TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Claude Nicolas Ledoux

Por:   •  19/10/2016  •  Monografia  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  961 Visualizações

Página 1 de 2

Biografia

O francês Claude Nicolas Ledoux (1736-1806) arquiteto, engenheiro e urbanista. Foi o referente do conceito do arquiteto como um organizador da sociedade. Graças a uma subvenção, Ledoux recebeu uma sólida formação na escola de Paris Beauvais.

Depois de cinco anos em uma oficina de gravura, o jovem Ledoux participou na arquitetura curso livre Jacques-François Blondel, grande teórico do reinado de Luís XV, que formaram a maioria dos arquitetos franceses e estrangeiros da segunda metade de século XVIII. A escola enfatizou ter origem na tradição barroca, mas os alunos expostos à arquitetura Inglês.

Ledouxvisitó Inglaterra, onde foi influenciado pela tradição Palladian.Após a conclusão deste ensino acadêmico, Ledoux aprendeu o ofício com Louis-François Trouard, um torcedor do novo comocida tendência como "estilo grego".

Embora grande parte da arquitetura de Ledoux é prático e funcional, aspectos visionários de seu trabalho são os mais conhecidos. Seus desenhos se tornaram símbolos do antigo regime, exagerado uso de elementos clássicos parecia antecipar o classicismo pós-modernista.

Aos 20 anos, Ledoux fez o seu primeiro trabalho, a decoração do café Militaire (Café militar) que o elevado ao pedestal dos arquitetos da moda.

Sua figura já foi controverso em seu próprio tempo, porque estupor provocado admiração e crítica para o outro lado. Em 1920, com a descoberta de abstração que levanta como um herói de precursor modernidade de Le Corbusier.

a capacidade da Ledoux a realidade abstrata e arquitetura conceberás ampla além do sentido edifício, fez contactado com os reformistas ilustrado.

Seus primeiros trabalhos na década de 70 são franceses arquitetura classicista: linhas simples, equilíbrio, clareza, distribuições dizem respeito, a adaptação às solares, geometria, soluções e formas tipicamente franceses.

Em Paris, ele construiu diversos palácios aristocráticos entre os quais estão o Hôtel d'Hallwyll (palácio Hallwyll (1766-1767), o Hôtel d'Uzès (Uzès mansão) (1768-1769) e do Hôtel de Montmorency (Montmorency palácio ) (1769-1771).

Em 1773, Ledoux foi homenageado com a dedicação da Academia Real de Arquitetura e, nesse mesmo ano, ele foi promovido a arquitecto da Ferme Générale (empresa responsável pela cobrança de impostos indirectos, entre outros), que lhe valeu o projecto as salinas reais de Arc-et-Senans, concluída em 1779.

Inovações e projetos de arquitetura estéticos e morais são plasmadospor Ledoux em o fim de seus dias no livro L 'Architecture considérée sous le rapport de l'art, des vista moeurs et de la législation (Arquitectura da relação da arte, costumes e legislação) (1804).

Entre suas obras estão: o pavilhão de Louveciennes (1771) os estábulos de Versalhes (1773) uma parte dos edifícios da cidade residencial-industrial de sal Chaux em Arc et Senans (1775-1779) e do Castelo Bénouville (1777).

O Barrière de la Villette era um edifício para o aumento dos impostos na entrada de Paris. imagem Arquitetura funcional do Estado: simbolismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com