TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO O RESTAURO INFLUENCIA NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Por:   •  15/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.766 Palavras (12 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE CAPIXABA DE VILA VELHA

COMO O RESTAURO INFLUENCIA NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO HISTÓRICO

SIQUEIRA, JULYA DALBEM

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo – Multivix / Vila Velha

VILA VELHA

2019

SIQUEIRA, JULYA DALBEM

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo – Multivix / Vila Velha

COMO O RESTAURO INFLUENCIA NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO HISTÓRICO

Projeto de pesquisa apresentado a Matéria de Metodologia de Pesquisa da Faculdade Multivix Vila Velha como Pré-requisito para aprovação na disciplina da professora Laura Paixão.

VILA VELHA

2019

RESUMO

O Patrimônio cultural constitui o testemunho da formação dos povos, é necessário assim a preservação para as futuras gerações, proporcionando a manutenção de sua identidade. É necessário, além da preservação de sua aparência, a garantia de integridade. Para o caso dos patrimônios edificados necessitando de intervenções, devem ser tratados através de projetos de restauração a fim de recuperar o nível satisfatório de desempenho da edificação.

Considerando alguns casos de restauração, o presente trabalho propõe uma metodologia de diagnóstico de como se deve ser a restauração desses edifícios e assim ocasionar uma preocupação para a preservação do mesmo, revelando a sua importância,

 Buscando assim melhores analises e procedimentos para identificação dos problemas e soluções, visando recuperar sua integridade sempre.

A metodologia empregada baseou-se numa pesquisa bibliográfica e textual acerca do assunto, resultando na proposta apresentada que visa assegurar o trabalho de preservação do bem cultural edificado e a transmissão de seus significados para as atuais e futuras gerações.

Palavras-chave: patrimônio cultura; patrimônio; restauração.

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 01 – Catedral de Notre Dame, França.                                  01

FIGURA 02 – Catedral de Notre Dame em chamas, França.                     02

FIGURA 03 – Catedral de Salvador, Brasil.                                         03

FIGURA 04 – interior Catedral de Salvador, Brasil.                             04

FIGURA 05 – Retrato de Viollet-le-Duc                                                05

  1. INTRODUÇÃO –  

Neste trabalho de pesquisa, o tema principal é a preservação do patrimônio cultural. O tema foi escolhido devido aos últimos casos de incidentes que ocorreram em patrimônios históricos, também se justifica a escolha do tema a importância do patrimônio histórico.

Possuindo um valor próprio, considerado relevante para a permanência e para a identidade da cultura de um povo, o patrimônio cultural é o legado que se herda do passado e transmiti ao futuro, a preservação dessas memorias estão diretamente relacionadas à conservação, porem o processo de tombamento nem sempre é garantia de perpetuar essas memórias, que muitas vezes se destroem pela falta de incentivos públicos e privados.

No Brasil, a Constituição Federal afirma que o Poder Público, com a colaboração da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

O patrimônio cultural pode ser classificado como material ou imaterial sendo assim tudo que criamos, valorizamos e queremos preservar. Se abordara neste trabalho os patrimônios materiais, sobretudo de edificações históricas.

Este tema amplo, é apresentado restringindo-se ao estudo do teórico da restauração Viollet-le-Duc. Que será abordado por defender a conservação e a manutenção dos edifícios de modo a evitar a degradação do mesmo e assim manter a história nítida e conservada, e principalmente expor a mesma através da forma física e mais evidente que é a arquitetura.

A presente pesquisa está estruturada em 5(cinco) capítulos, a saber:

Capitulo 1 – Restauro: apresenta-se o contexto sobre a técnica de restauro.

Capitulo 2 – O que é um Patrimônio Histórico: apresenta-se uma explicação da importância do patrimônio.

Capitulo 3 – Catedral de Notre Dame: Aponta-se um pouco da sua importância e relevância.

Capitulo 4 – Catedral de Salvador:  Aponta-se um pouco da sua importância e relevância.

Capitulo 5 – Teóricos: Apresenta-se as metodologias, critérios e técnicas de restauração de monumentos empregadas por Viollet-le-Duc.

2. JUSTIFICATIVA

O tema proposto se justifica pela ocorrência de muitos incidentes em patrimônios históricos, como será citado nesse artigo a Catedral de Notre Dame,o que levou a discussões sobre a influencia da restauração na preservação desses patrimônios principalmente no que tange:

  • Os motivos que levaram a destruição do patrimônio
  • A questão da falta de manutenção correta e os problemas encontrados
  • Os valores atribuídos àquele patrimônio, balizadores para a determinação dos critérios a serem adotados nas tomadas de decisões visando a manutenção e recuperação da integridade do bem.

A importância desse estudo pode ser demonstrada inclusive pela contribuição na ampliação de conhecimento em si da população sobre o patrimônio histórico e o seu enorme valor na sociedade. E com isso ocasionar um aumento na preocupação de todos com a preservação e restauração do patrimônio, evitando quaisquer meios de destruição.

  1. RESTAURO

O Restauro é uma intervenção feita sobre um bem histórico, visando manter sua identidade, seus aspectos característicos de época e sua autenticidade, desenvolvendo-o a uma condição de uso condizente com o original.

Segundo a definição da DIN 31051 é a “Manutenção do estado de funcionalidade ou retorno a este estado”.

Na restauração, devemos preservar as características fundamentais que identifiquem o edifício, que marcam a sua época e o seu estilo construtivo, se atentando-se a fazer o mínimo de mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (463.6 Kb)   docx (524.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com