TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa e relações de consumo .

Por:   •  25/10/2017  •  Artigo  •  9.210 Palavras (37 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 37

Universidade Castelo Branco

MBA Gestão Empresarial

Jaciara Barros Machado da Silva

Rosangela Bezerra Oliveira

A Empresa e as Relações de Consumo

Rio de Janeiro

2017

Jaciara Barros Machado da Silva

Rosangela Bezerra Oliveira

A Empresa e as relações de Consumo

Trabalho de Direito Empresarial apresentado a Universidade Castelo Branco- UCB,

Como requisito para a avaliação final.

Orientador: Prof. Fabio Conde

Rio de Janeiro

2017


RESUMO

Neste artigo foram abordados os conceitos de consumidores e fornecedores. Ressaltando seus direitos e deveres de acordo com os artigos na constituição.

Vimos os diferentes tipos de vícios e danos, que são encontrados pelos consumidores. E de que forma devem atuar para não ter prejuízo após adquirir algum tipo de serviço ou produto nessas condições.

Vimos também que a oferta feita por um fornecedor deve ser mantida até o prazo determinado. E caso haja esse descumprimento, o consumidor recebera outo bem ou serviço em troca do primeiro.

A publicidade é onde é feita a oferta a fim de estimular o consumo não podendo ser enganosa a fim de lesar o consumidor final.

As práticas abusivas: como são usadas e todos os seus direitos relacionadas a esse tipo criação. A utilização dos contratos de adesão, com suas regras já estabelecidas.Na qual trazem vantagens para empresas , porem podem trazer perigo para os contratantes.

O CDC é uma ferramenta de proteção que tem o principal objetivo de garantir o equilíbrio nas relações de consumo.

                 

METODOLOGIA

Os métodos utilizados para elaboração e recolhimento do material necessário foram através de livros, artigos jurídicos, leitura de revistas especializadas em relação de consumo, bem como leitura de notícias em jornais de temas que discutem o tema que será discutido posteriormente.

        

Sumário

Introdução...................................................................................................................

Capitulo I – Conceitos: Fornecedor e Consumidor..................................................

Capitulo II – Responsabilidade sobre vícios e danos do produto ou serviço...........

Capitulo III – Práticas Empresariais. Oferta do produto ou serviço.......................

Capitulo IV – Propaganda enganosa e abusiva..........................................................

Capitulo V – Contratos nas Relações de consumo. Cláusulas abusivas. Contratos de Adesão...........................................................................................................................

Capitulo VI – Ferramentas Jurídicas para proteção da relação Empresa x Consumidor..................................................................................................................

Conclusão....................................................................................................................

Bibliografia Consultada...............................................................................................

INTRODUÇÃO

                 O presente artigo apresenta como tema: “ As empresas e as Relações de consumo”.

                  Uma das grandes características da Revolução Industrial foi o início da fabricação em serie dos produtos necessários para atender toda a demanda que começava a surgir de forma desenfreada no mundo capitalista que começava a aparecer com grande intensidade.

                 Outro grande momento que ocasionou o crescimento técnico da produção de produtos e serviços surgiu com a 2ª Guerra Mundial, que necessitava de produtos de maior eficácia e tecnologia para manter esse terrível acontecimento em nosso planeta.

                 Anteriormente, em decorrência da pequena demanda que as sociedades necessitavam, os produtos eram fabricados de forma artesanal e buscava atender pequenos grupos de pessoas que não necessitavam de tanta tecnologia para sobreviver.

                 Principalmente a Revolução Industrial trouxe de um lado a industrialização dos produtos em grande escala de produção e com uma tecnologia avançada naquela época, mas, de outro lado, em virtude disso trouxe mais riscos na produção desses produtos industrializados.

                 O comerciante, por sua vez, que antes desses acontecimentos tecnológicos era o responsável pela produção e pela qualidade do produto, perdeu esse devido controle, ficando totalmente de fora da elaboração e de todo o processo de fabricação e segurança do produto.

                 Para João Calvão da Silva1, a Revolução Industrial ocasionou transformações na sociedade, que passou a ser uma sociedade industrial caracterizada pela: a) automação do processo produtivo; b) a produção em série, com o correlato consumo em massa; e c) distribuição em cadeia do produto.

                 Podemos dizer então que quando maior a produtividade de produtos e serviços colocados na sociedade, maiores seriam os riscos em que a sociedade estava submetida a comportar, tendo em vista que ao aparecimento de falhas e erros técnicos em alguma fase no processo de fabricação dos produtos.

                 Com o surgimento de produtos industrializados na Revolução Industrial e com o aperfeiçoamento desses produtos industrializados na 2ª Grande Guerra Mundial, trouxe o aparecimento também de riscos inerentes a aquisição desses produtos industrializados, causados com a aquisição de produtos defeituosos, devidos a erros de elaboração, falhas em alguma das fases do processo produtivo, negligencia dos empregados e outros fatores que surgiram com o desenvolvimento dos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.7 Kb)   pdf (337.6 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com