TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeiras Bauhaus

Por:   •  16/3/2016  •  Resenha  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 5

Bauhaus é uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha.Foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.

A escola foi fundada por Walter Gropius em Weimar no ano de 1919. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficinas foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial. A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato e uma academia de artes; o que acabou sendo a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali.

O principal campo de estudo da Bauhaus era a arquitetura (como fica implícito até pelo próprio nome), mas também havia espaço para outras expressões artísticas. Um dos objetivos principais era unir artes, artesanato e tecnologia. A máquina era valorizada, e a produção industrial e o desenho de produtos tinham lugar de destaque.Não se ensinava nada de história na Bauhaus porque se acreditava que tudo deveria ser criado por princípios racionais ao invés de utilizar padrões herdados do passado. Havia uma necessidade de ruptura com o passado para poder estar aberto as novas tecnologias surgidas pela revolução industrial.

Charles-Edouard Jeanneret, mais conhecido por Le Corbusier, nasceu no dia 6 de outubro de 1887 em La Chaux-de-Fonds, Suíça, mas viveu a maior parte da sua vida na França. Foi um arquiteto que constituiu um marco muito importante no desenvolvimento da arquitetura moderna. Com a publicação de Vers une Architecture, em 1923, ele lança as bases do movimento moderno de características funcionalistas, adotando definitivamente o pseudônimo Le Corbusier.

Sua influência estendeu-se principalmente ao urbanismo. Foi um dos primeiros a compreender as transformações que o automóvel exigiria no planejamento urbano.Dedicou todo o seu talento e energia à criação da uma nova e radical forma de expressão arquitetônica, se tornando juntamente com Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Mies van der Rohe, um dos mais importantes arquitetos do século XX.

Como designer, participou da exposição de Paris de 1925, onde apresentou seu mobiliário moderno no Pavillion de L’Espirt Nouveau, juntamente com Thonet.A partir de 1926, passou a desenhar móveis com Pierre Jeanneret, seu irmão e com Charlotte Perriant.Os primeiros projetos, provenientes dessa parceria, eram em tubo de aço e surgiram em 1928 – eram denominados por ele como equipamento de habitação.

Sem dúvida a mais conhecida de suas criações é a Chaise-Longue ( LC4 ), apresentada no Salon d’Automne, em Paris -1929. Esta cadeira é feita de aço cromado e envernizado com molas e a parte inferior revestida por borracha, possui encosto de cabeça de couro preto e apoio para pés de lona bege especial de couro natural castanho escuro aveludado ou preto. Começou a ser fabricada em 1930 pela fábrica Thonet Frères em Paris.

Chaise-Longue ( LC4 ) Chaise-Longue ( LC4 )

Medidas da Chaise-Longue ( LC4 )

Em 1925, surgia uma cadeira que virou ícone do design mundial e também um símbolo do modernismo da década de 20. A cadeira Wassily, inicialmente era chamada de Modelo B3 foi criada pelo designer Marcel Breuer, e ocupava um cargo de chefia na mítica escola de design Bauhaus. Existe uma lenda, no qual dizem que essa cadeira tinha sido projetada para o pintor Wassily Kandisky, mas o projeto era para a Bauhaus mesmo, porém o pintor acabou admirando a cadeira pronta e pediu algumas cópias para o seu ateliê o qual acabou sendo nomeada como cadeira Wassily.

O visual da cadeira, na década de 20 foi inovador e inconfundível. O designer se inspirou no guidão da bicicleta Adler no design da cadeira, criando-a em tubos de aço que pela primeira vez foi desenvolvido tubos que não tinham solda. Os primeiros modelos tinham o acento e o encosto em lona nas cores preta e branca, dizem que havia uma versão popular que utilizava malha de aço. Mais tarde, o designer substitui a lona por couro preto tornando o produto ainda mais luxuoso, apesar de ainda ser comercializada o modelo com lona.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com