TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natureza do projeto. Desenvolvendo o conceito

Tese: Natureza do projeto. Desenvolvendo o conceito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  Tese  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 5

A Natureza de um projeto. Desenvolvimento do Conceito

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, ou seja um fim bem definido, que quando alcançado caracteriza o final do projeto.

Para isso e necessário desenvolver um plano de negocio que contenha informações em si, sobre o mercado que irá atuar , sobre o negócio ( clientes, concorrentes,fornecedores…), realizar Análise de Oportunidades, pontos fortes e pontos fracos, etc. Pode-se afirmar que a elaboração deste tipo de documento é um projeto.

As principais características dos projetos são:

 temporários, possuem um início e um fim definidos.

 planejados, executado e controlado.

 entregam produtos, serviços ou resultados exclusivos.

 desenvolvidos em etapas e continuam por incremento com uma elaboração progressiva.

 realizados por pessoas.

 com recursos limitados.

Ciclo de Vida de Projeto

O conjunto de fases do projeto é chamado “ciclo de vida do projeto”, as fases do projeto apresentam as seguintes características:

 Cada fase do projeto é marcada pela entrega de um ou mais produtos , como estudos de viabilidade ou protótipos funcionais;

 Define-se o trabalho a ser feito e o pessoal envolvido na sua execução;

 O fim da fase é marcada por uma revisão dos produtos e do desempenho do projeto até o momento;

 Uma fase começa quando termina a outra. Quando há overlapping entre as fases, chamamos essa prática de "fast tracking". Nesse caso, começa-se a trabalhar nas próximas fases do projeto antes do fim da fase corrente (entrega e revisão dos produtos);

 Os custos são geralmente crescentes à medida que a fase avança;

 Os riscos são geralmente decrescentes à medida que a fase avança;

 A habilidade das partes envolvidas alterarem os produtos de cada fase é decrescente à medida que a fase avança;

 Cada indústria apresenta diferentes fases específicas para seus projetos, sendo que muitas têm suas fases detalhadamente descritas, em padrões.

Partes envolvidas no projeto (stakeholders)

São indivíduos e organizações envolvidos no projeto, onde os interesses são afetados (positiva ou negativamente) por ele, ou que exercem influência sobre o mesmo. Incluem o gerente de projeto, o cliente, a organização que fará o projeto, os membros da equipe de projeto, o patrocinador (indivíduo/grupo interno ou externo que provê os recursos financeiros para o projeto).

Inclui também partes externas, como fundadores, vendedores, fornecedores, agências governamentais, comunidades afetadas pelo projeto e a sociedade em geral.

É boa prática identificar cada uma das partes envolvidas no projeto, identificar e gerenciar possíveis áreas de conflito entre elas. Uma orientação geral é resolver as diferenças entre as partes favorecendo o cliente.

Estruturas Organizacionais

A organização em que o projeto está inserido pode ser de duas categorias: ou é uma organização que vive de projetos, ou é uma organização que adotou o gerenciamento por projetos para a sua administração.

De um modo geral, as organizações utilizam diversas estruturas. As principais são:

Organização com estrutura funcional: cada funcionário tem um superior bem definido, e as equipes são organizadas por funcionalidade (ex. finanças, produção, etc) ou seguindo estruturas internas da empresa

Organização projetizada : a empresa é organizada em departamentos, sendo que cada um responde a um gerente de projeto. Algumas áreas dão suporte a todos os projetos.

Organização matricial : a estrutura matricial é uma combinação das estruturas – funcional e projetizada. Com isso pode assumir características distintas que dependem exclusivamente do grau de relevância que cada extremo é considerado. Pode ser dividida em estrutural matricial fraca, forte e balanceada.

A estrutura matricial fraca mantém o gerente funcional com um nível maior de autoridade parecendo-se mais com uma estrutura funcional.

Gerenciamento do Projeto

Definição: É a área da administração aplicada e conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo equalidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.

Um projeto é desenvolvido pelo profissional denominado gerente de projeto. Este profissional raramente participa das atividades diretas do projeto que produzem os resultados. Sua função é gerenciar o progresso do empreendimento e através das variáveis (qualidade, custo, prazo e âmbito) verificar seus desvios. Desta forma, seu objetivo geral é proporcionar que as falhas inerentes aos processos sejam minimizadas.

Um gerente de projeto tem que determinar e executar as necessidades do cliente, baseado nos seus próprios conhecimentos. A habilidade de adaptar-se aos diversos procedimentos pode lhe proporcionar um melhor gerenciamento das variáveis e desta forma uma maior satisfação do cliente.

Na indústria de informática, geralmente há dois tipos de abordagens utilizadas no gerenciamento de projetos. As abordagens do tipo "tradicional" identificam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com