TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa container

Por:   •  6/3/2017  •  Monografia  •  11.604 Palavras (47 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 47

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA

ENGENHARIA CIVIL

VITOR ALMEIDA BASTOS

BEATRIZ COUTINHO ALMEIDA

CASAS-CONTAINERS:

UMA VIABILIDADE SUSTENTÁVEL DE MORADIA

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

MACAÉ - RJ

2016


VITOR ALMEIDA BASTOS

BEATRIZ COUTINHO ALMEIDA

CASAS-CONTAINERS:

UMA VIABILIDADE SUSTENTÁVEL DE MORADIA.

 

 

   

 

 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Universidade Estácio de Sá (UNESA) como exigência final para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.

 

 

 

Orientador: Professor MSc. Luiz Gomes Ferreira Junior

 

MACAÉ - RJ

2016


VITOR ALMEIDA BASTOS

BEATRIZ COUTINHO ALMEIDA

CASAS-CONTAINERS:

UMA VIABILIDADE SUSTENTÁVEL DE MORADIA.

 

 

   

  

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Universidade Estácio de Sá (UNESA) como exigência final para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.

 

Aprovado em 22 de novembro de 2016

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________________________________

Professor M.Sc. Luiz Gomes Ferreira Junior – UNESA

Orientador

___________________________________________________________________

Professora M.Sc. Maíra de A. Oliveira  – UNESA

___________________________________________________________________

Professor D.Sc. Eurico Huziwara – UNESA


DEDICATÓRIA

POR BEATRIZ

Em primeiro lugar a Deus, que me conduziu até aqui.

À minha família, pela compreensão nos momentos da minha ausência.

A todas as pessoas que contribuíram para mais esta vitória em minha vida.

Em especial ao meu amado filho Vítor Almeida Bastos, que muito me orgulha e que caminhou comigo na elaboração deste trabalho.

Agradeço a todos de todo o meu coração.

POR VITOR

Inicio lembrando que são muitas as reflexões e pensamentos, e ao mesmo tempo, insuficientes para não deixarmos esquecer algumas pessoas. Por esse motivo, agradeço a todos que me ajudaram e contribuíram pra chegar aqui.

A toda a minha família, a minha mãe que está junto comigo nesse trabalho, ao novos amigos que fiz nessa nova graduação, uma experiência incrível e um novo aprendizado e em especial a minha falecida avó que ainda é muito amada e que sempre esteve presente me apoiando e sempre me guiando para o êxito, com sacrifício mas sempre acreditando, e que mesmo após sua partida desse mundo faz total parte da minha vida, minha querida Edy Coutinho Almeida.

Aos professores pelas importantes contribuições ao longo do desenvolvimento desta pesquisa e pelas orientações e reflexões no meu desenvolvimento acadêmico.

Em especial à minha companheira de vida, Djailma Lira, que me dá apoio, amor e vontade de crescer cada dia mais fazendo verdadeiramente parte do meu crescimento como homem, tanto no cunho profissional como no pessoal.

Muito obrigado!

[pic 1]

A verdadeira riqueza está nos labirintos da mente.

Tamiyo, a Sábia da Lua.


RESUMO

O container é conceituado como uma estrutura de aço desenvolvida com a finalidade de transportar mercadorias, constituído de portas e aberturas, a fim de permitir o depósito e retirada dos materiais em seu interior. Geralmente, quando cumpre a sua finalidade inicial, ou seja, após o seu uso contínuo, são descartados no meio ambiente sem quaisquer finalidades. No entanto, esse quadro de descarte tem sido minimizado, haja vista que essas estruturas têm sido recicladas para fins habitacionais em muitos países, principalmente no Brasil. Trata-se o presente estudo de uma Revisão de Literatura, cujo objetivo deste é demonstrar a viabilidade das Casas-Containers como um espaço destinado à moradia residencial. Enfim, conclui-se que no cenário das Edificações Sustentáveis, a utilização dos containers já é uma realidade mundial e nacional, seja nos projetos residenciais, comerciais e demais usos, apresentando-se como um elemento construtivo que cada vez mais ganha notoriedade na construção civil.

 

Palavras-chave: Containers, Reciclagem, Sustentabilidade, Sistema Construtivo.


ABSTRACT

The container is considered as a steel structure developed for the purpose of transporting goods, consisting of doors and openings, in order to allow the deposit and removal of the materials inside. Generally, when it fulfills its initial purpose, or after continuous use, it is discarded in the environment without any purpose. However, this discarding framework has been minimized, since these structures have been recycled for housing purposes in many countries, mainly in Brazil. This is the present study of a Literature Review, whose objective is to demonstrate the viability of Houses-Containers as a space destined to residential housing. Finally, it is concluded that in the scenario of Sustainable Buildings, the use of containers is already a world and national reality, whether in residential, commercial and other projects, presenting itself as a constructive element that increasingly gains notoriety in the construction industry .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83.1 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com