TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidade de Palmanova

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

         A cidade perfeita deveria ser circular, em forma de bases cósmicas e metafísica que simbolizava por analogia, a esfera da criação divina, e não havia começo nem fim. Um exemplo de cidade ideal é Palmanova, localizada no nordeste da Itália perto da fronteira com a Eslovênia. Foi fundada em 1593, mas sua construção levou cerca de um século para ser concluída, ou seja, 1616. Também é chamada de città stellata ou cidade estrelada por conta de seu formato em estrela de nove pontas. Desde 1960, ela é monumento nacional. Sua função original era a de ser uma das fortificações avançadas do cinturão de defesa de Veneza.

         Criada pelo arquiteto Vincenzo Scamozzi, foi considerada a primeira cidade a ser levada em prática, com o modelo ideal, tanto em propostas urbanas, como em edifícios. Construída em forma de estrela concêntrica, a cidade é composta por três anéis que foram feitos em etapas e está dentro de uma área circular com um perímetro de 7km.

         A planta tem um traçado regular, tendo suas principais ruas partindo de uma grande praça central, hexagonal em direção a pontos determinados junto às muralhas, sendo três delas a continuação das vias de acesso.

         Inicialmente, a ideia de Palmanova era ser habitada por comerciantes autossustentáveis, artesãos e agricultores. Na construção impuseram uma harmonia geométrica em seu design, pois acreditavam que a beleza reforçava o bem-estar de uma sociedade.

           No plano da cidade, cada estrada foi projetada de forma calculada e cada parte deveria ser cumprida para seu desenvolvimento. Os residentes, teriam a responsabilidade sobre a terra, e serviriam um propósito especifico, mas quase ninguém aprovou a ideia de morar em Palmanova.

            Foi conquistada duas vezes: Primeiro por Napoleão, e depois de volta pela Itália. Durante a Primeira Guerra Mundial, a cidade tornou-se uma base para o exército italiano, que montou hospitais, instalações de armazenamento e áreas de perfuração. Na Segunda Guerra Mundial, também serviu como base para a Itália.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (760.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com