TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e partido projeto arquitetônico

Por:   •  20/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto Educacional Ouro Verde 

[pic 1]

 

  • Autoria: Não Identificado
  • Local: Bairro Ouro Velho, Nova Lima, Minas Gerais - Brasil  
  • Data da Construção: 2013  
  • Contextualização:  

Inaugurada em 2014, o Instituto Educacional Ouro Verde é uma escola de ensino infantil e fundamental orientada pela Pedagogia Waldorf, proposta de educação filosófica do austríaco Rudolf Steiner, cuja essência busca de maneira educativa desenvolver o âmbito físico, espiritual, artístico e intelectual dos alunos, com o objetivo de “desenvolver seres humanos livres, capazes, por eles próprios, de dar sentido e direção às suas vidas” (Rudolf Steiner). A proposta pedagógica também busca uma educação natural, que integra os alunos à natureza, ampliando-se o espaço de aprendizagem para além da sala de aula convencional. Ainda assim o plano pedagógico segue o padrão acadêmico do do MEC com matérias obrigatórias  como matemática, português e física, conforme diretrizes, mas também ministrando aulas de marcenaria, modelagem, astronomia, alemão, agricultura biodinâmica, entre outras . A escola é um instituto privado sem fins lucrativos mantido por doações e mensalidade dos alunos.  

  • Característica do local onde a escola foi inserida:   

O Instituto Ouro verde está inserido em um grande terreno, que constitui de uma ampla área verde pertencente à Mata do Jambreiro no bairro Ouro Velho em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, a oito quilômetros do BH Shopping. A tipologia das construções ao redor são predominantemente residenciais de classe alta e o comércio local fica mais concentrado na margem da Rodovia Januário Carneiro, que liga Belo Horizonte à Nova Lima.

  • Concepção e programa do projeto:  

Com o conceito da escola de educação que ultrapassa os limites da sala de aula, o processo de aprendizagem dos alunos se dão também na floresta,  no riacho, no jardim, na horta, na cozinha e na comunidade. A escola conta com 7 salas de aula, cozinha/cantina, biblioteca, marcenaria, sala de professores e diversos espaços de convivência em meio a natureza da Mata do Jambreiro. No espaço do Ensino Infantil, foi proposto um conceito de vila, onde as salas de aula são em forma de casinhas com quintal, pátio com brinquedos e espaço verde ao redor.  

[pic 2] [pic 3]

 

  • Soluções técnicas e materiais empregados:  

O instituto contém uma arquitetura mais rudimentar, rústica, utilizando tijolos e bastante madeira. Sendo essa o material mais marcante do projeto e que é diretamente ligado à natureza e ao conceito da escola. O mobiliário da sala de aula composto de carteiras normais, mas que ficam em formato de circulo, conseguindo assim uma aula muito mais dinâmica e participativa. Há vários brinquedos de madeira na parte externa da escola, como gangorras, escorregadores, que substituem os convencionais brinquedos de plástico coloridos nos playgrounds. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (429.7 Kb)   docx (496.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com