TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caderno Introdução ao Projeto Arquitetônico

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

ARQUITETURA E URBANISMO

ANDREZA MARQUES

CLARA DOURADO

LAILA MATTOS

CADERNO

SALVADOR

2013

[pic 2]

ANDREZA MARQUES

CLARA DOURADO

LAILA MATTOS

CADERNO

Relatório de pesquisa apresentado ao

curso de Arquitetura e Urbanismo,  Universidade Salvador

-UNIFACS, como requisito preliminar para obtenção de nota na

 matéria Introdução ao Projeto Arquitetônico, com Najla Ribeiro.

SALVADOR

2013

SUMÁRIO

  • INTRODUÇÃO
  • CONTEITO DO PROJETO
  • PARTIDO ARQUITETONICO
  • LOCALIZAÇÃO

-DIQUE

-ARENA FONTE NOVA

  • HELIOTERMICOO
  • SISTEMA VIARIO
  • FUNCIONOGRAMA
  • PRÉ-DIMENSIONAMENTO
  • ANEXO
  • REFERENCIAS

INTRODUÇÃO

O trabalho tem como intuito detalhar o projeto de um centro de informações para turistas. Projetado para ser instalado no Dique do Tororó em Salvador, em uma área ao lado dos sanitários já existentes no local, um ponto responsável por trazer mais vida para o lugar, algo belo e agradável, uma obra de arte com funcionalidade.

Tem a proposta de chamar atenção dos pedestres. Pensado em um conceito com forma de folha, é agradável e chama a atenção por quem passa ao entorno do Dique.

Para que o projeto fosse pensado, antes foi necessário fazer estudos do solo, estudo heliotérmico, estudo de massa e visitas a campo. Depois desses processos determinamos nosso conceito e partido arquitetônico e então chegamos ao nosso projeto final.

CONCEITO DO PROJETO

Conceito arquitetônico é algo que surge num plano abstrato, logo ao recebermos as orientações sobre o projeto, surgiram varias ideias sobre o que se poderíamos fazer, em que se inspirar, quando resolvemos desenvolver um conceito através das folhas que caiam das arvores do entorno do Dique, e conciliamo-las, as folhas de outono que são encontradas normalmente na Europa, lugar de onde virão bastantes visitantes para o período de inauguração do projeto, a Copa das Confederações. Este conceito foi formado a partir de desenhos que nos ajudou a nos expressar e desenvolver nossas ideias, também imagens, objetos, palavras , tudo que nos sugerisse inspiração.

PARTIDO ARQUITETONICO

O partido arquitetônico foi definido através de esboços do conceito, analisados através de aspectos gerais, tais como: o clima, condições físicas e topográficas do terreno escolhido, seu acessos, publico alvo, fluxo e principalmente a legislação. Após estudarmos estes aspectos tivemos então nosso partido definido, que seria algo que visualmente para quem passasse em seu entorno visse ali uma obra de arte, e principalmente que visse impactante mente uma enorme folha caída ao chão, com aparência de monumento, mais que ao mesmo tempo houvesse ali, uma sensação de conforto, de uma simples folha de outono caída ao chão e surpreendentemente tendo uma funcionalidade, além de ser uma arte.

Funcionalidade está de ser um centro de informações para turista, onde os mesmo poderão além de se informar, também utilizar toaletes ou repousar.

LOCALIZAÇÃO

O centro de informações aos turistas em questão, localizasse no Dique do Toróró, Av. Pres. Costa E Silva, 89-367 - Nazaré Salvador - BA, 40050-115 .Que fica entre os bairros do Tororó e Brotas, com a Fonte Nova na ponta norte do Dique.

A localização do centro deve-se justamente pela proximidade com a Arena Fonte Nova, evidenciando assim a sua funcionalidade de dar informações aos turistas que virão para os jogos da Copa de 2014.

  • UM POUCO SOBRE O DIQUE

“O Dique do Tororó é uma represa construída no século 17, em um vale natural, de 1671. Inicialmente tinha a função de proteção da cidade, contra invasões. A partir do século 19, o Dique começou a ser aterrado para a expansão da cidade, reduzindo consideravelmente seu tamanho.

Hoje é uma área de esporte e lazer bem arborizada. Possui anfiteatro, centros comunitários, pedalinhos, restaurantes, além de doze esculturas de orixás assinadas pelo artista plástico Tati Moreno.

Os orixás representados são Iansã, Nanã, Ogum, Oxalá, Xangô, Iemanjá, Oxum e Oxossi. Os esguichos junto aos orixás, além do efeito decorativo, busca oxigenar a água.”

  • A NOVA FONTE NOVA

“Inaugurado em 28 de janeiro de 1951, o estádio da capital baiana foi utilizado até novembro de 2007 e três anos depois foi demolido. A novíssima Arena Fonte Nova teve as características originais mantidas e ganhou uma cobertura com estrutura metálica leve, além de um restaurante panorâmico e um museu do futebol. O complexo passará a abrigar muito mais do que partidas de futebol: prédios que comportarão estacionamento, shopping, hotéis e uma casa de shows fazem parte do projeto, que seguiu um modelo de parceria público-privada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (573.3 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com