TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campus Universitário da Universidade de Cagliari

Por:   •  10/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

ALLINY EMANUELLE LIMA ALVES - RA: C81341-9

EDIRLEY FERNANDES VIEIRA - RA: C05IDI-0

GUILHERME HENRIQUE NASCIMENTO MATIELLI - RA: C928EB-1

JÉSSICA MIRIAM - RA: C88476-6

MAYARA LIMA - RA: C9040E-7

NORIAKI YAMAZAKI JUNIOR - RA: T82727-2

MEMORIAL DESCRITIVO DE ESTUDO DE CASO

Campus Universitário da Universidade de Cagliari

SOROCABA

2017

1. Introdução

Este estudo de caso visa complementar os estudos de implantação de projeto arquitetônico de habitação coletiva a partir da análise do projeto desenvolvido para o Campus Universitário Viale La Playa, da Universidade de Cagliari, na cidade de Cagliari, capital da Ilha de Sardenha, Itália.

2. Estudo de caso

 

2.1. Informações gerais do projeto

Nome do projeto: Campus Universitário - ERSU
Autor: Paulo Mendes da Rocha
Colaboradores: MMBB Arquitetos e Francesco Deplano
Ano do projeto: 2007
Localização: Antiga Via la Playa, na cidade de Cagliari, Itália
Área do terreno: 40.000 m²
Solicitante: ERSU (Agência Regional do Direito dos Estudantes de Cagliari)
Orçamento: 50 milhões de Euros

2.2. Implantação

O Campus Universitário surgiu da necessidade de construir uma habitação estudantil para a residência dos alunos da Universidade de Cagliari. O local destinado para implantação do projeto, um terreno de 40.000 m² na antiga Via la Playa, entre o centro e zona portuária de Cagliari, está estrategicamente situado entre a estação ferroviária, estação de ônibus e a poucos metros da Via Roma (umas das principais avenidas da cidade).

O projeto original sofreu várias alterações entre aprovações da universidade, da ERSU e Prefeitura de Cagliari. Em uma das alterações foi solicitada a ampliação do projeto para que passasse a atender a residência de 1.000 estudantes. Além de oferecer um campus para habitação de estudantes, o projeto visava tornar-se parte do tecido urbano com serviços importantes tanto para os alunos da universidade, quanto para a população. O projeto poderia ser ampliado futuramente abraçado as áreas da ferrovia, localizada logo ao lado.

O partido arquitetônico do projeto se deu a partir da idéia de separar os diferentes usos do edifício: residência para estudantes, área administrativa e recreação. A partir daí, foi desenvolvido 3 blocos de edificações que abrigam refeitório, auditório, salas de aula e unidade administrativa. Os blocos são interligados por passarelas e passeios. Atendendo ao pedido da ERSU a implantação conta com amplos espaços livres, que só foi possível projetando o estacionamento no subsolo. São 10.000 m² de estacionamento subterrâneo.

O edifício principal, em formato de lâmina, conta com 8 pavimentos sendo 7 deles, destinados aos quartos para estudantes. Cada quarto possui um banheiro, 2 camas e 2 grandes mesas para realização de estudos. As mesas para estudos são separadas da área das camas por uma porta deslizante, mantendo assim a privacidade do aluno, tanto para estudar quanto para descansar. O acesso aos quartos se dá por uma chave-crachá individual que também controla a energia elétrica que o estudante consome. No 5º andar do edifício principal, onde as paredes são envidraçadas, estão localizadas as salas de aula e áreas comuns. O piso térreo é destinado a atividades comerciais (papelaria, farmácia, lojas, etc).

O segundo bloco abriga o auditório e uma grande praça coberta de 2.000 m². Uma parede que divide os dois ambientes pode ser aberta criando uma grande área, que pode ser utilizada para shows e exposições. O edifício também abriga uma cantina/restaurante, com cerca de 600 lugares com vista panorâmica.

O terceiro bloco é destinado a administração da Universidade de Cagliari, que será transferida da antiga unidade para o novo campus.  

        

3. Conclusão

O local de implantação está próximo a uma ferrovia, estação de ônibus e zona portuária. É um local bastante oportuno para a construção de uma habitação estudantil, pois oferece variados meios para mobilidade dos estudantes, além de estar a poucos metros do centro da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com