TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLAUDE MONET

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

Objetivando romper com os padrões antigos, a Arte Moderna é uma ruptura dos valores do século XIX, os artistas modernos buscam constantemente novas formas de expressão. Este trabalho tem como objetivo apresentar a vida e obra do Artista francês Claude Monet, e sua obra “Impressão, nascer do sol”, nos trazendo a sua importantíssima contribuição para o movimento artístico o Impressionismo.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Arte Moderna causou ruptura em relação à maneira de figurar a realidade, diferente do modo que se estabeleceu no mundo as artes desde o inicio do Renascimento. No Impressionismo é possível observar que os retratos e os motivos religiosos que até então eram os temas mais comuns nos quadros foram substituídos por telas que mostravam paisagens. Um dos maiores percursores do movimento Impressionista foi o artista francês Claude Monet.

 Nascido na França em 14 de Novembro de 1840, Monet foi um dos mais importantes representantes do impressionismo, seu pai desejava que ele continuasse o comércio da família uma mercearia, mas Monet desejava pintar. Marie-Janne sua tia foi quem o apoiou a seguir a carreira artística.

Aos cinco anos de idade sua família mudou-se para Le Havre, na Normandia. Em 1851 Monet ingressou na escola secundária de artes e se tornou conhecido pelas caricaturas que fazia. Em 1856 Monet conheceu Eugene Boudin, um artista que fazia pintura ao ar livre nas praias da Normandia, e que ensinou a Monet algumas técnicas ao ar livre.

Sua mãe faleceu no ano de 1857 e aos dezesseis anos, Monet abandonou a escola e foi morar com sua tia Marie-Janne Lacadre. Em 1859 foi para Paris estudar pintura, e acabou conhecendo sua primeira esposa Camille, e retratou-a muitas vezes em quadros e em 1859 mudou-se para Paris.

Em 1861 teve que servir o exército na Argélia, porém sua tia conseguiu sua dispensa, pois ele comprometeu-se a cursar artes na Universidade, ele deixou o exercito, porém o tradicionalismo da pintura acadêmica não lhe agradou. Em 1862, decepcionado com o ensino da pintura Acadêmica na Universidade ele foi estudar artes com Charles Gleyer em Paris, e conheceu Pierre-Auguste Renoir, Frédéric Bazille e Alfred Sisley, que juntos desenvolveram a técnica de pintar o efeito de luzes com rápidas pinceladas, sem tempo de misturar as tintas na paleta, o que mais tarde seria conhecido como Impressionismo.

Em 1868, Monet entrou em dificuldades financeiras, no mesmo ano recebeu medalha de prata na Exposição Marítima Internacional de Le Havre pela tela “O Molhe de Le Havre”. Em 1870, Camille Doncieux e Monet se casaram, três anos depois do nascimento do primeiro filho. Devido ao inicio da Guerra franco-prussiana, Monet e sua família refugiaram-se em Londres, com seu pai já morto mudou-se para Argenteuil, na cidade o rio Sena e as belas paisagens foram inspiração para vários quadros de Monet e seus amigos para pintar ao ar livre.

Em 1872, Monet pintou Impressão, nascer do sol (Impression: Soleil Levant), que foi exibida na primeira exposição impressionista de 1874.

Em 1878, mudou-se para Paris com a família devido à crise financeira, e neste mesmo ano nasceu seu segundo filho, um ano depois sua esposa Camille morreu. Em 1883 Monet mudou-se para Giverny, na Normandia e em 1892 casou-se com Alice Hoschédé.

Em sua propriedade em Giverny, Monet tinha um lago e uma pequena ponte japonesa, nos quais o inspiraram a pintar a série de quadros chamados “Nenúfares”. Sua técnica de pintar quadros era diferente para as pessoas e artistas que o viam pintando, e mais tarde foi considerada uma das mais belas do mundo, que é o Impressionismo, no qual de perto parece ser apenas borrões mas ao distanciar-se da pintura o quadro se forma nitidamente.

No fim de sua vida Monet teve uma catarata devida há horas de exposição ao sol, pois gostava de pintar ao ar livre e em horários diferentes do dia e em várias épocas do ano, o que foi outra característica do Impressionismo. Durante sua doença Monet não parou de pintar e começou a usar cores mais fortes como o vermelho, com a morte de sua esposa Monet perdeu um pouco a vontade de viver e pintar, sua vontade só seria animada com as cartas de apoio de deu amigo Georges Clémenceau. Monet faleceu em 1926 e esta enterrado no Cemitério da Igreja de Giverny, Eure na Haute – Normandia.

[pic 13]

Obra: Impressão, nascer do sol

Autor: Claudet Monet,

Ano: 1873

Técnica: Óleo sobre a tela

Dimensões: 48x63cm

Obra pintada por Monet, datada em 1872, mas provavelmente realizada em 1873, Impressão, nascer do sol, é um óleo sobre a tela que representa o nascer da manhã no porto de Havre, esta obra foi exposta na primeira mostra impressionista, obra na qual deu origem ao nome do movimento, pois o comentário critico do pintor e escritor Louis Leroy, que afirmou que aquela pintura era apenas borrões e os artistas eram todos uns impressionistas, não ofendeu os mesmos, pelo contrário, os pintores abraçaram a expressão, que acabou batizando o novo estilo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com