TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cálculo de Consumo Empresa de Adubo Orgânico

Por:   •  12/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1] 

UNIVERSIDADE REGIONAL DA BAHIA – UNIRB

CAMPUS ARAPIRACA

        

Empresa de adubo orgânico

ARAPIRACA – AL

2017

Antônio de Jesus Sobrinho (eng. civil-3º P)

Douglas Henrique Ferreira Morais (eng. Produção-4º P)

João Vitor da Silva Oliveira (eng. civil-3º P)

José de Carvalho Neto (eng. civil-3º P)

Empresa de adubo orgânico

Trabalho solicitado pelo professor Máximus Augusto da disciplina do empreendedorismo do curso de Engenharia civil/produção da Universidade Regional da Bahia, campus Arapiraca, para fins avaliativos.

ARAPIRACA – AL

2017

O que está ocorrendo no mundo atualmente?

A questão ambiental está cada vez mais presente em nossas vidas, este assunto nunca foi tão abordado anteriormente como está sendo agora. Tornou-se também um movimento social, a qual expressa às problemáticas relacionadas à qualidade de vida do ser humano, exigindo a participação consciente de todos os indivíduos.

 No mundo desenvolvido de hoje, não é raro a falta de preocupação com a exploração indiscriminada dos recursos naturais renováveis, ocorrendo frequentemente à socialização do prejuízo ambiental e a monopolização do lucro da exploração, onerando os contribuintes, consumidores e membros da coletividade.

 Demais disso, são de garantia constitucional, sem parâmetro em nenhum outro país, a qualidade de vida e a proteção ao meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações, pois, a preservação do meio ambiente natural é questão indispensável para a continuidade da vida humana sobre a Terra. Tendo em vista que, o planeta, já dá fortes sinais de total esgotamento de seus recursos naturais, bem como, de colapso do ecossistema global. Sem dúvida a questão ambiental forma um potencial social de questionamentos observamos ao longo das décadas as transformações da humanidade, pois a dita “civilização” vem causando transformações na natureza a ponto que a própria natureza se volte contra ela, como é notório as notícias de tantas catástrofes naturais.

Características do nosso negócio:

Diariamente são produzidas centenas de toneladas de lixo orgânico, sobras de alimentos, papel, folhas, caules madeiras e etc.

Pensando nisso nossa equipe pensou na criação de uma empresa que iria trabalhar basicamente na coleta e transformação destes materiais em um adubo orgânico de baixo custo que seria vendido para pequenos e médios produtores inicialmente.

A utilização de adubos orgânicos nas plantações tem sido bastante incentivada, não só por não causar dano ao meio ambiente, mas por fornecer vantagens com relação ao crescimento da plantação e da sua qualidade.

Produtos adubados com compostos químicos tendem a dar frutos menos saudáveis e que podem transmitir uma série de agentes que fazem mal ao nosso organismo. Ao montar uma fábrica de adubo orgânico você estará solucionando vários problemas de uma só vez. Estará ajudando na produção de produtos naturais com maior qualidade, na inibição de descarte de produtos que ficariam anos até se decompor no meio ambiente, ajudando na preservação do meio ambiente e fazendo com que a população tenha uma alimentação cada vez mais saudável.

Plano de Produção;

O que fazer?

Inicialmente, iriamos precisar de um terreno para montar a estrutura de produção, o ideal é que a região para a instalação da fábrica seja em áreas rurais, distantes de regiões residências. vamos trabalhar com materiais que tem um odor forte e isso pode ser um grande incômodo para uma vizinhança de famílias.

Escolha uma área mais isolada, onde você tenha espaço e possa fazer todo o processo para conseguir o adubo orgânico de forma tranquila e sem nenhum tipo de problema. É interessante que o local tenha uma área ampla, de pelo menos 120 m². Inicialmente para a compra dos equipamentos vamos precisar de aproximadamente um investimento entre R$ 30 e R$ 60 mil tendo em vista que o terreno já temos.

Para a obtenção da matéria prima para a produção pensamos em investir em parcerias com restaurantes e mercados públicos além de residências e criatórios de animais como aves e gado iriam ao invés de descartar aquele material em aterros ou lixões passariam a receber uma contribuição por quilo de material entregue a nossa empresa.

O preço do saco de 20kg de adubo orgânico gira em torno de 250 reais, com o quilo saindo por 12,5 reais, a matéria prima seria obtida por aproximadamente 1,50. Com um quadro de aproximadamente 5 funcionários e levando em conta os custos de produção (energia, água, transportes) nossa empresa precisaria ter uma produção de aproximadamente 2000 toneladas de adubo orgânico por mês.

12,5 x 2000: 25000 //////                              custo aproximado com pessoal: 7000

                               //Transportes, energia, água, embalagens e marketing: 7000

Custo Total: 14000 reais + produtos químicos relacionados a produção: 2000 reais.// Custo Total aproximado 16000 reais.

25000 – 16000: 9000 reais de margem de lucro.

Processo de compostagem e fabricação:

Para conseguir o adubo orgânico a sua fábrica precisará fazer o processo de compostagem. Este é um processo simples e fácil para obtenção do adubo através do lixo. Abaixo nós mostramos o passo a passo para a produção do adubo orgânico:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com