TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITUAÇÃO DO TEMA: ESCOLA DE ARTES CÊNICAS

Por:   •  26/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO FIAM-FAAM

CÉSAR AUGUSTO SANTOS DE BRITO

ESCOLA DE ARTES CÊNICAS

SÃO PAULO

2015

1. CONCEITUAÇÃO DO TEMA: ESCOLA DE ARTES CÊNICAS

Artes Cênicas são consideradas efêmeras, assim como a própria vida, pois permanecem apenas na memória do público, arte esta que para os artistas são completas pelo simples fato de o objeto de trabalho ser o corpo, mente e alma, arte que se apropria da voz, dos movimentos e emoções.

São formadas por um conjunto de representações performáticas, que abrangem o estudo e prática de toda forma de expressão que precisa ser representada, e são dividas em cinco gêneros: trágico, dramático, cômico, musical e dança, onde cada um complementa o outro.

"Teatro, Música e Dança são conhecidas em conjunto como artes performativas, ou seja, as artes que se desenvolvem por meio da performance, onde o espetáculo depende do corpo, da face, e da apresentação de um indivíduo ou grupo. Diferente das artes plásticas, onde a interação com o artista ocorre através de um objeto físico, a arte performativa é uma arte do espaço.

Estas formas de arte são fundamentais para o convívio social, e sustentam as fundações da cultura e do folclore de muitos povos. Podemos citar no Brasil a importância cultural da chula para os gaúchos, do forró para os nordestinos, do samba para os cariocas, dentre muitas outras. A arte performativa é orgânica, viva e presente enquanto seja lembrada - assim como a valsa Vienense que passou de dança popular para tradição." (Edital do Concurso 003 - Escola de Teatro, Dança e Música do Rio; PROJETAR.ORG, Portal de Concursos para Estudantes de Arquitetura).

O tema escolhido se deu devido ao crescimento dessa profissão, e a procura por instituições qualificadas que possam oferecer o curso e espaços adequados para o desenvolvimento de técnicas de atuação. Levando-se em consideração esses aspectos, é importante analisar que a maioria das Escolas de Artes Cênicas na Cidade de São Paulo, são sempre em edifícios adaptados, tais como: casas, galpões e "shopping centers", e que ao longo do tempo cederam espaço para abrigar este novo uso. Assim sendo, a edificação adaptada não pode oferecer a melhor qualidade de ensino para seus alunos, pois tais adaptações não são suficientes para atender todas as necessidades e demandas do curso.

A instituição e as instalações oferecidas influenciam muito no desenvolvimento e aprendizado dos estudantes, e por isso a proposta de uma nova edificação com apenas esta finalidade; além de espaços específicos para o desenvolvimento das técnicas de atuação, e outros espaços para a integração dos alunos, funcionários e do público como umúnico organismo, que trabalhariam em conjunto para a formação adequada dos ingressos à Escola.

1. A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO E NOVAS TÉCNICAS

A origem das Artes Cênicas deu-se ainda na pré-história, onde possuíam um caráter ritualístico, mas com a evolução do homem, e com a necessidade de novos conhecimentos, passa-se a compreender melhor os fenômenos naturais, e assim, as artes cênicas começam a adquirir características educacionais para os povos que passam a representar suas lendas, e não mais desenhá-las em cavernas.

Já na Grécia Antiga a representação de tragédias e comédias faziam parte de festivais em honra ao Deus Dionísio, onde aparecem neste período as primeiras formas dramáticas que se tem notícia. Representações essas que eram encenadas em praças públicas, assim como em Roma, onde as apresentações teatrais levavam milhares de pessoas as tendas improvisadas, pois até 55 a.C. não havia um espaço permanente para as apresentações.

Cada vez mais populares as encenações, fazia-se necessário um local específico para as apresentações, e com isso o surgimento do primeiro espaço dedicado não apenas para apresentações teatrais, mas para ensaios e ensinamentos das técnicas teatrais; construções ao ar livre, erigidas em encostas para facilitar a distribuição das arquibancadas, formadas pelos seguintes elementos: arquibancada, orquestra, thumelê, proscênio e palco.

Imagem 1: Planta de um Teatro Grego, com suas características.

Com o surgimento do Cristianismo, as Artes Cênicas foram banidas por um período, por serem consideradas pagãs, porém a Igreja da Era Medieval as trouxe novamente como um instrumento de conversão para a população, com encenações da ressurreição de Cristo nas Igrejas e em Praças públicas, que perduraram até o século XVI.

Na Itália, o teatro renascentista recria estruturas cênicas para suas representações, abrindo espaço para o chamado Teatro Humanista, que criavam ambientes e espaços reais ou da história para a apresentação de suas obras. Com isso, o século XVI trouxe um intenso processo de profissionalização de atores e as Companhias teatrais, estes que precisavam de espaços adequados para aprenderem as técnicas das Artes Cênicas, porém restavam-se apenas galpões e espaços desabrigados, que foram adaptados para aprendizagem dessas técnicas.

Sobretudo,no século XVII o teatro começou aexperimentar as grandes evoluções cênicas, onde foram incorporados engenhos e máquinas na infra-estrutura interna do palco, tornando assim os cenários móveis e mais realistas, oferecendo novas possibilidades.

No século XIX as inovações cênicas e a estrutura dos espetáculos teatrais continuaram crescendo, com isso começaram a utilizar o elevador hidráulico e a iluminação, esta que passou por muitas mudanças e experimentações, onde foram substituídos lampiões a óleo de baleia e o querosene pela luz a gás, e depois a iluminação elétrica, usada pela primeira vez no SavoyTheatre de Londres em 1881.

Imagem 2: SavoyTheatre com novo sistema de iluminação.

As cores, cenários, figurinos, objetos e maquiagem começaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com