TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Cad

Por:   •  2/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 7

[1]Projeto de  ampliação informática em um escritório de arquitetura: Qual as melhores opções de modernização profissional no mercado1. 

                                                                                         Guilherme T. Mendes Coutinho2        

                                                                                         Andreia Camara3

                                                                                                                                     Ricardo Baquil4

1 DESCRIÇAO DO CASO

                 Atualmente no ramo da construção civil o uso de recursos tecnológicos se tornou algo indispensável para a representar edificações e outros elementos respectivos para a execução  de projetos.

                 Um desses recursos tecnológicos e a utilização de softwares como o AutoCad. Eles sao capazes de substituir o desenho a mão fazendo com que haja uma agilização, tornando o trabalho mais rápido e eficiente sem contar o uso de outras ferramentas como Sketchup ou Revit;

                 Uma das dificuldades encontrada pelos usuários de softwares CAD é a intercambialidade entre os arquivos  que contem  formatos diferentes, sendo que geralmente há uma perda de informações na conversão de padrões desses arquivos, isso dificulta o trabalho em conjunto de escritórios parceiros na execução de projetos complementares. Um outro infortúnio  encontrado para essa intercambialidade de desenhos entre os escritórios é a falta de um padrão  único, pois hoje, cada profissional trabalha com seu próprio padrão de camadas (layers), cores, nomenclaturas de arquivos, diretórios, padrões de penas (impressão) e layout das pranchas de desenho.

                Ronaldo Rodrigues e dono da Acredite Arquitetura Ltda ,um escritório de Arquitetura que executa seus projetos a base do desenho a mão livre, porem se utilizando de terceirizados para a representação de projetos no AutoCad, pois os escritórios parceiros responsáveis por projetos complementares utilizam o Cad e necessitam do projeto arquitetônico no formato DWG,  além das construtoras responsáveis por ter de executar a obra.

              Tendo em vista modernizar seu escritório, Ronaldo resolver  implementar o uso de softwares e outros recursos .Seu escritório e composto por uma secretaria e três arquitetos contando consigo, todos tem conhecimento básico de edição  de texto, planilhas e softwares para gerenciar de projetos além de possuir 3 computadores, entretanto todos apenas com configurações básicas,  pouca memória, sem placas de vídeo e que tem cerca de 4 anos de uso, mas que podem servir muito bem para o propósito de utilização de editores de texto e planilhas.[2]

Para fazer a modernizaçao da sua empresa, Ronaldo então contrata a consultoria do escritório-escola de arquitetura da Undb  para definir qual as melhores opções  em relação ao custo-benefício da empresa, levando em consideração o custo de softwares ,o  treinamento da sua equipe, a compatibilidade com o padrão DWG e a necessidade de investimento em novos hardwares, mas mantendo seus custos abaixo do orçamento de R$50.000,00 (cinquenta mil reais).

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

2.1 Descrição das decisões possíveis

            Alguns questionamentos e dúvidas foram levantados com o intuito de escolher os equipamentos certos levando em conta o valor orçamento determina. São eles:

a) Em se tratando de softwares CAD, quais as opções que o mercado oferece que trabalham com arquivos nativos em DWG e DXF?

b) Quais os custos envolvidos na aquisição das três licenças de software CAD para o escritório e com o treinamento da equipe?

c) Qual a melhor configuração para os computadores do escritório, levando em consideração que só trabalharão com desenhos bidimensionais?

2.2 Argumentos para justificar  decisões

2.2.1 Em se tratando de softwares CAD, quais as opções que o mercado oferece que trabalham com arquivos nativos em DWG e DXF?

                   Na primeira pergunta se trata dos softwares CAD que trabalha com arquivos nativos no formato DWG e DXF, quais são as opções de mercado. Em primeiro lugar Ronaldo tende pesquisar a versões mais modernas e que já tem um nome seguro no mercado visando alguma situação futura no futuro. Alguns que despertaram o seu interesse foram   são os CADs  da marca AutoDesk, que seriam o AutoCad   em que além da versão normal também são disponíveis Premium e a versão LT(uma versão com menos opções porem com funções o suficiente para a função de seu escritório),além da empresa ser  renomada no mercado. Outra opção foram o CADs da, marca  Bricsys ,outra empresa de renome no mercado que contem o BricsCAD,um concorrente do AutoCad que oferece mais recursos, custa uma fração do preço do CAD mais tradicional, e expande-se para outras áreas, sempre mantendo firmes as raízes nos comandos nativos e formato .dwg, com versões já disponíveis em 17 idiomas., e também  O ArchiStation, o ArchiStation é um sistema profissional [3]completo para a criação rápida e fácil de modelos tridimensionais,de edificações, que  permiti a avaliação e apresentação das propostas através de passeios virtuais,geração automática de Plantas, Cortes e Elevações, e criação de imagens renderizadas de alta qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com