tarifas de energia ou água?

Dado não disponível.

4- Organize imagens atuais e compare-as com as antigas que forem encontradas.

A Figura 1, apresenta-se a fachada Original do edifício. Nas imagens abaixo é possível acompanhar parte do processo de restauração realizado de 2012 até 2016.

Nota-se que as cores originais do edifício não se mantiveram no atual restauro. Em pesquisa realizada, informa que o edifício passou por algumas obras necessárias (por conta da legislação vigente) da instalação de equipamentos de acessibilidade.

Para não descaracterizar os acessos do prédio, sugeriu a instalação provisória de uma plataforma elevatória no acesso lateral, pela Rua Marechal Floriano. Num segundo momento, o prédio deverá ganhar um elevador panorâmico para acesso ao piso superior, bem como outros itens de acessibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (743.7 Kb)   docx (589.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com