TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: A Arte Africana e Suas Diversidades

Por:   •  6/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

Tema: A arte africana e suas diversidades.

Justificativa:

A arte africana possui uma disposição que compreende diversas área do conhecimento, porém não teve esse reconhecimento diante de fatos apresentados como: ”O Egito, raramente, relacionado a África, junto com os outros países do Norte do Continente, pertence a chamada África Branca, termo utilizado que deprecia os povos negros que ali vivenciaram antes das apropriações dos persas, gregos e romanos”.

A África antes tomada dos Europeu apresentava a sua divisão em Reinos.

A História foi marcada suntuosamente por eventos como, escravidão, Lei Áurea (1888)...

“Sou Fleury, estudante de medicina na UFRJ. Cheguei no Brasil em 2011 através de um programa de convênio entre o governo brasileiro e o governo do meu país. Fora do Brasil, temos a visão de um país onde os negros têm acesso a todos os patamares. Chegando aqui, a realidade é completamente outra.

[...].

Geograficamente disserta-se, a colonização e a descolonização, o apartheid, o deserto do Saara, Angola onde o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), paisagens naturais.

A África é um continente com grande extensão, tendo sua cultura diversificada, etnia, política.

Na Arte irei abordar fundamentos da diversidade cultural dos povos africanos, mencionando danças, esculturas, máscaras, mitos, pinturas, poesias, teatros.

Finalidade geral:

Apresentar o tema de forma dinâmica, contendo teoria e prática, dando uma maior visibilidade ao contexto atual.

Finalidade específica:

- Dominar a Arte Africana;

- Destacar a pluralidade;

- Possibilitar o conhecimento do folclore e outras manifestações artísticas;

- Apreciar a cultura Africana;

- Indicar delimitações realizadas pelas grandes potências, nas fronteiras que não respeitam a variedade cultural;

- Constatar que a independência da maioria dos países africanos foi dada a partir 1960;

Tese:

Atribuições são realizadas atreladas a arte e religião. Podendo ser dita como “representativa”. Para a criação de ornamentos diários são constantemente utilizadas técnicas simples, destacando uma motivação de sensibilidade. Nas pinturas são admiradas a representatividade humana, ligada valores morais. Artistas africanos em suas esculturas usaram principalmente como matéria prima, bronze, marfim, ouro. Caracterizando espíritos, as máscaras têm um significado místico, sendo utilizada em rituais. Em total segredo na selva são realizadas a moldagem das máscaras, pois assim apresentam maior ligação com o espírito.

Arte e suas formas:

As paredes dos palácios reais, máscaras, adornos corporais, são decorados com pinturas que têm diversas representações como: cenas de caça e guerra…

A escultura é uma importante expressão, a madeira se destaca como um material muito utilizado, juntamente com: tecidos, tintas, pedras, plumas...

História:

Se tem conhecimento das esculturas Nok cultura da Nigéria, 500 d.C.. Agregado com a África Subsariana, a cultura das tribos ocidentais, artigos do Egito antigo, e artesanatos indígenas do sul, apresentam grandiosa importância, para a constituição da arte africana. Reproduzem a natureza, algumas vezes de forma abstrata. Técnicas foram desenvolvidas na África Subsaariana, no século X, como: o trabalho de bronze do Igbo Ukwu, a terracota, metal de Ife|Ile Ife, fundição em bronze, marfim e pedras preciosas, tiveram imensurável prestígio, na parte da África Ocidental.

Arte na modernidade:

A arte africana tradicional possui aspectos que estão sendo usados na atualidade, dentro de um contexto ambos, tradicional e inovação. Avanços tecnológicos que surgem, facilitam a disseminação da inovação.

Arte e religião entrelaçadas:

Os povos africanos, tem uma visão de vida muito simbólica. Todos trabalham juntos para terem uma perpétua harmonia cósmica. Cada indivíduo desempenha o atribuído papel terreno como filosofia fundamental.

Máscaras:

Gelede

São representações simbólicas e expressionistas.

O item que impressionou os museus europeus, por meio da apropriação indevida do legado cultural africano, assim inúmeras vezes se têm desconhecimento do significado simbólico.

Momentaneamente o bailarino interpreta o seu personagem, dando energia para sua plateia. Destacam-se as Epa e as Gueledeé ou Gelede.

Escultura:

Nok do século 6 AC. Nok era uma civilização na Nigéria

Diferentes figuras são representadas em materiais (madeira, vidro, ferro), representando divindades, acontecimentos, alusão a poder (flechas, espadas, móveis. As esculturas de vidro são raras, coloridas, em seu entorno decoradas com figuras de animais.

Tecidos:

Tecido Africano Wax tem um acabamento em cera

Bordados, estampados, lisos. Dão origem as vestes, tendo amplo desenvolvimento, mesclam-se com as técnicas islâmicas, europeias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com